Kinesio Tape é basicamente uma fita elástica que vem sendo usada há muito tempo para o tratamento de lesões. O uso de Kinesio Tape de forma correta pode ajudar no tratamento de lesões e no alívio de dores relacionadas com treinos intensos e desgastantes.
Aprovada inclusive por atletas de alto nível, a Kinesio Tape promete não só ajudar no desempenho e recuperação de lesões de atletas como também no tratamento de pessoas idosas que sofrem de problemas nas articulações, por exemplo.
Kinesio Tape – O que é?
Kinesio Tape é um dos nomes comerciais de uma fita elástica também conhecida como bandagem elástica, fita cinesiológica ou fita atlética. As marcas mais comuns são a Kinesio Tape, a Kinesio Taping e a KT Tape.
Trata-se de uma técnica natural de reabilitação que atua estabilizando a área lesionada do corpo através da imobilização com uma bandagem elástica. Essa imobilização permite a cicatrização adequada sem limitar completamente o movimento na região.
Para que serve
O site oficial da marca registrada Kinesio Taping afirma que foram provados cientificamente efeitos fisiológicos positivos no seguinte:
- na pele;
- no sistema linfático e circulatório;
- na fáscia, nos músculos;
- nos ligamentos, nos tendões e nas articulações.
Assim, ela é recomendada para qualquer tipo de lesão que afete essas regiões.
Indicações
- Qualquer pessoa que trabalhe realizando movimentos repetitivos que podem causar dor e inflamação devido ao uso em excesso dos mesmo músculos e articulações;
- Indivíduos que trabalham muito tempo sentados ou em uma mesma posição, assim como pessoas que têm um estilo de vida sedentário sofrendo com dores nas costas e no pescoço;
- Atletas ou pessoas que costumam praticar exercícios de alta intensidade ou esforço físico como os ciclistas, tenistas ou corredores;
- Pessoas que sofrem dores na cabeça ou nas costas devido à dificuldade para dormir;
- Indivíduos com dores nas articulações devido a condições inflamatórias como a artrite reumatoide ou a osteoartrite;
- Alguém que tenha sofrido uma lesão muscular, articular ou tendinosa devido a atividades físicas ou algum tipo de acidente.
Normalmente, a Kinesio Tape é utilizada em regiões como os joelhos, ombros, panturrilhas, tornozelos, lombar, cotovelos e punhos.
Existem várias marcas que fabricam as bandagens elásticas em vários tipos de tecido, cores e tamanhos. A maioria é resistente à água e pode ser usada por até 5 dias seguidos.
Como funciona
A Kinesio Tape foi desenvolvida pelo quiroprático japonês Dr. Kenzo Kase na década de 1970 como uma alternativa a fitas atléticas tradicionais que restringiam muito o movimento dos pacientes por serem muito rígidas.
Pensando em melhorar esses pontos, surgiu a Kinesio Tape. Ela é mais elástica e não limita tanto o movimento, permitindo o fluxo sanguíneo adequado e podendo ser usada por períodos mais longos de tempo.
Basicamente, a bandagem elástica levanta a pele que está embaixo da fita, criando assim um espaço entre o músculo, que foi contraído devido à lesão, e a derme. Isso facilita a circulação, o que reduz o inchaço e evita a compressão dos receptores nervosos, diminuindo a sensação de dor.
1. Diminuição da dor devido a lesões
Os receptores que enviam mensagens ao cérebro sinalizando a dor estão localizados entre as camadas da pele e o músculo. Ao aplicar a Kinesio Tape, a atividade desses receptores é inibida, o que reduz a dor relacionada à lesão.
2. Não restringe a circulação nem o movimento
Muitas vezes, a restrição de uma região lesionada pode piorar ainda mais a rigidez e o inchaço. Quando comparada com outros tipos de fitas, a Kinesio Tape é, sem dúvida, a que menos restringe o movimento e a circulação sanguínea. Ela estabiliza o local suavemente sem causar problemas no fluxo sanguíneo.
3. Reduz a dor lombar
Ajuda a reduzir a dor lombar, quando combinada com outros tratamentos, como a fisioterapia, de acordo com um estudo publicado na revista científica Journal of Bodywork and Movement Therapies, em 2016. Essa pesquisa ainda relata que o uso da fita melhora a amplitude de movimento, a resistência muscular e o controle da função motora.
4. Trata lesões em andamento
A Kinesio Tape é útil para ajudar no tratamento de praticamente qualquer tipo de lesão, como:
- Dores no joelho;
- Fascite plantar;
- Síndrome do estresse tibial medial;
- Joelho de corredor ou síndrome da dor patelofemoral;
- Lesões nos músculos Isquiotibiais.
Pesquisas sugerem que a fita elástica ajuda a estabilizar o corpo, facilitando os movimentos de rotina. O uso de Kinesio Tape também pode ajudar a prevenir a ocorrência de novas lesões, e melhorar o desempenho de atletas.
5. Reduz o inchaço
Devido ao aumento do espaço entre a pele e os músculos, há uma drenagem melhor dos fluidos acumulados na região, reduzindo assim o inchaço.
Além disso, essa melhor drenagem também pode ajudar na eliminação de ácido láctico, um subproduto formado após atividades físicas que causa sensação de dor muscular.
Como usar
Se possível, conte com um profissional para aplicar a Kinesio Tape, pois ele saberá fazer o procedimento da forma mais indicada para cada condição. Mas, se for aplicar sozinho, preste bastante atenção nas dicas abaixo.
Preparação
Antes de começar a aplicação, retire excesso de pelos na região, se achar necessário, limpe e seque a pele. Após aplicar, o local com a fita não deve ter contato com água por pelo menos 1 hora.
A Kinesio Tape é resistente à água, desde que respeitada essa primeira hora sem molhar o local. Outra dica interessante é massagear a região para ativar o efeito da fita.
Formas de aplicação
- Aplicação “I”: é só cortar um pedaço em formato de “I” e aplicar sobre a pele, é indicado para dores musculares e inchaço;
- Aplicação “Y”: indicada para as regiões mais sensíveis e de difícil aderência, como os joelhos e os cotovelos. A aplicação em “Y” é útil para tratar cicatrizes e aliviar o inchaço. Cole a base do “Y” logo acima ou abaixo da área dolorida e, em seguida, cole os dois “braços” do “Y” na região lesionada.
- Aplicação “X”: indicada para áreas que conectam articulações, como próximo dos cotovelos e joelhos, também é recomendada para a parte de trás das pernas, o meio do “X” deve ficar localizado no centro da região dolorida.
- Aplicação “donnut” ou rosquinha: indicada para os joelhos, cotovelos e pulsos, é só colar as fitas de modo que formem um círculo com um buraco no meio.
- Método teia: aplique um pedaço da fita no centro da região mais dolorida, depois cole fitas ao redor da primeira, como se fosse uma teia de aranha.
Independentemente do formato escolhido para a aplicação, corte as bordas da fita em um formato arredondado para facilitar a aderência.
Cuidados e outras dicas
Apesar de ser segura, a Kinesio tape não é indicada para os seguintes casos:
- Presença de infecção ou ferimentos abertos na pele;
- Trombose venosa profunda ou problemas de coagulação;
- Doença renal;
- Câncer;
- Insuficiência cardíaca congestiva.
Sempre siga as instruções de uso do produto e, se possível, conte com a orientação de um profissional capacitado.
onde comprar , sem ser pela internet ?
Oiii …eu tive uma fratura tibio maleolar…fez 1 ano…retirei a haste da tíbia e uma âncora do maléolo…fazem 3 meses e meu fisioterapeuta me recomendou uso da Kenesio Tape…ja voltei fazer caminhadas e me ajuda mto nos inchaços…reduzem rapidamente…e me dao mais segurança para fazer exercícios…