Juju Salimeni, 38 anos, precisou cancelar alguns compromissos após ser diagnosticada com Síndrome de Burnout. O problema apareceu com mais intensidade após a musa fitness ter uma crise de pânico e ansiedade durante o treino.
A influenciadora digital anunciou os dias “off” a seus seguidores do Instagram. “Hoje precisei me dar uma folga forçada. Já tenho tido sintomas de exaustão física e mental há um tempo e ontem passei mal na hora do treino, foi uma crise de pânico e ansiedade. Provavelmente estou com Burnout”, apontou.
“O meu ritmo de trabalho é insano e já vivo nessa loucura há mais de 15 anos. Eu não tenho férias, não tenho fim de semana, não tenho um dia livre que possa ficar longe das redes sociais. Me preocupo 24 horas por dia com os compromissos, com as postagens, com as gravações, com os conteúdos”, listou a influencer fitness.
Mesmo longe dos compromissos e medicada, Juju Salimeni admitiu ainda estar pensando nas responsabilidades. “Continuo aqui preocupada porque minha agenda de trabalho está lotada até domingo. Vou fazer o que conseguir e no próximo ano vou diminuir esse ritmo porque se a gente não para, nós somos parados à força”, concluiu.
Mais tarde, a assessoria de imprensa de Juju Salimeni confirmou à revista Quem que a famosa procurou um médico e foi diagnosticada com a Síndrome de Burnout. O profissional, então, pediu para que ela cancelasse todos os compromissos desta semana – no entanto, a influencer não conseguiu acatar à ordem.
O que é e quais são os sintomas do Burnout
O Ministério da Saúde classifica a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional como um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico devido a situações de trabalho desgastantes e que demandam muita responsabilidade ou competitividade.
A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho e é bastante comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como jornalistas, médicos, enfermeiros, policiais, entre outros.
Ademais, a Síndrome de Burnout pode acontecer quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito complicados, situações essas em que a pessoa pode duvidar, por algum motivo, de sua capacidade de realizar a tarefa. Portanto, a condição também pode resultar em um estado de depressão profunda. Por isso, é importante procurar ajuda médica ao notar qualquer um dos sintomas citados.