Jujuba Engorda? Calorias e Análise

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Muita gente tem a impressão de que é só começar uma dieta que aparece aquela vontade incontrolável de comer um docinho.

Há quem indique alguns tipos de doces e balas, como a jujuba, para saciar esta vontade. Mas sempre surgem alguns questionamentos: a jujuba engorda? Quais são as calorias de uma jujuba? Que efeitos ela pode trazer para a minha dieta?

Vamos nos aprofundar um pouco mais abaixo sobre este docinho tão popular entre crianças e adultos e definir se a jujuba atrapalha ou não a dieta.

Valores nutricionais

As seguintes informações nutricionais são referentes a uma porção 10 jujubas, o que dá aproximadamente 36 gramas do alimento.

  • 142 calorias;
  • 21,2 gramas de açúcar;
  • 35 gramas de carboidratos;
  • 0 de gorduras totais;
  • 0 de proteína;
  • 0 de fibra;
  • 15 miligramas de sódio;
  • 1,8 miligramas de potássio.

Calorias

Se você está em uma dieta com o objetivo de emagrecer, é importante sempre ter em mente que você precisa perder mais calorias do que as que você consome. Para atingir esta meta, é preciso diminuir as calorias ingeridas e fazer algum exercício físico para queimar as excedentes.

Se ao consumir apenas 10 jujubas você ingere 142 calorias, se você comer metade do pacote vai ser necessário alguns minutos a mais na academia para queimar estas calorias.

Por conter apenas carboidratos simples, se consumida em quantidade você pode sofrer com os picos de insulina, que fazem você engordar e tiram sua energia.

É importante ressaltar que a jujuba não vai oferecer as fibras e proteínas que podem te ajudar na hora da dieta. A proteína tem o efeito de dar saciedade e é muito importante para quem faz exercícios físicos, enquanto a fibra é essencial para regular o sistema digestivo e ajudar na absorção dos nutrientes.

Neste caso, vemos que estas 142 calorias podem não ser a melhor escolha se você tem o desejo de emagrecer. Você pode substituir estas calorias, que não vão saciar sua fome nem beneficiar seu organismo, pelas mesmas calorias em lanches mais saudáveis.

Com menos de 150 calorias você pode comer:

  • Uma banana amassada com aveia e um pouquinho de mel, ou
  • Mais ou menos 50 gramas de frutas desidratadas, ou
  • Iogurte grego light com frutas frescas.

A jujuba engorda mais em comparação com todas essas opções. Elas possuem mais fibras e proteínas que a jujuba e podem te oferecer maior saciedade e nutrientes que seu corpo precisa.

Açúcar

Em uma porção de 10 jujubas, encontramos 21,2 gramas de açúcar, que é o equivalente a mais de 5 colheres de chá. Uma mulher adulta não deve comer mais de 6 colheres de chá de açúcar por dia. Este valor pode ser um pouco superior para homens, mas, de qualquer forma, comer apenas 10 jujubas seria equivalente a uma grande porcentagem do total de açúcar que deveríamos consumir em um dia.

Alimentos pequenos, como a jujuba, são difíceis de serem consumidos em pouca quantidade, então se de repente você perceber que já comeu uma xícara de jujubas, que seria mais ou menos metade de um pacote, você acabou de ingerir o equivalente a 107 gramas de açúcar. Isso é igual a quase 27 colheres de chá de açúcar!

Para piorar as coisas, considere que nessa porção existem 35 gramas de carboidratos, quase todos agindo como o açúcar. Então, o problema ainda aumenta 65%.

Alto consumo de açúcar: Riscos para a saúde

Consumir açúcar em excesso pode resultar em um ganho de peso rápido e prejudicial à saúde. O alto consumo de açúcar em uma dieta pode aumentar os níveis de triglicerídeos, ampliando as chances de pressão alta.

De acordo com um artigo publicado em 2009 na revista Circulation, a pressão alta causada pelo alto consumo de açúcar pode aumentar os riscos de doenças cardíacas.

Além disso, alimentos abundantes em açúcar raramente contém as vitaminas e minerais que nosso corpo necessita e uma pessoa que leva uma dieta rica nestes alimentos tem grandes chances de adquirir deficiências nutricionais que muito prejudicam nosso organismo.

O açúcar e a saúde oral

Alimentos ricos em açúcar, como é o caso da jujuba, podem ser prejudiciais também para a sua saúde dental, pois o açúcar facilita a formação de placas e cáries.

Além disso, a jujuba tem uma consistência pegajosa e pode ficar grudada entre os dentes, causando incidência ainda maior de placa bacteriana, facilitando a aparição de cáries e doenças na gengiva.

Gordura

A jujuba não possui quase nenhuma adição de gordura e esta deve ser uma das únicas vantagens em seu consumo.

Mesmo não possuindo gordura, a jujuba não pode ser constantemente consumida por quem está querendo emagrecer com saúde, já que alto nível de açúcar em sua composição é muito prejudicial.

A jujuba engorda, então?

A partir das informações nutricionais citadas acima, podemos verificar a alta incidência de calorias, açúcares e carboidratos em apenas 10 unidades de jujuba.

O ponto positivo é que a jujuba não possui nenhuma gordura, mas analisando de maneira mais profunda, notamos que não há proteínas ou fibras na jujuba, que são os principais compostos que oferecem a sensação de saciedade após comer algo.

Além disso, o alimento não possui valores significativos de vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da nossa saúde. Ao consumir a jujuba, é como se você estivesse consumindo açúcar em um formato colorido e atraente, mas que pode ser muito prejudicial.

Por isso, se você está em dieta, a recomendação geral é que você evite alimentos com altos teores de açúcar, pois eles podem boicotar todo seu esforço em se alimentar bem, fazendo com que você engorde.

Dicas

Se você realmente quer consumir jujubas mesmo estando em dieta, é importante estar ciente das quantidades de açúcar que o produto possui. Por isso, coma no máximo 5 jujubas por dia e evite ingerir outros alimentos açucarados, pois do contrário, a jujuba engorda realmente.

Uma boa dica é comer as menores jujubas que você encontrar, pois elas devem concentrar menos açúcar em sua composição, ou seja, que em 10 unidades o teor de açúcar seja menor.

Alternativas

Existem algumas marcas de jujuba que oferecem versões com baixa adição de açúcar e também com adição de colágeno, mas é interessante conferir a tabela nutricional para garantir que o índice de açúcar é significativamente menor que o da jujuba tradicional.

Outra opção é você fazer uma versão parecida com a jujuba em casa. Você vai precisar de gelatina incolor, gelatina zero açúcar do sabor de sua preferência e água quente. Diluir com a quantidade de água recomendada e colocar em pequenas forminhas de gelo, deixando por pelo menos uma hora na geladeira.

A textura é muito parecida com a da jujuba, com a vantagem de não ter uma quantidade exorbitante de açúcar em sua composição.

Você já imaginava que o consumo de jujuba engorda? Tem costume de consumi-la para matar a vontade por doces? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,38 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário