Lista com a Quantidade de Açúcar nos Alimentos

Especialista:
atualizado em 06/01/2020

Não dá para negar que adicionar o açúcar em diversas receitas torna o prato mais saboroso. Mas também não dá para negar que o excesso da substância na alimentação faz mal para a nossa saúde. Por isso, vale a pena conferir essa lista com a quantidade de açúcar nos alimentos para saber quais deles devemos evitar consumir em excesso para não trazer problemas para a saúde.

Vale ressaltar que, quando falamos dos malefícios do açúcar, não nos referimos somente ao aumento do peso. A ingestão excessiva de açúcar também pode provocar as cáries nos dentes, aumento dos riscos de depressão em adultos, agravamento de dores na articulação, aceleração do envelhecimento da pele, resistência à insulina (fator associado à diabetes), problemas no coração, sobrecarregamento do pâncreas, danos renais para pessoas diabéticas e problemas sexuais.

Por isso tudo, vale a pena você também conhecer como substituir o açúcar por alternativas naturais, além de conferir em detalhes como o açúcar faz mal à saúde.

Ou seja, é mais do que necessário controlar a quantidade de açúcar que ingerimos, principalmente por meio de guloseimas e junk food calóricas e nada nutritivas. Conhecer a quantidade de açúcar nos alimentos de fato vai ajuda nesse controle. Aproveite a lista abaixo:

Lista com a quantidade de açúcar nos alimentos

Quando temos uma ideia do teor de açúcar que determinado alimento pode apresentar, fica mais fácil pensar em que quantidade e frequência podemos consumir esse alimento em questão para não exagerarmos no consumo de açúcar.

Por isso, preparamos uma lista com a quantidade de açúcar nos alimentos que a maioria de nós temos o costume de consumir diariamente. Dá só uma conferida:

Bebidas

  • Leite integral (genérico): 10,84 g de açúcar em 200 ml;
  • Leite desnatado Molico: 9,5 g de açúcar em 200 ml;
  • Toddynho de chocolate Toddy: 29 g de açúcar em uma caixinha de 200 ml;
  • Leite de soja de chocolate (genérico): 9,34 g de açúcar em 200 ml;
  • Leite de amêndoas (genérico): 0,3 g de açúcar em 200 ml;
  • Leite de amêndoas adocicado: 4,48 g de açúcar em 200 ml;
  • Coca-Cola: 37 g de açúcar em uma lata de 350 ml;
  • Guaraná Antarctica: 20 g de açúcar em 200 ml;
  • Milk shake de baunilha (genérico): 55,24 g de açúcar em um pequeno de 355 ml;
  • Suco de laranja natural (industrializado): 17,62 g de açúcar em 200 ml;
  • Suco de melancia (industrializado): 12,50 g de açúcar em 200 ml;
  • Suco de maracujá (industrializado): 28 g de açúcar em 200 ml;
  • Suco de abacaxi (industrializado): 21,06 g de açúcar em 200 ml;
  • Limonada (industrializado): 20,90 g de açúcar em 200 ml;
  • Vinho tinto de mesa (genérico): 0,91 g de açúcar em uma dose de 150 ml;
  • Margarita (genérico): 9,82 g de açúcar em um coquetel;
  • Mojito (genérico): 23,47 g de açúcar em um coquetel.

Massas

  • Macarrão cozido (genérico): 0,78 g de açúcar em uma xícara;
  • Macarrão integral cozido (genérico): 1,12 g de açúcar em uma xícara;
  • Pão francês integral (genérico): 2,785 g de açúcar em 50 g;
  • Pão francês sem miolo (genérico): 0,12 g de açúcar em 50 g;
  • Pão multi-cereais (genérico): 5,025 g de açúcar em 50 g;
  • Pizza de queijo (genérica): 3,06 g de açúcar em um pedaço (1/8 de uma pizza de 30 cm de diâmetro);
  • Lasanha com carne (genérica): 5,6 g de açúcar em um pedaço (1/6 de quadrado de 20 cm, aproximadamente 6,5 cmx10 cm).

