Maquiagem

Maquiagem Dá Espinha? Tipos e Dicas

Tanto homens como mulheres dedicam muito tempo, esforço e dinheiro para ficarem bonitos. Muitos gastam fatias gordas de seus rendimentos anualmente em cremes, esfoliantes, corretivos e uma enorme variedade de cosméticos que prometem manter a pele limpa, clara e mais jovem.

Ironicamente, os mesmos produtos que muitos confiam e acreditam que servem para manter a pele com a melhor aparência possível podem estar prejudicando, e muito, os poros. Usar a maquiagem errada pode realmente acentuar as espinhas que você está tentando esconder.

Cuidar da pele propensa a acne requer algumas leituras cuidadosas de rótulos de cosméticos para saber se eles entopem os poros causando as espinhas. Por isso, veja agora que tipo de maquiagem dá espinha e as melhores dicas para evitar que isso aconteça com a sua pele.

Dicas para escolher a maquiagem correta e evitar espinhas

1. Compre produtos não comedogênicos

A regra mais simples é comprar maquiagem, bem como outros produtos faciais como o protetor solar e até hidratante, que tenham em seu rótulo o termo “não comedogênico”.

“Comedogênico” é apenas uma maneira eficaz de dizer “entupimento de poros” e um produto não comedogênico é formulado especificamente para não entupir os poros.

2. Preste atenção especial às cores dos cosméticos

A sua sombra, blush ou pó fácil tem algum acabamento brilhante? Melhor se certificar de que não contém uma forma irritante de mica, um mineral comumente utilizado por fabricantes de cosméticos com a finalidade de dar um acabamento brilhante.

Devido à forma irregular das partículas de mica, elas podem causar irritação e entupir os folículos e, por sua vez, causar espinhas. Da mesma forma, muitos dos corantes vermelhos encontrados em cosméticos coloridos são na verdade derivados do alcatrão – definitivamente comedogênico.

Além disso, é mais provável que o blush cremoso tenha ingredientes comedogênicos do que seus equivalentes em pó ou gel, por isso é melhor evitá-los.

3. Escolha o produto de acordo com o seu tipo de pele

“Evite qualquer coisa com base hidratante formulada para a pele seca”, disse Elizabeth Tanzi, co-diretora do Instituto de Cirurgia Dermatológica a Laser de Washington, em Washington, DC. “Estes produtos podem ser oclusivos demais para a pele com tendência a acne, causando ainda mais espinhas.” Opte por aqueles que são feitos para pele oleosa ou propensa a acne.

4. Cuide da sua boca

Muitas pessoas têm problemas com espinhas ao redor da boca, e em alguns casos, batons e gloss são os culpados. Isso por que eles são frequentemente formulados com ingredientes comedogênicos como petróleo e cera. E quanto mais brilho eles oferecem, maior a probabilidade de entupirem os poros.

5. Opte por maquiagens que agem contra a acne

Maquiagens que contêm ingredientes antiacne ajudam a tratar as espinhas enquanto você as usa. “Essas fórmulas geralmente contêm ácido salicílico, um ingrediente que ajuda a limpar a sujeira, bactérias e óleo dos poros e em primeiro lugar os impede de ficarem entupidos”, explica Tanzi.

6. Evite a penetração de óleos

A maioria dos óleos cosméticos agrava a acne de alguma maneira, por isso, se possível, é melhor evitá-los. Porém, alguns como a lanolina, um ácido graxo comumente encontrado em loções e protetores solares, são conhecidos como desencadeadores da acne.

O miristato de isopropila é outro óleo utilizado para dar uma aplicação uniforme e suave. Ele penetra de forma tão agressiva que também é usado como ingrediente em removedores de ferrugem, assim, sem dúvidas não é a melhor coisa para o seu rosto.

7. Opte pela maquiagem mineral

“Esta é a melhor opção, porque significa que são produtos livres de conservantes prejudiciais, não obstruem os poros e têm uma grande cobertura”, diz Jane Hendler, criadora da Ajine Perfumery and Apothecary, uma linha natural de produtos para cuidados com a pele.

8. Opte por produtos sem fragrância

As fragrâncias podem ser grandes causadores de espinhas, e tome cuidado, pois muitas vezes os produtos rotulados como “sem perfume” na verdade significa que a “fragrância foi usada para mascarar o cheiro de outros ingredientes”.

Todo mundo é diferente, e nem todas as fragrâncias necessariamente causarão espinhas. Mas por que não se prevenir usando produtos com o termo “livre de fragrâncias” nos rótulos?

Dicas de cuidados para evitar que a maquiagem cause espinhas

1. Tire sempre a maquiagem antes de dormir

Não importa o quanto você esteja cansada, “certifique-se de que tenha removido a maquiagem por completo antes de dormir”, diz Tanzi. Se a maquiagem fica na pele, aumenta o risco de irritação e poros entupidos.

2. Use máscara facial uma vez por semana

“Uma boa máscara de argila desintoxicante extrairá impurezas”, diz Hendler. “As máscaras também são tratamentos maravilhosos para serem deixadas no rosto durante toda a noite de sono. A máscara de argila ajudará a retirar e secar espinhas, enquanto que uma máscara de gel com extrato de pepino ajudará a acalmar manchas vermelhas de irritação e inchadas, além de criar um efeito refrescante em áreas aquecidas.”

3. Lave com delicadeza

Não esfregue a pele com agressividade na esperança de que você esteja removendo suas espinhas. Na verdade, isso irá piorar as coisas irritando a pele.

4. Escolha o limpador facial correto

“Os meus favoritos para a pele com tendência a acne são os que contêm ácido glicólico, que remove detritos dos poros”, diz Tanzi. Ou opte por um que contenha ácido salicílico. Além disso, evite produtos “sem enxágue” (aqueles que você retira a maquiagem e não precisa enxaguar – limpar com água). “Para peles com tendência a espinhas, é melhor remover completamente o limpador facial ou demaquilante da sua pele com água”, disse Tanzi.

5. Tire a maquiagem antes de se exercitar

Remova a maquiagem antes de se exercitar para que o suor e a maquiagem não obstruam os poros. Para uma limpeza rápida, tente limpar com produtos que contêm ácido salicílico.

Se você notar uma conexão clara entre o uso da maquiagem e as espinhas que aparecem no seu rosto, fazer uma pausa no uso desses produtos cosméticos é a melhor maneira de evitar que sua condição de pele piore. A maquiagem pode cobrir as espinhas, mas se quiser fazer com que elas parem de aparecer, pode ser que precise de um tratamento.

Caso tenha acne moderada ou grave, é mais provável que precise de medicamentos de prescrição médica, por isso, consulte um dermatologista que irá prescrever um tratamento específico para você e a gravidade da sua acne.

A maquiagem dá espinha dependendo de algumas variáveis, por isso siga essas dicas e caso as espinhas continuem aparecendo, consulte um dermatologista.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar que maquiagem dá espinha? Procura utilizar os produtos corretos para que não cause problemas na sua pele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*