Levantar Peso Conforme a Pessoa Envelhece Pode Diminuir em 46% Seu Risco de Morte Prematura

Especialista:
atualizado em 14/01/2020

O segredo para ter uma vida mais longa pode ser uma barra com pesos: o treinamento de força reduz o risco de morte conforme você vai envelhecendo, concluiu um novo estudo realizado pela Penn State College of Medicine.

Os pesquisadores entrevistaram pessoas com 65 anos de idade ou mais, e perguntaram a respeito dos seus hábitos de exercício e idade. Em seguida, acompanharam estas pessoas por 15 anos. Quase um terço dos entrevistados faleceu durante o decorrer da pesquisa.

Menos de 10% das pessoas pesquisadas praticavam treinamentos de força, mas aqueles poucos escolhidos eram 46% menos propensos a morrer durante a pesquisa em relação àqueles que não treinavam.

Pode parecer óbvio que pessoas mais velhas que levantam peso estejam mais saudáveis, mas mesmo após analisar o IMC (índice de massa corporal), as condições crônicas como diabetes e hipertensão, e os hábitos como atividade física, beber e fumar, o levantamento de peso ainda estava ligado a um risco de morte 19% menor.

“O treinamento de força pode mantê-lo ativo e independente durante seus anos dourados”, disse a autora da pesquisa Jennifer Kraschnewski, já que ele não apenas fortalece seus músculos, mas resulta em uma melhor resistência e equilíbrio, além de aumentar a sua densidade óssea.

Juntos, esses fatores reduzem o risco de quedas e fraturas, que são as causas principais de incapacidade das pessoas mais velhas.

Além disso, você irá queimar mais calorias durante o resto do dia apenas por ter uma maior massa muscular, o que ajuda a manter o peso saudável, disso a Dra. Kraschnewski.

Sendo assim, se você já anda levantando peso, não os aposente tão cedo.

Agora, se você quer começar, o treino de força pode ser seguro para todas as pessoas, mas se estiver com mais de 65 anos de idade e for inativo, fale com o seu médico sobre todas as precauções especiais que você deve tomar.

Considere contratar um personal trainer para criar um programa especial para você, e nunca pense que a sua idade irá fazer com que não treine.

“Os adultos mais velhos têm a capacidade de atingir a força semelhante àqueles que são décadas mais jovens ao sem envolverem em rotinas de treinamento simples,” disse a Dra. Kraschnewski.

Você já tem o costume saudável de praticar a musculação com frequência? Acredita que pode aumentar essa frequência para trazer mais benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

1 comentário em “Levantar Peso Conforme a Pessoa Envelhece Pode Diminuir em 46% Seu Risco de Morte Prematura”

  1. Tenho 44 anos e estou treinando musculação à 3 meses, cada dia que passa sinto um bem estar e uma auto-estima maior.
    Sigo as dicas do Mundo Boa Forma a qual são de extrema importância para um treinamento seguro e saudável.
    Parabéns Mundo Boa Forma!