Doces

  • Bis Lacta: 3g de açúcar em uma unidade de 7 g;
  • Chocolate amargo 40% cacau Lacta: 13 g de açúcar em 4 quadradinhos ou 25 g;
  • Diamante negro Lacta: 16 g de açúcar em 4 quadradinhos ou 25 g;
  • Laka Lacta: 15 g de açúcar em 4 quadradinhos ou 25 g;
  • Pirulito (genérico): 8,81 g de açúcar em uma unidade;
  • Bala dura (genérica): 3,77 g de açúcar em uma unidade;
  • Pudim de leite condensado (genérico): 22 g de açúcar em um pedaço de 60 g;
  • Bolo de laranja (genérico): 30,71 g de açúcar em 1 pedaço (1/10 de 20 cm de diâmetro);
  • Bolo de chocolate (genérico): 16,23 g de açúcar em um pedaço (15 cm cúbicos);
  • Brigadeiro de colher: 9,81 g de açúcar em 1 colher de sopa;
  • Mousse de maracujá (genérico): 28,78 g de açúcar em uma porção de 120 g;
  • Cupcake de chocolate (genérico): 21,96 g de açúcar em um cupcake de 7 cm de diâmetro.

Grãos, sementes e nozes

  • Arroz branco cozido (genérico): 0,01 g de açúcar em uma colher de sopa;
  • Feijão carioca cozido (genérico): 0.036 g de açúcar em 30 g;
  • Lentilhas cozidas (genérico): 0,504 g de açúcar em 30 g;
  • Grão-de-bico seco cozida (genérico): 1,458 g de açúcar em 30 g;
  • Sementes de linhaça (genéricas): 0,11 g de açúcar em uma colher de sopa;
  • Sementes de girassol secas sem casca (genéricas): 0,786 g de açúcar em uma colher de sopa;
  • Nozes de nogueira (genéricas): 0,1 g de açúcar em 1 noz;
  • Nozes inglesas (genéricas): 0,104 g de açúcar em 1 noz;
  • Nozes-pecãs (genéricas): 1,191 g de açúcar em 30 g;
  • Nozes macadâmia torradas e secas com sal (genéricas): 1,242 g de açúcar em 30 g.

Frutas e vegetais

  • Laranja (genérica): 8,98 g de açúcar em uma fruta pequena de 6 cm de diâmetro;
  • Banana (genérica): 12,35 g de açúcar em uma fruta pequena de 15 a 17,5 cm de comprimento;
  • Maçã (genérica): 11,01 g de açúcar em uma fruta pequena de 6,5 cm de diâmetro;
  • Uva Itália (genérica): 12,26 g de açúcar em uma porção de 80 g;
  • Morango (genérico): 7,08 g de açúcar em uma xícara com morangos cortados pela metade;
  • Abacaxi (genérico): 14,35 g de açúcar em uma xícara de abacaxi cortado em cubos;
  • Mamão papaia (genérico): 12,47 g de açúcar em uma xícara de mamão cortado em cubos;
  • Abóbora cozida de abóbora fresca (genérica): 2,51 g de açúcar em 100 g;
  • Abacate (genérico): 0,66 g de açúcar em uma porção de 100 g;
  • Alface americano (genérico): 0,26 g de açúcar em uma folha grande;
  • Couve manteiga refogada (genérica): 1,27 g de açúcar em 100 g;
  • Batata inglesa cozida (genérica): 1,25 g de açúcar em 100 g;
  • Couve-flor cozida sem gordura adicionada (genérica): 1,28 g de açúcar em 100 g;
  • Brócolis cozido sem gordura adicionada (genérica): 1,38 g de açúcar em 100 g;
  • Beterraba (genérica): 6,76 g de açúcar em 100 g;
  • Chuchu (genérico): 3,76 g de açúcar em um chuchu de 14,5 cm;
  • Pimentão vermelho (genérico): 4,2 g de açúcar em 100 g.

Atenção

Como produtos de diferentes marcas podem trazer diferenças nos seus teores de açúcar, cheque sempre a embalagem de tudo o que você comprar para conferir qual a quantidade da substância que está presente em cada produto.

Vale lembrar ainda que, quando falamos de receitas, o tipo e a quantidade de ingrediente utilizado para fazer o prato vai influenciar o seu teor final de açúcar, o que pode variar conforme cada versão da receita em questão. Portanto, os valores encontrados na quantidade de açúcar dos alimentos poderão ser diferentes daqueles apresentados na nossa lista.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você se surpreendeu com a quantidade de açúcar nos alimentos que consome regularmente? Pretende mudar sua rotina? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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