Antialérgico Dá Sono? Todos? Tipos e Dicas

atualizado em

Veja por que antialérgico dá sono e se realmente são todos que têm esse efeito colateral, além de dicas para tratar a sua alergia sem sofrer com a sonolência.

Quando seu corpo entra em contato com qualquer que seja o gatilho da sua alergia, ele produz umas substâncias químicas chamadas histaminas.

As histaminas fazem com que o tecido do seu nariz inche, o nariz e os olhos escorram ou causam uma erupção cutânea com coceira que é chamada de urticária.

Assim como existem vários tipos de alergias, também existem vários tipos de remédios para alergia, como aqueles para tratar os sintomas da rinite, os para alergias alimentares, entre tantas outras. Porém, se alguns deles causam sonolência, como veremos abaixo, também existem os antialérgicos que não dão sono.

Os anti-histamínicos reduzem ou bloqueiam a histamina para que os sintomas da alergia parem. A maioria deles são de venda livre, porém alguns só estão disponíveis mediante receita médica.

  Continua Depois da Publicidade  

O que são histaminas e como funcionam

Para entender por que antialérgico dá sono ou pelo menos alguns deles, é importante entender como as histaminas funcionam.

Quando você se machuca ou seu sistema imunológico detecta uma substância estranha potencialmente perigosa, certos glóbulos brancos e células de tecido liberam histaminas que se ligam a outras células que possuem um receptor de histamina.

As histaminas induzem uma resposta inflamatória, dilatando e aumentando o fluxo sanguíneo para o local da lesão ou invasão e também tornam os vasos sanguíneos mais permeáveis, permitindo que proteínas e glóbulos brancos penetrem no tecido infectado ou danificado.

No entanto, existem alguns efeitos colaterais nesse processo de cura. Por exemplo, quando você está lutando contra um resfriado as histaminas aumentam os vasos sanguíneos na cavidade nasal, causando congestão nasal.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, o aumento do vazamento de líquido dos vasos sanguíneos, combinado com um aumento da produção de mucosa – também causada por histaminas – pode resultar em coriza.

As alergias ocorrem quando seu sistema imunológico se confunde e pensa que uma substância estranha inofensiva, como pólen ou pelos de animais, é realmente perigosa.

Neste momento, elas entram em ação causando uma série de sintomas associados a alergias como coceira, espirros, congestão no peito, chiado no peito, etc.

Por que antialérgico dá sono?

Os anti-histamínicos são normalmente usados ​​para aliviar os sintomas alérgicos e funcionam bloqueando a ligação das histaminas aos receptores, impedindo que eles cumpram suas funções.

Os antialérgicos mais antigos como a difenidramina e o succinato de doxilamina não discriminam quais receptores de histamina eles bloqueiam.

  Continua Depois da Publicidade  

Eles podem atravessar a barreira hematoencefálica e inibir uma das outras funções das histaminas – ou seja, o papel central que desempenham na regulação do sono e da vigília.

Essa interrupção da ação das histaminas no cérebro resulta em sonolência.

Os anti-histamínicos mais recentes, como a loratadina (Claritin) e a fexofenadina (Allegra), demonstraram em ensaios clínicos causar menos sonolência do que os anti-histamínicos de primeira geração.

Tipos de antialérgicos

Os antialérgicos estão disponíveis em diferentes formatos, como em cápsulas, comprimidos, líquidos, gotas para os olhos e sprays nasais.

Alguns estão disponíveis apenas mediante receita médica, enquanto outros são de venda livre.

  Continua Depois da Publicidade  

Os antialérgicos prescritos incluem:

  • Hidroxizina (Atarax, Vistaril);
  • Cipro-heptadina;
  • Sprays nasais de azelastina (Astelin, Astepro);
  • Colírios de azelastina (Optivar);
  • Colírios de levocabastina (Livostin);
  • Colírios de Emedastina (Emadine);
  • Carbinoxamina (Palgic);
  • Desloratadina (Clarinex);
  • Levocabastina oral (Xyzal).

Os antialérgicos de venda livre são:

  • Fexofenadina (Allegra);
  • Bromfeniramina (Dimetano);
  • Clemastina (Tavist);
  • Cetirizina (Zyrtec);
  • Clorfeniramina (Clor-Trimeton);
  • Loratadina (Alavert, Claritina);
  • Clemastina (Tavist);
  • Difenidramina (Benadryl).

Antialérgicos que não dão sono

Alguns antialérgicos são menos propensos a causar sonolência do que outros, mas as reações variam consideravelmente de uma pessoa para outra.

Os antialérgicos lançados mais recentemente, como cetirizina (Zyrtec), loratadina (Claritin), fexofenadina (Allegra), que são comercializados como “não sedativos”, geralmente causam menos sonolência do que os medicamentos mais antigos, como a clorfenamina (Chlor-Trimeton) e difenidramina (Benadryl).

Isso acontece porque é menos provável que eles afetem a histamina produzida no cérebro ou tenham outros efeitos indesejados neste órgão.

Os antialérgicos disponíveis como spray nasal também são menos propensos a deixá-lo sonolento já que visam diretamente as vias nasais, em vez de enviar substâncias por todo o corpo através da corrente sanguínea.

O uso regular de um corticosteróide intranasal é seguro e uma maneira eficaz de reduzir o uso de antialérgicos sem causar sonolência.

No caso de você estar tomando e perceber que um antialérgico dá sono, opte por tomá-lo à noite e não pela manhã, pois isso irá ajudá-lo a dormir sem que sofra com os seus efeitos sedativos durante o dia.

No entanto, esteja ciente de que a sonolência pode durar mais do que você poderia esperar – e que alguns antialérgicos podem causar sonhos não tão agradáveis.

Nunca consuma bebidas alcoólicas antes de tomar antialérgicos, pois isso irá aumentar os seus efeitos sedativos.

Referências Adicionais:

Você já percebeu que antialérgico dá sono? Faz uso frequente de algum tipo? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário