10 benefícios de tomar água com limão todos os dias

Especialista da área:
atualizado em 24/07/2021

Tomar água com limão tem se tornado quase uma obrigação para quem está fazendo dieta para emagrecer. Diz-se que ela ajuda na digestão e é extremamente detox, além de ter muitos outros benefícios associados.

  Continua Depois da Publicidade  

Você descobrirá a seguir quais são os melhores benefícios de tornar água com limão todos os dias para que você possa tornar isso um hábito que vale muito a pena ser incorporado no seu dia a dia.

Antes porém, vale lembrar que outros alimentos incríveis também podem ser associados à água com limão para potencializar seus benefícios. É o caso do gengibre que, além de ter propriedades termogênicas e diuréticas, auxilia na perda de peso, combate a azia e gases intestinais, atua como antioxidante e anti-inflamatório, dentre outros muitos benefícios para a saúde. Você precisa saber mais sobre a água de limão com gengibre.

Tomar um belo copo de água com limão pelas manhãs já tem sua eficácia mais do que comprovada, mas há quem diga que tomá-la antes de dormir fará até melhor. Então aproveite e veja se tomar água com limão antes de dormir faz bem ou mal para a saúde.

agua com limao

As vantagens de tomar água com limão não são poucas e a tentação de substituir quase todo o líquido que você ingere no dia a dia por água com limão é grande. Mas não faça isso! Aprenda o jeito correto de tomar água com limão para obter os melhores resultados. Você vai descobrir a melhor temperatura da água, os horários e como deve fazer essa água aromatizada.

Água morna com limão de manhã ajuda a começar o processo de digestão para o dia. De acordo com a filosofia Ayurveda, as escolhas que você faz na sua rotina diária podem criar barreiras ao aparecimento de doenças ou até mesmo curá-las por completo.

Portanto, podemos afirmar que além da água com limão ajudar a emagrecer, ela também promove muitos outros benefícios do limão que são conhecidos há séculos.

Como fazer

Você deve usar água potável e ela deve estar morna, não quente. Você deve evitar água gelada. Sempre use limão fresco, se possível orgânico, nunca suco de limão em garrafa. Esprema meio limão em cada copo e beba assim que acordar, antes de comer qualquer coisa ou se exercitar.

10 Benefícios de beber água com limão toda manhã

suco de limão com casca

1. Ajuda na digestão

O suco de limão elimina resíduos e toxinas do corpo. Sua composição é similar à saliva e ao ácido clorídrico, que atuam na digestão. Ele ajuda na produção de bile pelo fígado, que é um ácido necessário para a digestão. As qualidades digestivas do limão ajudam a aliviar sintomas de indigestão, como queimação e inchaço.

Aliás, a água com limão pode ser usada como um leve laxante pela manhã, para estimular o sistema digestivo, evitando assim problemas como a prisão de ventre. Segundo a medicina Ayurveda, o sabor azedo do limão é o responsável por esse estímulo que promove a digestão facilitada dos alimentos e evita o acúmulo de toxinas no corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Limpa seu organismo e é diurético

O suco de limão ajuda a eliminar materiais indesejáveis em parte porque o limão tem efeito diurético. Assim, as toxinas são eliminadas mais rápido, o que ajuda a manter seu trato urinário saudável. O ácido cítrico do limão ajuda a maximizar a função de enzimas, o que estimula o fígado e ajuda na desintoxicação, e pode até mesmo ajudar a combater pedra nos rins.

3. Melhora seu sistema imune

O limão é rico em vitamina C e saponinas, que são ótimos para combater gripes e resfriados, além de fortalecer o sistema imunológico. O ácido ascórbico (vitamina C) encontrado no limão promove efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.

Uma possível explicação para isso é que a vitamina C, abundante no limão, pode elevar a produção de glóbulos brancos, que são indispensáveis para o sistema de defesa do organismo.

Além disso, o limão é rico em potássio, que estimula funções cerebrais e nervosas. O potássio também ajuda a controlar a pressão arterial.

fatias de limão

4. Ajuda a equilibrar os níveis de pH

O limão é um dos alimentos mais alcalinizantes para o corpo. Claro, ele é ácido por si só, mas dentro do nosso organismo, ele é alcalino, pois o ácido cítrico não cria acidez no corpo uma vez que tenha sido metabolizado.

Beber água com limão regularmente pode ajudar a remover a acidez do corpo, incluindo ácido úrico, que é uma das principais causas de dor e inflamação nas juntas.

Acredita-se que beber água morna com limão logo pela manhã ajuda a regular os níveis de pH do corpo, propiciando um ambiente menos favorável para bactérias, vírus e células cancerígenas, por exemplo.

No entanto, é preciso ter cuidado com essa promessa de alteração do pH porque o nosso organismo já é programado para não sofrer grandes variações de pH no sangue. Se isso acontecer, é preciso investigar a causa, que pode ser uma condição de saúde chamada de acidose metabólica.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Ajuda a limpar a pele

A vitamina C, assim como outros antioxidantes, ajuda a diminuir sinais de expressão e manchas, pois atua no combate aos danos causados por radicais livres. A vitamina C é vital para uma pele saudável, enquanto sua natureza alcalina mata alguns tipos de bactérias conhecidas por causarem acne.

A vitamina C, contida no limão, ajuda a rejuvenescer a pele de dentro pra fora, uma vez que está envolvida na síntese do colágeno, uma proteína essencial para manter a pele firme e saudável. 

Outros compostos antioxidantes presentes no limão são os flavonóides, que são associados a uma melhor circulação sanguínea e a maior sensibilidade à insulina. Uma publicação de 2003 da revista científica Life Sciences mostra que os flavonoides encontrados no limão reduzem o estresse oxidativo e os danos celulares em animais. Em humanos, o controle dos danos celulares ajuda a prevenir doenças e evitar sinais de envelhecimento precoce na pele. 

6. Fornece energia e melhora seu humor

A energia que uma pessoa recebe dos alimentos vem dos seus átomos e moléculas. Uma reação ocorre quando íons positivos entram no trato digestivo e interagem com as enzimas negativas. O limão é um dos poucos alimentos que contém mais íons negativos, oferecendo mais energia ao seu corpo quando entra no trato digestivo.

Na aromaterapia, o aroma do limão também contém propriedades energizantes e que melhoram o humor. O aroma de suco de limão pode melhorar seu humor e ajudar a limpar sua mente.

Além disso, o limão também pode ajudar a reduzir a ansiedade e a depressão, pois há uma possível relação que vem sendo estudada sobre o funcionamento adequado do intestino e a síntese de neurotransmissores essenciais – como a serotonina – para a regulação do humor.

A presença de minerais como o potássio, o fósforo, o magnésio e o cálcio também é essencial para que ocorram várias reações metabólicas indispensáveis para preservar diversas funções celulares e nervosas importantes para a saúde do cérebro.

casal feliz

7. Promove a cicatrização

O ácido ascórbico (vitamina C), encontrado em abundância no limão, promove a cicatrização de ferimentos, e é um nutriente essencial na manutenção de ossos, tecidos conjuntivos e cartilagens saudáveis.

Além disso, como a vitamina C estimula a produção de colágeno, as células da pele danificadas são mais rapidamente substituídas por células novas, mais jovens e saudáveis, e tudo isso colabora para uma cicatrização mais rápida e para a formação de cicatrizes menos perceptíveis.

8. Refresca o hálito

Além de refrescar o hálito, o limão é conhecido por ajudar a aliviar dor de dente e gengivite. Mas esteja ciente de que o ácido cítrico pode danificar o esmalte dos dentes. Então você pode enxaguar sua boca com água potável depois de beber sua água com limão.

Porém, se você optar por escovar os dentes, o ideal é que seja feito antes de consumir a bebida, ou cerca de 30 minutos a 1 hora depois, para evitar o desgaste no esmalte dos dentes.

