Limão na gravidez faz mal?

Especialista da área:
atualizado em 23/12/2021

As frutas cítricas em geral podem ser consumidas na gravidez, mas algumas grávidas relatam que se sentiram mal após consumir o limão.

A sensação que o limão proporciona é diferente para cada grávida. Enquanto algumas notam azia, outras sentem alívio de enjoo.

  Continua Depois da Publicidade  

Veja então porque existem esses dois cenários e confira se é seguro consumir limão na gestação. 

Limão na gravidez faz mal?

Grávida tomando água com limão
Algumas grávidas costumam sentir melhora na azia tomando água com limão

O limão não costuma fazer mal, mas algumas mulheres grávidas podem sentir uma piora na azia, que já é um sintoma comum da gestação. 

Isso acontece porque a acidez do limão pode prejudicar a digestão e agredir a parede estomacal, causando sintomas como a azia e o refluxo ácido. 

Além desse desconforto, o limão pode contribuir para a erosão dentária, processo em que a acidez prejudica o esmalte dos dentes e leva à perda de minerais importantes. Ao longo do tempo, isso aumenta o risco de problemas como a cárie e as doenças periodontais. 

Mas não é assim com todo mundo. Curiosamente, várias grávidas afirmam sentir uma melhora na azia e no mal estar depois de comer um limão ou tomar um suco da fruta. 

  Continua Depois da Publicidade  

Quanto à erosão dentária, é possível diminuir o risco ao enxaguar a boca com água logo após comer o limão e ao evitar escovar os dentes logo depois de consumir alimentos ácidos.

Além disso, os benefícios de consumir a fruta durante a gravidez superam os riscos mencionados acima.

Confira no vídeo a seguir as propriedades da água com limão para a saúde e boa forma, e depois continue para saber sobre os seus benefícios específicos na gravidez.

Benefícios do limão na gravidez

O limão tem vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para a mãe e para o bebê, como magnésio, niacina, cálcio, folato, vitamina B6, vitamina C e riboflavina. A saber, o folato ou ácido folico é indispensável para o desenvolvimento do tubo neural do feto.

Outros benefícios são:

Alívio do mal estar

O fruto ajuda a aliviar as náuseas e o mal estar associado à gravidez. 

  Continua Depois da Publicidade  

Aliás, o aroma do limão ou a inalação do óleo essencial também reduz o enjoo. De acordo com estudo publicado em 2014 na revista científica Iranian Red Crescent Medical Journal, inalar o óleo essencial de limão é seguro e diminui náuseas e vômitos.

Para isso, use 1 ou 2 gotas do óleo essencial de limão em um difusor. 

Hidratação 

Além de aliviar o mal estar, tomar água com limão espremido pode ajudar na hidratação. 

Dessa forma, você também previne a desidratação e evita sintomas desagradáveis como dor de cabeça, cólica, náusea, tontura e edema.

Aumento da absorção de ferro

O limão pode melhorar a absorção de ferro devido à presença de vitamina C que colabora com esse processo.

E sabe-se que o ferro é um mineral essencial para o desenvolvimento adequado do feto e para a prevenção da anemia na gestante.

  Continua Depois da Publicidade  

Imunidade alta

Por ser rica em vitamina C, a fruta ajuda a fortalecer o sistema imunológico e, assim, a prevenir várias doenças, incluindo a gripe e o resfriado. 

Mais benefícios 

Quando consumido junto com uma alimentação saudável e equilibrada, o limão pode ajudar a regular a pressão arterial, a controlar os níveis de colesterol, a melhorar a digestão e a fortalecer os ossos.

Limão cortado
Existem alguns benefícios do consumo de limão na gravidez

Dicas

Para aproveitar ao máximo os benefícios do limão na gravidez, sempre use a fruta fresca e evite os sucos e outros produtos de limão industrializados. 

Além disso, evite adicionar açúcar na água com limão ou no suco de limão. Isso vai ajudar a controlar ganho de peso durante a gestação e a prevenir a diabetes gestacional. 

Certamente, só vale a pena incluir o limão na sua dieta se ele te fizer bem. Caso você sinta sinais de azia ou mal estar depois de usar o limão, converse com seu obstetra para saber o que você pode comer ou fazer para aliviar esses incômodos.

Fontes e referências adicionais

Você gosta de limão ou ele te faz mal? Costuma consumir durante a gravidez? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário