Homeopatia Funciona? O Que é e Para Que Serve?

Especialista:
atualizado em 04/08/2020

Veja a seguir se homeopatia funciona mesmo, o que é exatamente a homeopatia, para que serve e quais são as condições para a qual ela pode ser indicada.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar da homeopatia ou conhecido alguém que se submeteu a um tratamento homeopático para lidar com algum problema de saúde. Mas saberia explicar do que se trata essa prática?

Depois de entender o que é e saber se a homeopatia funciona, veja também como funciona a homeopatia para emagrecer.

O que é e para que serve a homeopatia?

Desenvolvida no final dos anos 1700 na Alemanha pelo médico Samuel Hahnemann, a homeopatia é apresentada como um uma medicina complementar ou alternativa que se baseia na crença de que o corpo pode curar a si mesmo.

Os praticantes do método usam quantidades pequenas de substâncias naturais como plantas e minerais e defendem que elas podem estimular o processo de cura no organismo.

Um princípio central do método é que uma substância que provoca determinados sintomas também pode ser utilizada para tratar esses mesmos sintomas. Há ainda um segundo princípio central, baseado em um processo de diluição e agitação chamado de sucussão.

Acredita-se que quanto mais uma substância é diluída dessa maneira, maior é o seu potencial para tratar os sintomas. Tanto que uma série de medicamentos homeopáticos são constituídos por substâncias que foram diluídas muitas vezes, até não sobrar nada ou quase nada desse composto original.

Outro princípio que sustenta o método prega que um único medicamento pode tratar os sintomas físicos, emocionais e mentais de uma doença.

É possível encontrar a prática da homeopatia sendo utilizada no tratamento de uma série de problemas, como alergias, depressão, estresse, ansiedade, infecções no ouvido, enxaqueca, síndrome da fadiga crônica, artrite reumatoide, síndrome do intestino irritável, síndrome pré-menstrual, hematomas, arranhões, dores de dente, dores de cabeça, tosses, náuseas e resfriados.

Será que a homeopatia funciona?

Enquanto alguns estudos mostram que os medicamentos homeopáticos são úteis, outros indicam que não.

Há ainda os críticos que atribuem os benefícios da homeopatia a um efeito placebo, ou seja, a ideia é que os sintomas melhoram porque a pessoa acredita que o tratamento funciona e não porque ele está realmente dando certo. Isso porque um efeito placebo pode estimular o cérebro a liberar substâncias químicas que aliviam brevemente a dor ou outros sintomas.

Os médicos se dividem em relação à prática porque as teorias por trás da homeopatia não estão alinhadas com princípios da química e da física e existem cientistas que argumentam que um remédio sem princípio ativo não deve ter um efeito no corpo.

Para alguns cientistas, não existem evidências de boa qualidade que concluam que a homeopatia funciona como um tratamento efetivo para qualquer problema de saúde.

“Uma revisão de literatura de 2016 avaliou o delineamento e os resultados de estudos envolvendo remédios homeopáticos até o momento. A conclusão foi que a homeopatia individualizada pode ter pequenos efeitos específicos de tratamento. É provável que mais estudos ‘baseados em evidências’ completarão com mais detalhes a respeito da segurança e da eficácia dos remédios homeopáticos no futuro”, afirmou a médica Lynne Eldridge.

Ainda segundo Eldridge, uma grande revisão de artigos do ano de 2018, publicado no Cochrane Database of Systematic Reviews (Base de Dados de Revisões Sistemáticas Cochrane), analisou uma alegação bastante comum em relação aos medicamentos homeopáticos: que eles podem ajudar a prevenir ou tratar infecções agudas do trato respiratório em crianças e apontou que não existiam evidências que esse tipo de tratamento era efetivo.

“Devido à qualidade dos relatos de possíveis efeitos adversos de tratamentos homeopáticos nos estudos revisados, os pesquisadores não foram capazes de chegar a quaisquer conclusões sobre a segurança desses tratamentos”, acrescentou a especialista.

Portanto, a conclusão que fica é que para saber se a homeopatia funciona para o seu caso, em particular, o ideal é que você consulte um ou mais médicos. Não tente se tratar por conta própria com um medicamento homeopático sem ter certeza que ele realmente pode te ajudar e que não pode prejudicar a sua saúde.

É o médico quem pode assegurar que o tratamento com homeopatia funciona e é seguro para você e que não irá interagir de maneira prejudicial ao organismo com algum outro medicamento que você esteja utilizando.

Embora tenha afirmado que é improvável que muitos dos tratamentos homeopáticos sejam prejudiciais quando usados em combinação aos tratamentos convencionais, a médica Lynne Eldridge deixou um alerta:

“É extremamente importante apontar que os remédios homeopáticos não substituem a necessidade de medicamentos convencionais para a maioria das condições médicas. Por exemplo, em relação ao tratamento do câncer, não existe evidência que essas substâncias tenham qualquer efeito. Se usados no lugar dos tratamentos tradicionais, que foram considerados efetivos em estudos clínicos bem delineados, esses remédios têm o potencial de aumentar em vez de melhorar a dor e o sofrimento”, disse.

Os casos em que a homeopatia não é indicada

Quando queremos analisar se a homeopatia funciona, também precisamos conhecer em quais situações não se recomenda que a prática seja empregada.

Por exemplo, a medicina homeopática não deve ser utilizada em casos de doenças potencialmente fatais como asma, câncer e doença no coração.

A homeopatia também não deve ser usada em emergências e nem no lugar de vacinas, já que não existem pesquisas que provem a eficácia da utilização de produtos homeopáticos no lugar de vacinas.

Fontes e Referências Adicionais:

Você conhece alguém que tenha utilizado este tratamento e afirme que a homeopatia funciona? Pretende experimentar para alguma condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário