Manter Massa Muscular É Crucial para a Longevidade, Segundo Estudo da USP

🕐 20/02/2020

Cuidar da composição corporal, especialmente mantendo a massa muscular, pode ser uma estratégia eficaz e extremamente importante para a longevidade em pessoas acima de 65 anos, segundo estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP).

Os pesquisadores estudaram um grupo de 839 homens e mulheres com mais de 65 anos por aproximadamente quatro anos e observaram que o risco de mortalidade por todas as causas aumentou quase 63 vezes durante o período de acompanhamento em mulheres com pouca massa muscular e 11,4 vezes em homens.

As primeiras medidas foram anotadas entre 2005 e 2007. Quatro anos depois, 132 dos voluntários haviam morrido. Desses, 43,2% faleceram devido a doenças cardiovasculares. Entre os homens, 20% morreram, enquanto entre as mulheres, 13%.

De modo geral, os participantes que morreram eram mais velhos, faziam menos exercícios, tinham diabetes e doenças do coração.

Você sabia que existem fisiculturistas idosos famosos? Vale a pena conhecer para se inspirar!

A perda de massa muscular ocorre naturalmente após os 40 anos, e pode passar despercebida devido ao ganho de peso de gordura, que também é comum na meia-idade. Entre 1% e 2% da massa muscular é perdida anualmente após os 50 anos, segundo estimativas. Entre os fatores que podem acelerar a perda muscular estão hábitos sedentários, dieta pobre em proteínas, doenças crônicas e hospitalização.

Aproveite que agora conheceu os resultados da pesquisa para saber quais são os melhores exercícios funcionais para idosos e veja também 5 itens que você deve incluir na dieta após os 60 anos que vão ajudar a manter a massa muscular.

Não se esqueça de que incluir proteínas de alto valor biológico na dieta é fundamental para a construção e manutenção dos músculos.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já está chegando à terceira idade e começa a perceber que está perdendo massa muscular? Pretende voltar a cuidar dos músculos agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário