Benefícios do Limão – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 14/08/2020

Propriedades diuréticas, ajuda ao sistema imunológico e na perda de peso: conheça todos os benefícios do limão, como usar e dicas de receitas.

O limão é uma fruta cítrica pequena e pode ser encontrado em diversas variedades, todas muito ricas em sabor – aproveite para conhecer os tipos de limão e seus benefícios.

Há muitos benefícios do limão para a saúde e boa forma, já que ele contém muitas vitaminas e minerais, trazendo benefícios à saúde e à beleza, agindo na luta contra os radicais livres e a rejuvenescer.

Entre outros benefícios, o limão também serve como antibactericida e antiviral, ajuda na digestão, combate vermes, ajuda no combate ao estresse, à ansiedade e a depressão.

Veja abaixo o vídeo da nossa nutricionista falando sobre as propriedades do limão e siga lendo o artigo a seguir.

Propriedades e benefícios do limão – Para que serve

Vamos conhecer agora as principais propriedades do limão para saúde e boa forma.

1. Propriedades antioxidantes

Os limões contêm compostos flavonoides que têm propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Rico em vitamina C, um dos antioxidantes mais importantes na natureza, ele ajuda a combater os radicais livres.

Pesquisas recentes apontam as propriedades da casca do limão na ajuda a erradicar toxinas do nosso organismo, porque ela contém flavonoides e limonoide, os agentes responsáveis por este benefício.

2. Ajuda na prevenção de doenças cardíacas e pressão alta

Tomar suco de limão é benéfico para pessoas que sofrem de problemas cardíacos porque ele contém potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial elevada e os sintomas que ela causa, como tonturas e náuseas.

Além disso o suco de limão proporciona uma sensação calmante, e por isso é também utilizado para reduzir o estresse mental e a depressão.

Existem também benefícios do limão para o coração pelo fato de conter vitamina C, um combatente natural dos radicais livres.

Além disso o limão contribui para a boa saúde do cérebro, especialmente no caso de idosos, conforme pesquisa publicada na revista Stroke.

3. Ajuda para o sistema imunológico

A vitamina C também é vital para fortalecer o sistema imunológico, protegendo o organismo contra resfriados, gripes e infecções de ouvido recorrentes.

4. Possível coadjuvante para controle do colesterol LDL

Alguns estudos indicam que o limão faz parte de uma categoria de alimentos que são benéficos no controle do colesterol do nosso organismo por conta dos flavonoides encontrados na sua casca.

Dessa forma, em um estudo do International Journal of Humanities and Social Science, cientistas relataram que os indivíduos que consomem suco de limão diariamente apresentaram uma queda significativa em seu LDL, ou “mau colesterol”.

5. Bom para problemas digestivos

Há ainda benefícios do limão para as pessoas que sofrem de dor de estômago e problemas digestivos como diarreia ou constipação. Assim, adotar a ingestão de um copo de suco limão puro pela manhã pode ajudar neste sentido.

6. Ajuda na perda de peso

Entre os benefícios de tomar água com limão todos os dias, parece estar a ajuda na perda de peso. Especialistas também defendem o consumo da água com limão porque hidrata o corpo, além de evitar o consumo de outras bebidas mais calóricas.

Além disso o suco de limão é um bom coadjuvante para a redução de peso dada a grande quantidade de fibra pectina, que auxilia o organismo a lidar com a gula. Veja também os benefícios do limão em jejum para boa forma e saúde e entenda se limão emagrece mesmo.

7. Diurético natural, pode ajudar a tratar pedras nos rins

O suco de limão pode evitar infecções do trato urinário porque é um diurético natural, que aumenta a produção de urina e a frequência com que se vai ao banheiro. Portanto, elimina rapidamente as bactérias que podem causar infecções no trato urinário.

Além disso um estudo publicado em 2007 na BMC Urology relacionou o consumo de suco de limão à proteção contra formação de pedras nos rins.

8. Saúde oral

Suas propriedades antibacterianas favorecem a eliminação das bactérias causadoras do mau hálito. Ele também pode diminuir a dor de dente e tratar sangramentos e inflamações provenientes de doenças bucais como a gengivite.

O limão também é um agente de branqueamento natural dos dentes e ajuda no seu clareamento. No entanto, é preciso ter o cuidado de fazer gargarejo com água após a ingestão de limão para evitar danos ao esmalte do dente.

9. Benefícios do limão para a pele e os cabelos

O suco do limão é um antisséptico natural e suas propriedades podem atuar contra diversos problemas relacionados com a pele.

Dessa maneira ele pode ser utilizado para reduzir a dor de queimadura do sol e ajudar a aliviar a dor por picadas de abelhas. O suco também pode ser aplicado na pele para o tratamento de acne e eczema.

A vitamina C, abundante no limão, também pode curar tecidos danificados, clarear manchas escuras, evitar acne e manchas e ajudar a reduzir os danos do sol, prevenindo assim rugas e o envelhecimento precoce.

Além disso, quando aplicado no couro cabeludo, o suco de limão pode tratar a caspa, queda de cabelo e outros problemas relacionados com o cabelo e couro cabeludo. O suco de limão também pode dar um brilho natural quando aplicado diretamente sobre os fios.

cesta de limão

Como usar

O limão pode ser usado de várias maneiras, como suco, tempero para salada, adicionado em bebidas, em conservas, sopas e sobremesas. Que tal aprender como fazer suco de limão com casca, por exemplo, já que vimos que muitos nutrientes estão presentes nela?

No entanto, Ao consumir frutas cítricas como o limão, é importante não ficar restrito apenas ao suco. A polpa, a casca e até as sementes devem ser consumidas quando possível.

Uma pesquisa mostrou que 75 gramas de cítricos por dia (o equivalente a um limão Taiti médio), seria a quantidade mínima ideal a ser ingerida por aqueles que desejam garantir os benefícios da fruta para a saúde.

Outras opções são essas receitas de mousse de limão light e essas receitas de torta de limão fit para incrementar sua dieta.

Como comprar e armazenar

Um dos truques para encontrar um limão de qualidade é encontrar um que tenha pele fina e brilhante, visto que aqueles com cascas espessas terão menos polpa e, portanto, serão menos suculentos.

Escolha limões que são pesados ​​para seu tamanho e cuja casca tem uma textura fina. Os que têm cor mais amarelada serão menos ácidos do que os que têm cor verde. Rugas e manchas indicam que já está maduro demais.

Entretanto para mantê-los frescos e aproveitar os benefícios do limão por mais tempo, mantenha-os à temperatura ambiente, longe da exposição ao sol.

Se armazenados na geladeira, eles podem durar cerca de quatro semanas. O sumo de limão e as raspas da casca também podem ser armazenados para uso posterior.

Para guardá-los, coloque o suco de limão espremido na hora, em formas de gelo até congelar, depois coloque em sacos de plástico no congelador. Já as raspas de limão secas devem ser armazenadas em local fresco e seco, em um recipiente de vidro hermético.

Fontes e Referências Adicionais:

  1. Gharagozloo, Marjan, and Abbas Ghaderi. “Immunomodulatory effect of concentrated lime juice extract on activated human mononuclear cells.” Journal of ethnopharmacology 77.1 (2001): 85-90.
  2. Khaw, Kay-Tee, et al. “Relation between plasma ascorbic acid and mortality in men and women in EPIC-Norfolk prospective study: a prospective population study.” The lancet 357.9257 (2001): 657-663.
  3. Kurl, S., et al. “Plasma vitamin C modifies the association between hypertension and risk of stroke.” Stroke 33.6 (2002): 1568-1573.
  4. Ogata, Shin, et al. “Apoptosis induced by the flavonoid from lemon fruit (Citrus limon BURM. f.) and its metabolites in HL-60 cells.” Bioscience, biotechnology, and biochemistry 64.5 (2000): 1075-1078.
  5. Pattison, D. J., et al. “Vitamin C and the risk of developing inflammatory polyarthritis: prospective nested case-control study.” Annals of the rheumatic diseases 63.7 (2004): 843-847.
  6. Wood, M. “Citrus compound: ready to help your body.” Agricultural research (2005).
  7. The World’s Healthiest Foods.
  8. Touhami, Mohammed, et al. “Lemon juice has protective activity in a rat urolithiasis model.” BMC urology 7.1 (2007): 18.
  9. Peterson, Julia J., et al. “Flavanones in grapefruit, lemons, and limes: A compilation and review of the data from the analytical literature.” Journal of food composition and analysis 19 (2006): S74-S80.

Você já conhecia todos os benefícios do limão para a saúde e boa forma? Como utiliza a fruta na cozinha em seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (83 votos, média: 4,16 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

37 comentários em “Benefícios do Limão – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. nao tinha o habito de tomar água com Limáo ,mas depois de 8 meses estou tomando agua com limao de manha . tinha ,asia , acabou e melhorou em muitos sentidos muito boa mmatéria …

  2. Nunca tomar o suco puro pois o limão até chegar no estômago ele é extremamente acido e pode prejudicar o esôfago. Sempre tomar limão com água pois ele diluído temos os benefícios para saúde. Minha experiência com limão foi a desintoxicação e com ela eu me senti mais disposto e resfriados nunca mais. Graças a Deus.

  3. Eu tinha um problema muito sério de refluxo e um dia pesquisando na internet descobri que o suco de limão seria ótimo e assim há dois meses tomo o suco de um limão em jejum todo dia e estou me sentindo bem, graças a Deus.

  4. Muitas pessoas adoecem por falta de informação, pois não sabem que muitas dores são causadas por uma má alimentação e outras não sabem que a cura de muitas doenças estão na própria natureza, tai a dica do limão ajuda a prevenir e a combater várias doenças.

  5. Tomo o suco puro de tres limões em jejum durante dez dias ..paro e depois de dez dias tomo de novo…fui curada de reumatismo infeccioso no sangue…só que quem tem anemia diabetes ou outros problemas tem que
    passar pelo médico…l

  6. Primeiro entrei no site para analisar os beneficios, agora vou começar a tomar e verificar. Fiquei bem empolgado.