Lavar o Cabelo Todos os Dias Faz Mal?

Especialmente nos dias mais quentes do ano, em que a gente sua bastante e os nossos cabelos podem ganhar uma aparência mais suja e descuidada, é importante saber se lavar o cabelo todos os dias faz mal.

Fique com a gente, pois no artigo de hoje vamos discutir essa questão e descobrir se isso não passa de mais um mito ou se realmente pode ser prejudicial para a saúde capilar lavar os fios diariamente.

  Continua Depois da Publicidade  

Já que estamos falando dos fios, depois aproveite para conhecer mais a respeito de outro dizer sobre a saúde capilar: clara de ovo no cabelo é bom?

E então, será que lavar o cabelo todos os dias faz mal?

Os especialistas afirmam que não existe uma única resposta quando a questão é com qual frequência as pessoas devem lavar os seus cabelos com shampoo.

Entretanto, vale a pena saber o que a professora-assistente de dermatologia da Escola de Medicina Icahn, Angela Lamb: o shampoo retém óleo, então, quando a pessoa lava os cabelos com o produto muito frequentemente os fios podem ressecar e ficar propensos à quebra.

Por mais estranho que isso pareça, vale a pena manter parte dos óleos nos cabelos. Isso porque a professora clínica assistente de medicina da Escola de Medicina David Geffen da Universidade da Califórnia Carolyn Goh disse que eles fornecem hidratação e uma barreira protetota para a pele e para os cabelos. Falando em hidratação, vale lembrar que existem receitas caseiras para hidratar os cabelos.

Em média, lavar os cabelos em dias alternados ou a cada dois ou três dias costuma ser aceitável, quanto mais grosso forem os cabelos, menos a pessoa precisará lavar com shampoo. Conforme Goh, algumas pessoas que possuem cabelos enrolados podem lavar os fios com menos frequência sem problemas.

De acordo com a revista Marie Claire australiana, as pessoas que possuem cabelos enrolados não devem lavar os fios mais do que três vezes a cada semana porque os cachos dependem dos óleos produzidos naturalmente pelo couro cabeludo.

Os cabelos afro são os que menos precisam ser lavados pois lavar os fios excessivamente, principalmente com shampoos agressivos pode danificar os cabelos e resultar na queda capilar, especialmente quando o hábito está associado a tratamentos químicos ou estilizações como tranças apertadas que puxam nas raízes.

Conforme a Academia Americana de Dermatologia, as pessoas que possuem cachos apertados ou cabelos texturizados não devem lavar os fios mais do que uma vez por semana ou semana sim semana não.

Quem tem cabelo de tonalidade morena não deve lavar os seus cabelos mais do que duas vezes por semana porque lavar os fios castanhos excessivamente faz com que eles fiquem desidratados, resultando em cabelos sem cor e ressecados.

Por sua vez, os cabelos finos e lisos precisam ser lavados com mais frequência do que os enrolados porque eles ficam revestidos por sebo com maior facilidade, ou seja, ganham uma aparência de oleosidade mais rapidamente.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas como saber que é hora de passar os fios pelo shampoo e condicionador novamente? A professora da Universidade da Califórnia ensinou à publicação que se o cabelo encontra-se visivelmente oleoso, o couro cabeludo está coçando ou há descamação por conta de sujeira, então é hora de lavar os fios novamente.

No mesmo sentido, a revista Marie Claire da Austrália apontou que lavar excessivamente qualquer tipo de cabelo vai remover os óleos naturais dos fios capilares e deixá-los ressecados e quebradiços.

O microbioma do couro cabeludo

É algo que precisa ser mencionado quando queremos saber se lavar o cabelo todos os dias faz mal porque segundo o que o microbiologista e biologista capilar Dominic Burge disse, a pele de uma pessoa é repleta de bilhões de bactérias do bem que auxiliam a manter o pH da pele e previvem que micróbios prejudiciais colonizem a pele.

De acordo com o biologista capilar, lavar o couro cabeludo muito frequentemente e com produtos agressivos pode perturbar esse microbioma e, com isso, pode haver um desequilíbrio nesse microbioma, resultando em problemas no couro cabeludo. Esses problemas traduzem-se na invasão de bactérias (ruins), fungos e em inflamação.

A recomendação do biologista foi a de limpar gentilmente os fios capilares entre duas a três vezes por semana como forma de auxiliar a remover o excesso de sebo dos cabelos.

Para o microbiologista, o fato de uma pessoa achar que precisa lavar os cabelos todos os dias pode significar que ela está utilizando os produtos errados na lavagem dos fios. Outro conselho passado por Burge à publicação foi o de não escolher produtos com sulfatos – que podem ressecar muito – ou silicones – que podem ser muito pesados.

Quando os fios capilares encontram-se com uma aparência de quebradiços e sem vida, isso pode ser sinal de que a pessoa está lavando os cabelos mais do que deve.

O desbotar da cor dos cabelos, os frizz e o couro cabeludo escamoso também são sintomas de que os fios capilares estão sendo lavados além da conta.

Por outro lado

Existem pessoas que precisam sim lavar os seus cabelos todo santo dia. Conforme a professora clínica assistente da Escola de Medicina David Geffen da Universidade da Califórnia, Carolyn Goh, um pequeno grupo de pessoas composto por aqueles que possuem cabelos muito finos, as pessoas que se exercitam e suam demais e os indivíduos que moram em lugares muito úmidos devem lavar os fios com shampoo diariamente.

A especialista acrescentou ainda que para quem tem o couro cabeludo oleoso também é necessário lavar os cabelos todos os dias. A professora da Universidade da Califórnia afirmou também que em alguns casos as pessoas acreditam que têm couro cabeludo ressecado porque sofrem com a caspa, entretanto, nessas situações, lavar os fios com mais frequência também pode ajudar. Já ouviu falar do uso bicarbonato para lidar com a caspa? Então confira se o bicarbonato para caspa funciona realmente.

Para quem tem cabelos curtos, lavar os fios capilares frequentemente também está liberado. Mas a determinação se o cabelo curto pode ser lavado todos os dias vai depender de outras características dos fios.

Os produtos para estilizar os cabelos podem acumular nos fios e no couro cabeludo, gerando irritação e danos. A utilização frequente ou pesada desses produtos podem fazem com que a pessoa também tenha que lavar os cabelos com mais frequência, acrescentou a publicação.

  Continua Depois da Publicidade  

Não sabe exatamente onde o seu cabelo se encaixa no meio disso tudo? Procure o auxílio de um bom cabeleireiro para analisar o seu fios e te orientar em relação a isso.

Além disso, você sabia que a alimentação pode influenciar a saúde capilar? Então, não deixe de conhecer alguns dos alimentos bons para o cabelo.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já ouviu falar que lavar o cabelo todos os dias faz mal? Conhece alguém que possa confirmar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Felipe Santos e Dra. Patrícia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário