Levantar Peso Conforme a Pessoa Envelhece Pode Diminuir em 46% Seu Risco de Morte Prematura

Especialista da área:
atualizado em 14/01/2020

O segredo para ter uma vida mais longa pode ser uma barra com pesos: o treinamento de força reduz o risco de morte conforme você vai envelhecendo, concluiu um novo estudo realizado pela Penn State College of Medicine.

  Continua Depois da Publicidade  

Os pesquisadores entrevistaram pessoas com 65 anos de idade ou mais, e perguntaram a respeito dos seus hábitos de exercício e idade. Em seguida, acompanharam estas pessoas por 15 anos. Quase um terço dos entrevistados faleceu durante o decorrer da pesquisa.

Menos de 10% das pessoas pesquisadas praticavam treinamentos de força, mas aqueles poucos escolhidos eram 46% menos propensos a morrer durante a pesquisa em relação àqueles que não treinavam.

Pode parecer óbvio que pessoas mais velhas que levantam peso estejam mais saudáveis, mas mesmo após analisar o IMC (índice de massa corporal), as condições crônicas como diabetes e hipertensão, e os hábitos como atividade física, beber e fumar, o levantamento de peso ainda estava ligado a um risco de morte 19% menor.

“O treinamento de força pode mantê-lo ativo e independente durante seus anos dourados”, disse a autora da pesquisa Jennifer Kraschnewski, já que ele não apenas fortalece seus músculos, mas resulta em uma melhor resistência e equilíbrio, além de aumentar a sua densidade óssea.

Juntos, esses fatores reduzem o risco de quedas e fraturas, que são as causas principais de incapacidade das pessoas mais velhas.

Além disso, você irá queimar mais calorias durante o resto do dia apenas por ter uma maior massa muscular, o que ajuda a manter o peso saudável, disso a Dra. Kraschnewski.

Sendo assim, se você já anda levantando peso, não os aposente tão cedo.

Agora, se você quer começar, o treino de força pode ser seguro para todas as pessoas, mas se estiver com mais de 65 anos de idade e for inativo, fale com o seu médico sobre todas as precauções especiais que você deve tomar.

Considere contratar um personal trainer para criar um programa especial para você, e nunca pense que a sua idade irá fazer com que não treine.

  Continua Depois da Publicidade  

“Os adultos mais velhos têm a capacidade de atingir a força semelhante àqueles que são décadas mais jovens ao sem envolverem em rotinas de treinamento simples,” disse a Dra. Kraschnewski.

Você já tem o costume saudável de praticar a musculação com frequência? Acredita que pode aumentar essa frequência para trazer mais benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Levantar Peso Conforme a Pessoa Envelhece Pode Diminuir em 46% Seu Risco de Morte Prematura”

  1. Tenho 44 anos e estou treinando musculação à 3 meses, cada dia que passa sinto um bem estar e uma auto-estima maior.
    Sigo as dicas do Mundo Boa Forma a qual são de extrema importância para um treinamento seguro e saudável.
    Parabéns Mundo Boa Forma!