Propriedades dos Alimentos

Limão corta gordura dos alimentos mesmo? Como age?

Publicado por
Dra. Esther Costa

Receitas milagrosas para emagrecimento, como usar o limão para cortar a gordura dos alimentos, surgem todos os dias na internet.

Mas será que, neste caso, existe algum fundo de verdade? Ou melhor, será que o limão pode ajudar de alguma forma na queima de gorduras, ou mesmo na melhora da saúde?

continua depois da publicidade

No artigo que segue, iremos responder a estas e outras possíveis perguntas, além de trazer algumas dicas simples que podem potencializar a queima de gorduras e a perda de peso.

Veja também: 10 benefícios de tomar água com limão todos os dias

O limão corta a gordura dos alimentos?

O limão estimula a liberação de substâncias específicas que potencializam a digestão.

O limão, por ser uma fruta ácida e de baixo teor calórico, frequentemente é visto como um ingrediente milagroso para o emagrecimento.

Mas, apesar dos seus inúmeros benefícios, que conheceremos com mais detalhes no próximo tópico, o limão não corta a gordura dos alimentos.

continua depois da publicidade

E o mesmo ocorre com outra informação bastante difundida, a de que ele diminui a absorção de gorduras pelo organismo. Ou seja, o limão não afeta nem a absorção, nem a estrutura da gordura dos alimentos.

Aproveite e conheça todos os benefícios do limão.

Qual o efeito do limão na gordura?

Apesar de o limão não cortar a gordura dos alimentos e nem diminuir a sua absorção, ele tem um efeito na digestão desse nutriente.

O que ocorre é que o limão, quando chega no sistema gástrico, estimula a liberação de substâncias específicas, que potencializam a digestão.

Mas qual seria o efeito prático disso?

continua depois da publicidade

Uma vez no intestino, o limão estimula a secreção de uma substância chamada secretina.

Por sua vez, a secretina estimula a atividade do fígado, que libera a bile e quebra as moléculas de gordura.

Assim, o corpo consegue digerir e absorver melhor as gorduras, ou melhor dizendo, os ácidos graxos.

Desta forma, o limão poderia ajudar a diminuir os sintomas da não-absorção de gorduras, ou do excesso delas na alimentação. Esses sintomas são:

  • Diarreia
  • Fezes amareladas
  • Dor abdominal

Propriedades do limão

Os efeitos do limão não se resumem apenas a digestão e a absorção das gorduras. Esse alimento é rico em nutrientes importantíssimos para a saúde, e pode trazer benefícios, como:

continua depois da publicidade

1. Antioxidante

O limão é uma fruta rica em compostos antioxidantes, como o limoneno e a vitamina C, que contribuem para a neutralização dos radicais livres.

Desta forma, o consumo de limão pode ajudar no combate ao estresse oxidativo e ao envelhecimento precoce da pele.

2. Anti-inflamatório e mantém a imunidade

Esses mesmos antioxidantes também atuam na regulação da resposta imunológica, através de duas ações:

  • Participa da produção de células do sistema imune e ajuda a mantê-lo em funcionamento
  • Evita reações exageradas, como as que ocorrem na inflamação

3. Estimula a produção de colágeno

A vitamina C é um composto de extrema importância para a produção do colágeno, e por isso contribui para a saúde da pele e das mucosas.

Mas isso não quer dizer que você deva passar o limão ou o seu suco diretamente na pele, já que isso pode causar queimaduras.

O ideal é incluir frutos cítricos na dieta, juntamente com outros nutrientes essenciais para a saúde.

4. Combate à anemia

A vitamina C presente no limão ajuda o organismo a absorver melhor o ferro não-heme, um mineral essencial para a produção de células do sangue. O ferro não-heme é o tipo de ferro encontrado em fontes vegetais como legumes, grãos e vegetais folhosos. 

Por isso, incluir o limão na dieta, associado a fontes de ferro, contribui para o tratamento e a prevenção da anemia.

5. Diurético leve

Outro efeito do limão na saúde é a sua atividade diurética leve, ajudando na eliminação de urina e combatendo a retenção de líquidos.

Assim, ele pode ajudar, por exemplo, nos desconfortos causados pelo acúmulo de líquidos que ocorre durante o ciclo menstrual.

6. Melhora a pressão arterial

Os efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios do limão também podem ajudar a manter a saúde do coração e dos vasos sanguíneos, e consequentemente contribui para a diminuição da pressão arterial.

Por isso, o consumo dessa fruta é recomendável para pessoas que sofrem de hipertensão e outras doenças cardiovasculares.

Formas de queimar a gordura

Beba ao menos dois litros de água por dia para manter a hidratação e a sensação de saciedade

Queimar gorduras e perder peso pode parecer uma tarefa difícil, e muitos procuram uma solução mágica para lidar com o problema. Entretanto, essas soluções mágicas não existem, e acabam causando grandes frustrações.

Assim, como vimos, o limão não faz o milagre que normalmente vemos em textos de internet. Mas isso não quer dizer que não existam soluções simples para perder os quilinhos extras.

Por isso, separamos algumas dicas que podem não parecer, à primeira vista, efetivas, mas que irão contribuir para a perda de peso e para a melhora da saúde:

  • Evite tomar refrigerantes ou outras bebidas calóricas durante as refeições. Essas “calorias líquidas” acabam enganando nosso cérebro, e acabamos consumindo mais do que o recomendável
  • Tente fazer ao menos meia hora de exercício, três vezes por semana. Isso não irá queimar muitas calorias, mas ajuda na liberação de endorfinas e na melhora da saúde geral
  • Beba ao menos dois litros de água por dia. Além de manter a hidratação, a água aumenta a sensação de saciedade
  • Durma bem, pois o sono é essencial para manter nosso metabolismo funcionando corretamente
  • Tente incluir fibras alimentares na dieta, já que elas também aumentam a sensação de saciedade, além de melhorarem o funcionamento intestinal

Assim, com pequenos passos, é possível conseguir um estilo de vida mais saudável, e perder a gordurinha extra que, com os anos, vão se acumulando.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia os efeitos do limão na digestão das gorduras? Costuma incluir essa fruta em sua dieta? Comente abaixo!

5 de 5 (1 Votes)
Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Dra. Esther Costa