Mariana Goldfarb, 34 anos, advertiu seus seguidores sobre a anorexia. Ela enfrentou a doença quando era mais nova. Alerta: esta matéria aborda assuntos delicados, como distúrbios alimentares, que podem ser gatilho para algumas pessoas. Caso desconfie ou já saiba que tem um transtorno do tipo, procure ajuda profissional.

O diagnóstico aconteceu há cerca de sete anos, quando os sintomas se intensificaram. “Os sintomas de anorexia se apresentaram para mim de forma mais aguda e crítica entre 2017 e 2018, durou mais ou menos uns oito meses nessa fase mais crítica”, detalhou Mariana, em seu perfil no Instagram.
Surgiram sérias consequências para a saúde da nutricionista. “Fiquei muito fraca, parei de menstruar porque nosso corpo precisa de gordura para metabolizar hormônio. Isso não é natural e não é saudável para nosso corpo. Estava tendo teto preto e caindo dura depois de atividade física”, disse.
- Fique atento: Principais sintomas da anorexia – Sinais e cuidados
“Me olhei no espelho e vi também a minha alma. Olhei e falei: ‘O que estou fazendo comigo?’. Aí fui procurar ajuda. No meu caso, não me ajudou a minha família e meus amigos me alertarem. Eu tive que me dar a mão e me levar a uma análise séria”, relatou.
O tratamento, como descrito pela influencer, foi árduo. “Começou um processo muito profundo, muito doloroso e muito difícil, mas que me salvou. Entendi que a anorexia era a ponta de um iceberg e porque ela estava se mostrando naquele momento”, disse. Goldfarb buscou ferramentas para entender e não repetir mais os comportamentos de antes.
O Programa de Tratamento de Transtornos Alimentares (Protal), realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), disponibiliza suporte psicológico aos interessados. As informações são da Revista Quem.
Passagem do tempo
Em uma de suas reflexões nas redes sociais, Mariana Goldfarb falou sobre as mudanças que surgem conforme o tempo passa.
“Eu consigo perceber diferença na minha pele, no meu rosto, manchinhas e marquinhas. Eu estou vendo o meu corpo e o meu rosto mudarem com o tempo, e olha que tenho acesso aos melhores dermatologistas e procedimentos, sei dos meus privilégios. Mas, de fato, ninguém prepara a gente para as mudanças tanto internas quanto externas”, escreveu.
- Veja também: Carolina Dieckmann rebate críticas sobre corpo: “Sinto decepcionar, minha idade chegou”
Na ocasião, a modelo mencionou a aceitação. “O que me traz alívio é que eu continuo sendo eu, eu continuo me reconhecendo nas fotos, no espelho… Não virei escrava de procedimentos, não quis mudar meu rosto”, iniciou.
“Estou aceitando a passagem do tempo e me olhando com carinho. Isso é bom, mas é um exercício. Como todo exercício, exige disciplina. Eu amo ver a Mariana em cada foto tirada”, concluiu.