O cantor Lucas Lucco, 33 anos, conta que deu os primeiros sinais de transtorno de bipolaridade aos dez anos de idade. Recentemente, o artista preocupou os fãs ao mostrar que tinha acordado em crise.
O famoso afirma que compartilha seu caso para promover o debate na sociedade. “O meu propósito, a partir do momento que eu me sentir pronto, é de poder realmente ajudar a abordagem sobre saúde mental no nosso país, que hoje ainda é muito limitada”, opinou, em entrevista à GQ Brasil.
“Desde os meus dez anos eu comecei a dar indícios (de transtorno bipolar). Tem a ver com uma questão de família e genética. Mas depois que comecei a carreira, foi um gatilho”, admitiu.
Além do transtorno bipolar, Lucas Lucco também foi diagnosticado com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) severo. “Acho muito louco mostrar isso. Cada dia você acorda de um jeito. Um dia mal, outro legal. E você tem que acordar, trabalhar, não tem chororô. (…) As pessoas não sabem que o maior mal daqui para frente são as doenças invisíveis e os machucados que não sangram”, refletiu.
Atualmente, o artista se reconhece como um “porta-voz” da causa. “Quando temos um propósito, não ligamos para o que as pessoas vão falar. O foco é ajudar”, garantiu. Por isso, Lucas Lucco irá lançar um canal no YouTube onde exibirá ainda mais de perto o seu dia a dia. “Todo mundo só mostra o lado bom e eu quero mostrar o outro lado”, concluiu.
Afastamento dos palcos
Lucas Lucco está há mais de um ano afastado dos palcos para dar mais atenção à sua saúde mental. “Eu estou bem, mesmo sabendo que a minha condição não tem cura. Tem que estar sempre atento, na luta, bem acompanhado. No mais, está tudo certo”, esclareceu a seus seguidores, na época.
O cantor também admitiu sentir saudade de cumprir sua agenda de shows, mas preferiu passar mais um tempo se dedicando aos cuidados consigo. “Estou com muita saudade também, mas ainda não sei. Pode ser que logo. Vamos estruturar certinho para poder voltar melhor ainda”, compartilhou.
“Só dei um tempo. Às vezes, a gente precisa dar uma descansada. Precisa desse hiato. Depois de onze anos direto, senti necessidade”, analisou.
Ao anunciar o afastamento, Lucas Lucco explicou os momentos tensos que passou; ‘Tive inúmeras crises durante o ano, mas no dia 7 de novembro (de 2023) ficou muito intenso, e de lá para cá eu fiquei sem sintomas durante somente três dias desses 30. Eu já estava fazendo um tipo de tratamento e agora resolvi buscar um profissional especializado que, no meu caso, mudou totalmente a abordagem para me ajudar na estabilização”, detalhou.