Se você quer evitar o mau hálito, beba um copo de água com limão logo pela manhã e depois das refeições principais.

O aroma do limão é capaz de disfarçar até mesmo cheiros fortes como o cheiro de alho, peixe ou cebola. Isso se deve ao fato de que o limão estimula a produção de saliva e beber a água com limão evita que a boca fique seca, o que também evita o mau hálito.

9. Hidrata seu corpo

Água morna e limão ajudam o sistema imune ao hidratar e repor fluidos perdidos pelo seu corpo. Quando seu corpo está desidratado, você pode sentir os efeitos, que incluem cansaço, lentidão, baixa imunidade, prisão de ventre, alterações na pressão arterial, insônia, falta de claridade mental e estresse.

Tomar bastante água durante o dia tem praticamente o mesmo efeito, mas para algumas pessoas é mais fácil beber água se ela for aromatizada ou saborizada, como é o caso da água com limão. Então, se isso for te ajudar a se hidratar melhor, vá em frente.

10. Ajuda na perda de peso

O limão contém muita pectina, uma fibra que ajuda a combater a fome. Mas para que a pectina seja ingerida, é preciso usar toda a polpa do limão e inclusive aquela parte branca embaixo da casca da fruta, pois é ali que se encontram as fibras.

Já os compostos antioxidantes presentes na água com limão também podem ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue além de melhorar a resistência à insulina. Uma regulação adequada dos níveis de açúcar é excelente para prevenir doenças como a diabetes do tipo 2 e a obesidade, e para evitar o acúmulo de gordura e, assim, contribuir para a perda de peso.

mulher feliz com a balança

Conclusão

O maior benefício de tomar água com limão todos os dias é sem dúvidas a hidratação do corpo. Adicionar limão na água pode te estimular a beber mais água, o que é ótimo para manter a hidratação e a boa disposição, especialmente pela manhã quando o corpo se encontra menos hidratado.

Os outros benefícios da água com limão estão diretamente relacionados aos nutrientes do fruto, que ajudam a desintoxicar o corpo, a promover a perda de peso e a fortalecer o sistema imunológico.

Apesar de não existirem ainda muitas pesquisas sobre os benefícios de beber água com limão para a saúde, é certo que isso não te fará mal. Pelo contrário, o hábito de beber água com limão todos os dias é uma forma bem simples de obter mais nutrientes e de se hidratar melhor.

Vídeos

Fontes e referências adicionais

Você costuma beber água com limão toda manhã? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (381 votos, média 3,99)
Loading...

Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

100 comentários em “10 benefícios de tomar água com limão todos os dias”

  1. Minha nutricionista passou pra mim tomar água com limão de manhã com 15 gotas de propolpara melhorar a imunidade.

    Responder
  2. Meu marido tem saúde de ferro. Consumia dois limões 3x ao dia puro sem água sem açúcar 15 minutos antes ou depois das refeições = 6 limões ao dia. Agora consome um por dia porque emagreceu muito, se ele fosse gordinho iria continuar com os 6, Toma também Cloreto Dimalato e Coenzima q10. SAÚDE É TUDO.

    Responder
  3. Boa noite,estou com gordura no fígado grau 2 o limão com água morna de manhã em jejum pode me ajuda a diminuir a gordura.

    Responder
  4. Eu tomo todos os Dias em jejum um copo com meio limão amarelo e melhorei muito minha digestão e acidez estomacal….eu recomendo!!!!

    Responder
  5. Congelei suco de limao rosa e coloco 2 pedras num copo de agua e tomo todos os dias. Há alguma restrição a esse procedimento?

    Responder
  6. Olá, se eu tomar de manhã a água morna com limão, e se durante o dia eu tomar água gelada com limão , será que vai ser muito pró meu organismo?

    Responder
    • O ideal mesmo é tomar pela manhã em jejum, com água morna. Mas não vai fazer mal se não for em excesso.

      Responder