Imunoglobina E – O que é e quando está alta ou baixa

atualizado em

A imunoglobulina E é uma proteína que pode estar presente em altas concentrações no sangue quando a pessoa está passando por alguns problemas de saúde.

E, assim como outras partículas do sangue, a imunoglobulina E faz parte do sistema imunológico, participando da proteção contra agentes externos, como alérgenos, que são substâncias que causam alergias, e parasitas.

Então, no decorrer deste artigo vamos entender o que é a imunoglobulina E, saber quais são suas funções no sistema imunológico e o que significa ter níveis altos ou baixos demais dessa imunoglobulina.

Veja também: Conheça os principais causadores de alergias e como evitá-los

O que é imunoglobulina E?

As imunoglobulinas, conhecidas popularmente como anticorpos, são proteínas do sangue que fazem parte do sistema imunológico.

  Continua Depois da Publicidade  

E, falando especificamente de imunoglobulina E (IgE), podemos dizer que se trata de um anticorpo que está envolvido no combate a alergias e doenças causadas por parasitas.

Além disso, os níveis de IgE podem também ser afetados por doenças inflamatórias.

Veja mais: Sintomas da rinite alérgica.

Sintomas de alergias

Como a IgE é um anticorpo que normalmente está aumentado em casos de alergias, vamos agora conhecer os principais sintomas associados ao problema:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Alergias respiratórias: Coriza, congestão nasal, coceira e vermelhidão no nariz e tosse seca.
  • Alergia tópica (na pele): Vermelhidão e coceira na pele, sensação de queimação, descamação, erupções e pequenos ferimentos
  • Alergia alimentar: Diarreia com ou sem presença de sangue e muco, dor abdominal, gases e indigestão.

Além disso, várias substâncias podem estar causando o quadro alérgico, e por isso é importante fazer o exame de identificação específico para esses casos.

Veja também: Tipos de teste de alergia – como é cada um

Como é feito o exame de imunoglobulina E?

Exame de sangue
O exame de IgE é como um exame de sangue normal

A dosagem de IgE é feita a partir da coleta de uma amostra de sangue, e normalmente é solicitada pelo médico para avaliar alguma doença alérgica ou parasitária.

Entretanto, no exame de IgE total não é possível identificar o que está causando o aumento do anticorpo, e para isso o seu médico pode solicitar outros exames mais específicos.

Nesses casos, existe a possibilidade de medir a presença de IgE específica, que ajudam a definir a causa exata da alergia, como:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Leite de vaca
  • Ácaros
  • Pelo de cão ou gato
  • Penicilina ou algum outro medicamento
  • Pólen.

Veja também: Casos de alergias a alimentos têm aumentado – Especialista explica

Valores de referência 

Os resultado de IgE variam de acordo com a idade, e são expressos em KU/L

IdadeVal. de referência (kU/L)
Bebês de até 1 mêsInferior a 2
Bebês de 1 mês a 3 mesesInferior a 4
Bebês de 4 meses a 6 mesesInferior a 10
Bebês de 7 meses a 12 mesesInferior a 15
Crianças de 1 a 5 anos e 11 mesesInferior a 60
Crianças de 6 a 9 anos e 11 mesesInferior a 90
Crianças de 10 a 15 anos e 11 mesesInferior a 200
Pessoas acima de 16 anosInferior a 100
Fonte: Laboratório Fleury

O que significam as mudanças nos níveis da imunoglobulina E?

Os níveis de imunoglobulina E no sangue costumam ser extremamente baixos, e só aumentam quando o organismo necessita desse anticorpo.

Assim, a seguir vamos entender o que os níveis altos ou baixos de IgE no sangue quer dizer:

1. Imunoglobulina E alta

Na maioria das vezes a imunoglobulina E alta está ligada a alergias, que podem ser causadas por poeira, fungos, ácaros, alimentos, medicamentos e até mesmo insetos. 

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, um quadro de imunoglobulina alta pode também estar associado a outras doenças, como:

  • Parasitoses
  • Aspergilose broncopulmonar alérgica
  • Síndrome de Hiper IgE
  • Mieloma de IgE
  • Doenças inflamatórias, como doença de Kawasaki.

2. Imunoglobulina E baixa

Já no caso de baixas concentrações de imunoglobulina E, algumas doenças podem ser identificadas como causadoras, como:

  • Algumas deficiências imunológicas
  • Leucemia
  • Mieloma de IgG
  • Síndromes de má absorção, como a doença celíaca
  • Diarreia crônica
  • Fibrose cística
  • Alergia à proteína do leite.

Entretanto, como os níveis de IgE são normalmente baixos, alguns laboratórios não colocam um valor mínimo na referência dos exames, e os resultados devem ser avaliados por um médico, juntamente com o exame físico e histórico médico. 

Tratamento de imunoglobulina E alta ou baixa demais

Imunoglobina E
Existem algumas opções de tratamentos mais simples e outras mais complexas

Como as possíveis causas para o aumento ou a diminuição da IgE são variadas, o seu tratamento deve sempre ser orientado por um médico.

Mas, nos casos mais simples, os tratamento normalmente envolvem:

  • Uso de antialérgicos, que podem ser orais, injetáveis ou tópicos
  • Evitar os causadores da alergia
  • Uso de remédios para parasitas, como vermífugos
  • Mudanças na alimentação, no caso de alergias alimentares.

Mas, em casos mais graves, como doenças do sistema imune, o tratamento pode ser complexo, e muitas vezes é realizado em hospitais.

Dicas e cuidados

Os resultados de exames devem sempre ser avaliados por um médico, para evitar autodiagnósticos errados e o estresse que isso pode causar. 

Além disso, é importante identificar as causas de alergias, pois algumas vezes o quadro pode piorar com o tempo, levando a reações cada vez mais graves.

Por isso, caso apresente reações alérgicas, é necessário procurar a orientação de um médico, para que se possa identificar o agente causador o mais rápido possível.

Fontes e referências adicionais

Você já fez um exame para identificar os níveis de imunoglobulina E e percebeu que estava com os valores alterados? O que seu médico recomendou? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

68 comentários em “Imunoglobina E – O que é e quando está alta ou baixa”

  1. Eu fiz meu exame em agosto/2018 e minha IGE deu 15 UI/ml. Pelos valores de referência creio que o valor está muito baixo.

    Responder
  2. Eu comecei com 500, depois 700, depois 1200 até chegar a 3,914.

    Ele está com a Síndrome hiper-IgE, deverá fazer diversos exames para descobrir a causa… Um dos remédios será o corticóide… Eu tinha conseguido reduzir para 1.700, mas com diversas alergias a alimentos, susbstancias químicas, poeira, ácaro… Aumentou para 3.500, quando o ideal será 114.?

    Responder
  3. Isabel Rosa 29/1/19 meu filho tem 13 anos e resultado do exame dele deu 3612,0 Ku/L estou muito preocupada alguem poderia me ajudar…o alergista dele so vai atender ele em março… Obrigada

    Responder
    • Ele está com a Síndrome hiper-IgE, deverá fazer diversos exames para descobrir a causa… Um dos remédios será o corticóide… Eu tinha conseguido reduzir para 1.700, mas com diversas alergias a alimentos, susbstancias químicas, poeira, ácaro… Aumentou para 3.500, quando o ideal será 114.?

      Responder
  4. Minha filha tem 12 anos e a imunoglobulina IgE deu 2297,0 UI/ml resultado do dia 25/01/2019 ainda não mostrei ao médico estou preocupada

    Responder
    • Ele está com a Síndrome hiper-IgE, deverá fazer diversos exames para descobrir a causa… Um dos remédios será o corticóide… Eu tinha conseguido reduzir para 1.700, mas com diversas alergias a alimentos, susbstancias químicas, poeira, ácaro… Aumentou para 3.500, quando o ideal será 114.?

      Responder
  5. A do meu filho está extremamente alta, acima de 7.900. O gastro está tratando de alergia alimentar. Tem outro especialista que possa ajudar?

    Responder
  6. Meu filho tem 4 anos e 10 meses a IMUNOGLOBULINA E – IgE está muito alta 2.785 fiz o exame mais não mostrei ao médico ainda.estou preocupada.

    Responder
    • Ele está com a Síndrome hiper-IgE, deverá fazer diversos exames para descobrir a causa… Um dos remédios será o corticóide… Eu tinha conseguido reduzir para 1.700, mas com diversas alergias a alimentos, susbstancias químicas, poeira, ácaro… Aumentou para 3.500, quando o ideal será 114.?

      Responder
  7. Tomei um medicameto e fiquei alergica até inchei umas partes do meu corpo, o medico pediu o exame de IGE TOATL quando o resultado chegou meu KU/L tava com 264,0 fiquei muito preocupada aliás ainda estou pq ele me passou pra um alergologista mais tenho q esperar não sei quanto tempo na fila do SUS, por favor se algum médico q entenda ler meu comentário e poder me ajudar por favor vou agradescer muito!! sim e tem momentos q até sinto falta de ar!!

    Responder
  8. Meu exame de sangue em 25.09.2018 referente à imunoglobulina E indicou 448 KU/L. Favor esclarecer mesma via de que se trata e quais os passos que devo seguir para melhorar o quadro preocupante com vistas a melhoras. Obrigado

    Responder
  9. Tenho 47 anos e o resultado da IgE deu 8,7. O que isso significa? Estou com um quadro alérgico na pele insuportável.

    Responder
  10. Meu filho de 19 anos está com 1209 de IgE. (setembro) Em janeiro estava com 853. Ele tem muita sensibilidade na região do abdômen, na região do umbigo. O que poderá ser? Não deu intolerância a lactose.

    Responder
  11. A minha está deu o resultado em nível 971,3 e tenho 71 anos. O exame foi realizado em 14/09/2018.

    Responder
  12. meu filho fez o exame e deu 1,694 ui/ml imunoglobulina e -ige.ele tem 7 anos.ele ainda vai a medica.mas queria saber se e perigoso..

    Responder
  13. Do meu filho deu 136 ele tem 2 anos e 4 meses,ainda não levei no médico. será que tá muito alto?

    Responder
    • Oi boa noite . pra idade de 0 a 3 anos os valores de referência são : inferior a 30 KU L . o do meu filho tbm esta alta , ele tem alergia a proteína do leite de vaca. Procura um alergista , essa imunoglobulina esta associada a processos alérgicos, inflamatorios.

      Responder
    • Ele está com a Síndrome hiper-IgE, deverá fazer diversos exames para descobrir a causa… Um dos remédios será o corticóide… Eu tinha conseguido reduzir para 1.700, mas com diversas alergias a alimentos, susbstancias químicas, poeira, ácaro… Aumentou para 3.500, quando o ideal será 114.?

      Responder