Leite Faz Mal Para o Estômago?

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

O leite faz parte das nossas vidas desde quando somos crianças, época em que os pais costumam dar um copo de leite quando os pequenos acordam e/ou antes deles irem para a cama dormir. E a bebida continua a fazer parte da nossa rotina, já que pode ser utilizada em diversas receitas como vitaminas e bolos e para acompanhar cereais e o café matinal.

Mas você já parou para pensar nos efeitos que a bebida pode trazer ao nosso organismo, em especial para o nosso estômago?

O leite faz mal para o estômago? 

Para quem sofre com intolerância à lactose, que é a incapacidade de digerir o açúcar do leite, é possível afirmar que o leite faz mal para o estômago.

Isso porque a dor de estômago é justamente um dos sintomas que as pessoas que sofrem com a condição podem experimentar ao ingerir a lactose presente no leite.

Perturbação estomacal/dor de estômago 

O leite pode neutralizar parte do excesso de ácido que causa uma perturbação estomacal e aliviar a dor de estômago. Por outro lado, se o problema tratar-se de uma dor de estômago causada por cólica, inchaço e indigestão, geralmente o que a ingestão de leite causa é a piora da condição.

O que define se a bebida pode auxiliar em relação à perturbação estomacal é quão eficiente o organismo de uma pessoa é para digerir a lactose. Para quem tem qualquer nível de intolerância ao açúcar do leite, a recomendação consiste em evitar a bebida quando apresentar o problema para se prevenir contra a piora da condição.

Já a BBC Brasil explicou que o leite já foi dito como uma bebida que pode diminuir a dor de estômago, porém, estudos mostraram que, por estimular a produção de ácido, o leite pode fazer com que a pessoa sinta dor novamente depois de um pequeno período de melhora.

Gastrite 

A gastrite é uma condição que afeta o estômago. Trata-se de uma inflamação, erosão ou infecção do revestimento do estômago, que pode ser aguda (que dura pouco tempo) ou crônica (que persiste durante meses ou anos).

Ela pode ser causada por uma bactéria conhecida pelo nome de Helicobacter pylori, por vírus, parasitas, fungos ou pelo refluxo da bile para dentro do estômago.

Quando existe um quadro de gastrite, a mucosa que protege a parede estomacal enfraquece e os sucos digestivos que são produzidos pelo estômago danificam o revestimento do próprio órgão.

Parte do tratamento da doença inclui evitar a ingestão de alimentos e bebidas que sejam capazes de causar mais irritação ao estômago. E segundo informações do Centro Médico da Universidade de Maryland nos Estados Unidos, as bebidas ácidas são um dos itens que causam irritação ao revestimento do estômago.

É possível, então, afirmar que o leite faz mal para o estômago de quem tem gastrite, visto que ele integra a lista de alimentos e bebidas que devem ser evitados pelos diagnosticados com a condição.

A justificativa é que especialistas acreditam que o cálcio e os aminoácidos encontrados na composição do leite causam um estímulo na liberação de produção de mais ácido, o que pode agravar o quadro da doença.

De acordo com a BBC Brasil em uma pesquisa realizada no ano de 1976, os participantes do estudo tiveram os seus estômagos esvaziados. Eles também receberam o leite por meio de uma sonda e, depois de uma hora, o conteúdo de seus estômagos foram retirados para que pudesse ser medida a quantidade de ácido gástrico que foi produzida.

O resultado? Os pesquisadores responsáveis pelo experimento descobriram que a bebida causou uma elevação na secreção de ácido gástrico três horas depois de ter sido consumida pelos voluntários.

Porém, a relação entre o leite e a gastrite nem sempre foi de afastamento. Durante certo tempo, médicos costumavam recomendar aos seus pacientes com úlcera e gastrite que tomassem leite como forma de revestir o estômago e contribuir com o bloqueio dos efeitos dos ácidos.

Entretanto, essa prática parece ter ficado no passado, pois hoje em dia acredita-se que a bebida não deve ser utilizada para amenizar a dor gástrica porque mesmo que ela traga um alívio instantâneo, logo em seguida resulta em um piora do quadro de gastrite do paciente.

Para quem sofre com a gastrite, vale a pena conversar com o seu médico a respeito do consumo do leite e verificar com ele com que frequência e quantidade ele pode ser consumido, tendo em vista o seu caso em particular.

Então eu devo parar de tomar leite? 

A não ser que você sofra com algum tipo de doença ou condição que exija parar ou evitar o consumo da bebida, não necessariamente, até porque ela é fonte de importantes nutrientes para o organismo como proteínas e cálcio.

O consumo de leite faz mal para o estômago de quem sofre com as condições que citamos acima, sim, mas deixar de tomar leite também pode atrapalhar o fornecimento de nutrientes como vitamina D e vitamina B2 para quaisquer pessoas.

Você já tinha ouvido falar que o leite faz mal para o estômago de certas pessoas? Você já sentiu esse tipo de problema ao tomar a bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 4,42 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário