Lentilha Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 09/12/2019

A lentilha é rica em fibras, contém pouca gordura e oferece poucas calorias por porção. Afirmar que a lentilha emagrece não é nenhuma loucura, já que a grande quantidade de fibras na lentilha pode melhorar a saciedade e te ajudar a se sentir cheio por horas. No entanto, é preciso tomar cuidado com a quantidade diária ingerida, pois em exagero, a lentilha engorda como qualquer outro alimento.

Calorias e Gordura

Você pode adicionar lentilha à sua dieta sem se sentir culpado. Quer você esteja cortando calorias, gordura ou os dois, a lentilha se encaixa perfeitamente nas exigências da sua dieta. Uma porção de meia xícara de lentilha cozida contém cerca de 115 calorias. A mesma porção tem menos de 0,5 gramas de gordura, fazendo dela uma boa opção de alimento com pouca gordura.

Proteína

A lentilha é rica em proteína e contém menos gordura e calorias do que proteínas animais. Uma porção de meia xícara de lentilha cozida oferece cerca de 9 gramas de proteína, o que ajuda a criar tecido muscular magro. Embora a lentilha seja rica em proteína, a proteína é incompleta.

Isso quer dizer que a lentilha não oferece todos os 20 aminoácidos essenciais que o corpo precisa. Para conseguir todos os aminoácidos que você precisa, coma outras proteínas vegetais, incluindo feijão, arroz integral ou feijão fradinho durante o dia. Você não tem que comer proteínas incompletas juntas na mesma refeição. 

Fibras

Alimentos ricos em fibras, incluindo lentilha, levam mais tempo para mastigar, o que dá ao seu corpo mais tempo para registrar que ele está cheio, assim você tem menos probabilidade de comer demais. As fibras também ficam no seu estômago por um tempo, te mantendo cheio.

Você pode notar que se sente satisfeito por horas após comer lentilhas e tem menos vontade de fazer lanches. Adicionar uma porção de lentilha ao seu jantar coloca quase 8 gramas de fibras na sua dieta, o que contribui para a recomendação diária de 21 a 38 gramas. 

Baixo Valor Glicêmico

Outro grande benefício de incorporar a lentilha e outros feijões à sua dieta é que eles oferecem um valor glicêmico baixo. A tradução? Eles causam menos picos nos níveis de açúcar no sangue, que são associados a calorias vazias, pouca energia e mais fome.

Consumir muitos alimentos altamente glicêmicos causa picos constantes no açúcar do sangue, o que eventualmente leva a ganho de peso. A lentilha ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue constantes. 

Sugestões de Cozimento

Cozinhar suas lentilhas em água as mantêm com poucas gorduras e calorias, mas você pode achar o sabor enfadonho e sem graça. Cozinhe-as com caldo de galinha ou vegetais com pouco sódio para adicionar mais sabor. A lentilha possui diversas variedades, mas as mais comuns são a marrom, verde e vermelha.

A lentilha marrom pode ficar mole demais quando você a cozinha. Deixe-as para fazer sopas ou adicione ao seu cozido. A lentilha verde tem um sabor rico e mantém sua forma após o cozimento. Mantenha a lentilha quente, tempere e sirva com peito de frango grelhado. Você também pode esfriar a lentilha verde e colocá-la na sua salada. A lentilha vermelha cozinha rapidamente e tem um sabor suave.

Essa lentilha pode perder sua forma e cor, então você deve deixá-la para receitas indianas. Você também pode fazer um purê de lentilhas e adicioná-la em receitas, como almôndegas. 

Conveniente

Por fim, lentilha e feijões similares oferecem benefícios de nutrição, perda de peso e anti-idade de uma forma que é conveniente. Frequentemente não é o bastante saber o que comer como parte de uma dieta que te ajudará a perder peso, mas também ser capaz de comprar e preparar esses alimentos de forma conveniente.

A lentilha está disponível em praticamente todos os supermercados, não é cara e é versátil. Uma busca na internet por receitas de lentilha oferece milhares de opções saborosas para incluí-la na sua dieta. Talvez você queira criar uma sopa morna e saborosa para noites frias ou uma salada para o verão, que utilize lentilha. Há muitas opções saborosas disponíveis para você.

A lentilha engorda?

Como você viu, o consumo de lentilha está associado a dietas de emagrecimento. No entanto, se você consumir grandes quantidades, como 2 xícaras por dia,a lentilha engorda como qualquer outro alimento calórico, já que estará adicionando 460 calorias a sua dieta. Vale ressaltar que o consumo nesta quantidade é muito improvável e incomum.

A maneira mais provável em que a lentilha engorda é no caso de você adicionar pedaços de bacon e ou muita gordura durante o preparo. Nesse caso, você não estará simplesmente comendo lentilhas e sim lentilhas com gordura. É possível que somente uma xícara de lentilhas tenha mais de 500 calorias neste versão com gordura.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você tem o costume de consumir lentilhas? Se sim, de que forma você as prepara? Compartilhe nos comentários abaixo suas preferências!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média: 3,77 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Lentilha Engorda ou Emagrece?”