Kinesio Tape – O Que é, Para Que Serve e Como Usar

Kinesio Tape é basicamente uma fita elástica que vem sendo usada há muito tempo para o tratamento de lesões. O uso de Kinesio Tape de forma correta pode ajudar no tratamento de lesões e no alívio de dores relacionadas com treinos intensos e desgastantes.

Aprovada inclusive por atletas de alto nível, a Kinesio Tape promete não só ajudar no desempenho e recuperação de lesões de atletas como também no tratamento de pessoas idosas que sofrem de problemas nas articulações, por exemplo.

Mas o que é exatamente a Kinesio Tape e para que serve esse produto? Aqui você vai encontrar tudo sobre essa fita e seus benefícios, além de dicas de como usar da maneira correta.

Kinesio Tape – O que é?

Kinesio Tape é um dos nomes comerciais de uma fita elástica também conhecida como bandagem elástica, fita cinesiológica ou fita atlética. As marcas mais comuns são a Kinesio Tape, a Kinesio Taping e a KT Tape.

Trata-se de uma técnica natural de reabilitação que atua estabilizando a área lesionada do corpo através da imobilização com uma bandagem elástica. Essa imobilização permite a cicatrização adequada sem limitar completamente o movimento na região.

Para que serve

O site oficial da marca registrada Kinesio Taping afirma que foram provados cientificamente efeitos fisiológicos positivos na pele, no sistema linfático e circulatório, na fáscia, nos músculos, nos ligamentos, nos tendões e nas articulações. Assim, ela é indicada para qualquer tipo de lesão que afete essas regiões.

As lesões mais comuns em que a Kinesio Tape é utilizada incluem: lesões nos músculos isquiotibiais nas pernas de corredores, dores nos ombros em atletas como tenistas ou jogadores de golfe e dores nas costas relacionadas a movimentos repetitivos diários.

Normalmente, a Kinesio Tape é utilizada em regiões como os joelhos, ombros, panturrilhas, tornozelos, lombar, cotovelos e punhos.

Além das lesões musculares ou articulares causadas pelo uso excessivo ou por um treino intenso, a Kinesio Tape também pode ser usada por pessoas “comuns” como idosos que frequentemente lidam com dores, principalmente na região da lombar.

Indicações

O uso da Kinesio Tape é indicado para:

  • Qualquer pessoa que trabalhe realizando movimentos repetitivos que podem causar dor e inflamação devido ao uso em excesso dos mesmo músculos e articulações;
  • Indivíduos que trabalham muito tempo sentados ou em uma mesma posição, assim como pessoas que têm um estilo de vida sedentário sofrendo com dores nas costas e no pescoço;
  • Atletas ou pessoas que costumam praticar exercícios de alta intensidade ou esforço físico como os ciclistas ou corredores;
  • Pessoas que sofrem dores na cabeça ou nas costas devido à dificuldade para dormir;
  • Indivíduos com dores nas articulações devido a condições inflamatórias como a artrite reumatoide ou a osteoartrite;
  • Alguém que tenha sofrido uma lesão muscular, articular ou tendinosa devido a atividades físicas ou algum tipo de acidente.

Como já dito acima, existem várias marcas que fabricam as fitas cinesiológicas em vários tipos de tecido, cores e tamanhos. A maioria é resistente à água e pode ser usada por até 5 dias seguidos.

Como funciona

A Kinesio Tape foi desenvolvida pelo quiroprático japonês Dr. Kenzo Kase na década de 1970 como uma alternativa a fitas atléticas tradicionais que restringiam muito o movimento dos pacientes por serem muito rígidas.

As fitas esportivas mais antigas eram usadas para o tratamento de lesões através da imobilização total da região lesionada, diminuindo muito a amplitude do movimento para evitar a ocorrência de mais danos. Elas eram feitas para serem usadas por períodos curtos de tempo, já que por ser muito rígida, o uso prolongado poderia limitar a circulação sanguínea no local.

Pensando em melhorar esses pontos, surgiu a Kinesio Tape. Ela é mais elástica e não limita tanto o movimento, permitindo o fluxo sanguíneo adequado e podendo ser usada por períodos mais longos de tempo.

Basicamente, a fita cinesiológica atua levantando delicadamente a pele do tecido subjacente devido à boa adesão entre a pele e a fita. Isso faz com que um pequeno espaço livre entre o músculo e a derme da pele seja criado, facilitando a drenagem de fluidos acumulados na região devido à lesão.

Ou seja, o pequeno espaço criado entre o músculo e a epiderme melhora a drenagem linfática na área afetada. Nesse espaço, existem diversos receptores nervosos responsáveis pelo envio de informações específicas para o cérebro. Quando esse espaço é comprimido, o que ocorre durante uma lesão, por exemplo, tais receptores também sofrem compressão e enviam informações ao cérebro, que causam a sensação de dor, sensação ao toque e pressão na região.

O objetivo da Kinesio Tape é aumentar esse espaço, evitando que os receptores nervosos sejam comprimidos, e reduzir os sintomas relacionados à dor. Isso permite que o corpo trabalhe normalmente e a cicatrização seja mais eficaz.

Além disso, o aumento do espaço permite que os músculos sejam melhor contraídos, promovendo uma melhor circulação de fluidos através do músculo. Isso resulta em um melhor desempenho muscular, aumento da amplitude do movimento e redução da fadiga muscular.

Benefícios da Kinesio Tape

1. Diminuição da dor devido a lesões

Como já foi mencionado, os receptores que enviam mensagens ao cérebro sinalizando a dor estão localizados entre as camadas da pele e o músculo. Ao aplicar a Kinesio Tape, a atividade desses receptores é inibida, o que reduz a dor relacionada à lesão.

Além disso, com o uso dessa fita, a cicatrização é muito mais rápida, já que a circulação sanguínea e a drenagem do fluido linfático são beneficiadas, reduzindo o inchaço e as dores no local.

2. Não restringe a circulação nem o movimento

Muitas vezes, a restrição de uma região lesionada pode piorar ainda mais a rigidez e o inchaço. Quando comparada com outros tipos de fitas, a Kinesio Tape é, sem dúvida, a que menos restringe o movimento e a circulação sanguínea. Ela estabiliza o local suavemente sem causar problemas no fluxo sanguíneo.

3. Redução da dor lombar

Um estudo publicado na revista científica Journal of Bodywork and Movement Therapies em 2016 constatou que a Kinesio Tape é muito útil para reduzir a dor lombar quando em conjunto com outras formas de tratamento como a fisioterapia. O estudo relata que o uso da fita ajuda os pacientes a melhorar a amplitude de movimento, a resistência muscular e o controle da função motora.

No entanto, ela não é eficaz para todos os pacientes, principalmente se for usada como única forma de tratamento. Nesses casos, é importante incluir também a prática regular de atividades físicas e alongamentos à rotina diária.

4. Tratamento de lesões em andamento

A Kinesio Tape é útil para ajudar no tratamento de praticamente qualquer tipo de lesão, como:

  • Dores no joelho;
  • Fascite plantar;
  • Síndrome do estresse tibial medial;
  • Joelho de corredor ou síndrome da dor patelofemoral;
  • Lesões nos músculos Isquiotibiais.

Evidências científicas sugerem que a fita cinesiológica ajuda a estabilizar e equilibrar o corpo, facilitando a execução de movimento de rotina e de atividades físicas adequadas para a lesão, podendo ser útil até no tratamento de pessoas com osteoartrite nos joelhos.

5. Recuperação de lesões no pulso ou no ombro

Pesquisas indicam que a Kinesio Taping é eficaz no tratamento de lesões nos ombros e no pulso. A fita elástica é capaz de reduzir a dor e a facilitar o movimento em jovens com lesões ou problemas como tendinite.

Um estudo realizado com 42 adultos com problemas no ombro mostrou que o uso de Kinesio Tapo ajudou a diminuir as dores ao longo de várias semanas.

6. Suporte muscular

Por melhorar o desempenho muscular, o uso de Kinesio Tape também pode ajudar não só a continuar fazendo exercícios de força com uma lesão não muito grave como também prevenir a ocorrência de lesões e melhorar o desempenho de atletas.

7. Redução de inchaço

Devido ao aumento do espaço entre a pele e os músculos, ocorre também uma redução de inchaço na região, já que não ocorre acúmulo de fluidos devido ao melhor funcionamento do sistema de drenagem linfática com a aplicação da fita.

Essa melhor drenagem também pode auxiliar na eliminação de ácido láctico, um subproduto formado após atividades físicas que podem causar sensação de dor muscular após os exercícios, por exemplo.

Como usar

A fita deve ser aplicada sobre ou ao redor da articulação, músculo ou tendão lesionado para promover a redução do inchaço e evitar o agravamento da lesão. Existem várias formas e técnicas de aplicar a fita.

O ideal é que a Kinesio Tape seja aplicada por profissionais da área da saúde como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, instrutores de educação física, médicos, enfermeiros e quiropráticos, pois eles saberão aplicar a fita no comprimento e formato mais adequado para sua condição. Se for aplicar sozinho, preste bastante atenção nas dicas abaixo.

– Preparação

Antes de aplicar a fita, retire excesso de pelos na região se achar necessário, limpe bem a pele e seque bem. Depois da aplicação, espere pelo menos 1 hora antes de fazer alguma atividade física que te deixe soado ou antes de tomar banho para evitar que a fita se descole da pele. A Kinesio Tape é resistente à água desde que respeitada essa primeira hora sem molhar o local.

Independentemente do formato escolhido para a aplicação, corte as bordas da fita em um formato arredondado para facilitar a aderência. Outra dica interessante é massagear bem a região para ativar o efeito da fita. 

– Formas de aplicação

  • Aplicação “I”: Esse é o modo mais simples de aplicar a Kinesio Tape. Basta cortar um pedaço em formato de “I” no comprimento desejado e aplicar sobre a pele. Essa aplicação é indicada para dores musculares e inchaço em qualquer parte do corpo.
  • Aplicação “Y”: Esse tipo de formato é adequado para regiões mais sensíveis do corpo e de difícil aderência como os joelhos e os cotovelos. A aplicação em “Y” também é útil para tratar cicatrizes na pele e aliviar o inchaço. A Base do “Y” deve ser colada logo acima ou abaixo da área dolorida e, em seguida, devem ser colados os dois “braços” do “Y” na região lesionada.
  • Aplicação “X”: A aplicação em “X” é eficaz para área do corpo que conectam articulações, como próximo dos cotovelos, dos punhos ou dos joelhos. Esse formato também pode ser aplicado na parte de trás das pernas. O meio do “X” deve ficar localizado exatamente no centro da região dolorida.
  • Aplicação em faixas ou “Fan Strip”: Esse método de aplicação é escolhido para reduzir o inchaço e a retenção de líquidos em qualquer região do corpo. É bem parecida com a aplicação em “Y”, mas com tiras adesivas a mais coladas paralelamente na pele. Aplique uma tira principal na região lesionada e várias outras paralelas ao redor.
  • Aplicação “donnut” ou rosquinha: Essa aplicação é clássica na região dos joelhos, cotovelos e pulsos que são difíceis de colar. O formato de rosquinha é feito colando fitas de modo que formem um círculo com um buraco no meio.
  • Aplicação teia: A aplicação nesse formato é feita através da aplicação de uma fita central na região mais dolorida e de fitas ao redor em vários formatos, como se fosse uma teia de aranha.

Cuidados e outras dicas

Mesmo sendo um método extremamente seguro de ajudar no tratamento de lesões, em alguns casos o seu uso não é indicado. Isso inclui os seguintes casos:

  • Presença de infecção ou ferimentos abertos na pele;
  • Trombose venosa profunda ou problemas de coagulação no sangue;
  • Doença renal;
  • Câncer;
  • Insuficiência cardíaca congestiva.

A Kinesio Tape pode ser muito útil da reabilitação após lesões para ajudar a estabilizar a região lesionada sem afetar muito a amplitude do movimento. No entanto, é muito importante usar essa técnica com cautela seguindo as instruções do produto e, se possível, seguindo orientações de um profissional da saúde capacitado.

Assim, você se recuperará muito mais rápido e sentindo menos dor e rigidez na área lesionada, sem prejudicar o fluxo sanguíneo.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar da Kinesio Tape e para que serve essa fita? Já utilizou para algum propósito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

2 comentários em “Kinesio Tape – O Que é, Para Que Serve e Como Usar”

  1. Oiii …eu tive uma fratura tibio maleolar…fez 1 ano…retirei a haste da tíbia e uma âncora do maléolo…fazem 3 meses e meu fisioterapeuta me recomendou uso da Kenesio Tape…ja voltei fazer caminhadas e me ajuda mto nos inchaços…reduzem rapidamente…e me dao mais segurança para fazer exercícios…

Deixe um comentário