Quem trabalha com o preparo de alimentos sabe do capricho que é necessário ter, não apenas para que a comida fique saborosa e com uma bela apresentação, mas também em relação à segurança das pessoas que vão consumir aquele alimento.
Uma mostra de que todo cuidado pode ser pouco é o fato do reality show culinário Masterchef Espanha ter se envolvido em uma denúncia de intoxicação.
Tudo começou em uma prova ao ar livre realizada em Valência: pelo menos 70 convidados se sentiram mal depois de provarem os pratos preparados pelos concorrentes do programa.
O problema aconteceu durante a gravação do quarto episódio do reality culinário, que foi feita em janeiro e transmitida no domingo, dia nove de abril.
Na ocasião, os participantes do Masterchef Espanha receberam a tarefa de preparar diversos pratos para os trabalhadores do Oceanogràfic, que fica em Valência e é considerado o maior aquário da Europa.
O cardápio era composto basicamente de frutos do mar e contou com pratos como clòtxina valenciana, uma espécie de mexilhão pequeno, moluscada valenciana, feita com ostras, amêijoas e pesto à base de algas; suquet (ensopado) de robalo tailandês e cheesecake japonês com algas.
A produtora da atração até admitiu o problema, mas por enquanto ainda não se sabe qual dos pratos provocou a intoxicação. Inclusive, a notícia do mal-estar sofrido pelos convidados do reality foi descoberto pela imprensa só depois que uma funcionária do Oceanogràfic fez uma publicação nas redes sociais.
Ela relatou que nos dias seguintes à gravação do programa, eles não conseguiram ir trabalhar, que teve que ir ao pronto-socorro para ser medicada e poder parar de vomitar e que perdeu cinco quilos em três dias.
A funcionária disse ainda que houve uma investigação sobre o ocorrido, mas não deu em nada. Ela também acusou o Masterchef Espanha de “não ter tido a decência de escrever para pedir desculpas”. Após a repercussão, a mulher precisou fechar a sua conta no Twitter.
Defesa e desculpas da produtora
A produtora do programa, a Shine Iberia, disse que lamentava muito que alguns dos convidados tenham manifestado a indisposição e afirmou que se tratava de um caso absolutamente excepcional em 11 anos de Masterchef na Espanha.
A produtora ainda garantiu que o cuidado alimentar das pessoas envolvidas é uma prioridade absoluta do programa. Embora o Masterchef espanhol tenha assegurado que cuidou de cada detalhe relacionado aos alimentos, eles não sabem o que pode ter acontecido. As informações são do R7, do Hugo Gloss e da Semana ES.
Aproveite que está por aqui para conhecer as principais causas da intoxicação alimentar.