Clara de ovo

Clara de Ovo no Cabelo é Bom Mesmo?

Depois de passar um tempo visto como um vilão para a saúde, o ovo teve a sua reputação limpa e esclarecida e veio a ser considerado um alimento que contribui bastante com a nossa saúde.

Afinal, ele é fonte de nutrientes como vitamina A, vitamina B2, vitamina B6, vitamina B12, vitamina D, vitamina E, vitamina K, selênio, zinco, ferro e cobre, além de ser considerado uma proteína completa e de alta qualidade.

Mas será que além de consumir o alimento durante as nossas refeições, podemos usar também a clara de ovo no cabelo, por exemplo? Quais seriam os benefícios para os fios?

A clara de ovo no cabelo 

Será que faz bem passar a clara de ovo no cabelo ou a clara de ovo estraga o cabelo? Em artigo publicado, a graduada em biologia Kia Bryan escreveu que condicionar os cabelos com ovos pode auxiliar a manter os fios fortalecidos, o que é fundamental para o crescimento dos cabelos.

Bryan afirmou que os ovos melhoram o crescimento dos cabelos porque eles possuem bastantes proteínas. Segundo as informações nutricionais do ovo, uma unidade de ovo grande inteiro carrega aproximadamente 6,3 g de proteínas.

De acordo com a graduada em biologia, os cabelos são compostos em 30% por uma proteína conhecida pelo nome de queratina.

Assim, conforme explicou Bryan, as proteínas dos ovos ajudam a reconstruir o cabelo danificado por meio do preenchimento de pontos enfraquecidos ao longo dos fios dos cabelos, algo que os fortalece temporariamente.

Entretanto, isso não é suficiente para afirmarmos que dá certo passar clara de ovo no cabelo para crescer. Até porque a graduada em biologia falou a respeito de todo o ovo em seu artigo e não somente sobre a clara.

De qualquer forma, a nutricionista Erin Coleman esclareceu que a clara de ovo apresenta um teor de proteínas um pouco maior do que a gema do alimento.

De acordo com Coleman, o Banco de Dados Nacional de Nutrientes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos informa que uma clara de ovo grande carrega 3,6 g de proteínas enquanto a gema do ovo possui 2,7 g de proteínas.

Obviamente, se tanto a clara quanto a gema dos ovos forem aproveitadas, o resultado será um teor proteico ainda mais elevado.

Além disso, o enxofre, que é encontrado nas gemas dos ovos, estimula o couro cabeludo e melhora o crescimento dos cabelos, enquanto a clara dos ovos possui proteínas cruciais para o fortalecimento, a suavidade e o aspecto sedoso dos fios.

Ela completou dizendo que as gemas dos ovos são dotadas de propriedades emolientes que também ajudam a deixar os cabelos fortes e sedosos.

A clara do ovo para os cabelos oleosos

Ainda de acordo com a especialista, diferentes tipos de cabelos se beneficiam mais com determinada parte dos ovos. Segundo ela, os cabelos oleosos se dão bem com a utilização de apenas a clara de ovo porque o componente auxilia gentilmente a limpar o excesso de óleo do couro cabeludo e dos fios.

Isso acontece porque a clara do ovo é carregada de enzimas que contribuem justamente com a limpeza dos cabelos e dos couros cabeludos. Ela é recomendada não somente para quem tem cabelos oleosos, mas também para aqueles que possuem acúmulo de produtos nos fios.

A especialista Fern Olivia relatou que ao utilizar a máscara apenas com a clara de ovo no cabelo percebeu uma grande melhoria na qualidade dos seus fios e notou que seus cabelos foram suavizados.

Segundo ela, a utilização dos ovos nos fios também acrescentou volume e proporcionou aos cabelos um brilho saudável.

Entretanto, como cada pessoa tem um cabelo diferente, com suas próprias características e necessidades, não podemos garantir que os resultados experimentados por Olivia possam ser observados por todo mundo. Assim, converse com um dermatologista a respeito do uso apropriado da clara de ovo no cabelo.

Lembrando que os cabelos que vão de secos a normais se beneficiam das gemas dos ovos.

Outros efeitos para os cabelos associados aos ovos

Os aminoácidos (constituintes das proteínas) encontrados nos ovos podem ajudar a suavizar os folículos, nutrir o couro cabeludo, hidratar e a combater os efeitos de produtos tóxicos, da poluição do meio ambiente e do calor (passado aos cabelos com o uso de equipamentos como escova e chapinha, por exemplo).

Por outro lado – os ovos não podem ser utilizados por muito tempo e nem com muita frequência nos fios dos cabelos

A mistura com ovos para passar nos cabelos não deve permanecer nos fios por mais do que 20 minutos. Como o alimento contém muitas proteínas, deixá-lo por períodos extensos nos cabelos pode fazer com que os fios ressequem.

Além disso, deve-se passar os ovos nos cabelos somente uma vez por mês, justamente pelo fato de se tratar de um intenso tratamento proteico, cuja utilização excessiva pode danificar os fios.

Para quem tem propensão a sofrer com o ressecamento dos cabelos, recomenda-se passar um condicionador leave-in nos fios no final do processo de aplicação dos ovos nos cabelos.

Você já tinha ouvido falar algo sobre a utilização da clara de ovo no cabelo? Tem curiosidade de experimentar? Alguém que você conhece teve bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*