Um norte-americano de 19 anos chamou atenção nas redes sociais após treinar apenas um lado do trapézio por cerca de quatro meses.

O jovem usa o perfil com o nome ‘O Homem Torto’ (The Crooked Man) e diz que, enquanto todos querem ficar com o corpo mais musculoso para valorizar a aparência, ele quer minimizar o visual e a melhor forma que encontrou para isso foi deixando o corpo assimétrico.
Ele chamou a prática de ‘LooksMinimizing, como uma paródia da tendência da internet ‘LooksMaxxing’, que promove a auto-otimização física extrema.
A prática, no entanto, não é aconselhada por especialistas, independente do grupamento muscular em questão. No caso do influenciador, esse tipo de treino pode causar problemas como redução da mobilidade e do desempenho funcional em ambos os lados do corpo; desalinhamento postural, com um ombro mais elevado que o outro; maior risco de lesões, principalmente em atividades que envolvem esforço assimétrico; e sobrecarga nas articulações do ombro e pescoço, causando dores e inflamações.

Para reverter a aparência e voltar à função muscular anterior, seria necessário diminuir a carga na musculatura que está hipertrofiada, aumentar a carga na musculatura contralateral e trabalhar o realinhamento da postura do paciente, especialmente da coluna cervical e coluna torácica, afim de reequilibrar os grupos musculares para que as consequências do desvio não sejam trágicas.
Ademais, trabalhar somente um lado do trapézio pode levar a inflamações crônicas, levando até mesmo à necessidade de realizar cirurgia, mesmo que o paciente não tenha uma lesão prévia.
Com informações do site g1








