5 melhores frutas para ressaca

Especialista da área:
atualizado em 03/02/2022

Para se sentir melhor após uma ressaca, é importante se hidratar e se nutrir bem. E existem frutas que cumprem ambos requisitos. 

Geralmente, você ingere álcool e se diverte em um dia e os sintomas da ressaca vêm te visitar na manhã seguinte e podem incluir fadiga, sede, boca seca, dor de cabeça, náusea, vômito, tontura e sensibilidade à luz e ao som.

  Continua Depois da Publicidade  

Nesse momento, é importante caprichar na hidratação e nutrição. Felizmente, muitos alimentos podem ajudar. Conheça então as melhores frutas para a ressaca. 

1. Banana

O excesso de álcool desidrata e isso leva à perda de eletrólitos importantes como potássio e sódio.

A banana ajuda a repor o potássio perdido pela desidratação. Além disso, a fruta contém magnésio e vitamina B6, que são nutrientes importantes para o metabolismo e para a produção de energia.

Por fim, os carboidratos e as fibras da banana geram energia e ajudam na digestão, diminuindo assim sintomas da ressaca como por exemplo a fadiga e o mal estar.

2. Melancia

Acredite, a grande quantidade de água da melancia ajuda a curar a ressaca

A melancia apresenta muita água e, por isso, ajuda a reidratar o corpo durante a ressaca.

  Continua Depois da Publicidade  

Aliás, muitas vezes sintomas como a dor de cabeça estão diretamente associados à desidratação. Em outros casos, a dor pode ter relação com a redução do fluxo sanguíneo para o cérebro. 

Nesta última situação, a melancia também pode ser útil, já que ela contém L-citrulina, um composto que melhora a circulação do sangue. 

3. Abacate

O abacate é uma das melhores frutas para a ressaca, pois ele fornece calorias que geram energia para lidar com os sinais da ressaca.

O fruto também repõe eletrólitos como o potássio e ajuda o fígado a se recuperar depois do excesso de bebidas alcoólicas.

De acordo com um estudo publicado em 2001 na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry, o abacate contém nutrientes que protegem o fígado e, assim, podem ajudar o órgão a se recuperar depois de uma ressaca

4. Laranja

A grande quantidade de antioxidantes e vitaminas na laranja ajuda no combate à ressaca

Esta fruta cítrica é rica em vitamina A, B e C. Todas elas fornecem energia que ajuda a curar a ressaca.

  Continua Depois da Publicidade  

Sabe-se ainda que o álcool induz o estresse oxidativo. Por conter diversos antioxidantes, a laranja ajuda a neutralizar os radicais livres que causam danos oxidativos. Além disso, consumir a fruta ajuda a eliminar o álcool em excesso do organismo. 

Porém, é importante tomar cuidado com a irritação que a acidez da laranja pode causar no estômago, que já fica naturalmente mais sensível durante a ressaca. 

5. Maçã

A maçã é uma fruta muito nutritiva que contém carboidratos, antioxidantes e minerais. Aliás, nutrientes como o magnésio aceleram a desintoxicação do corpo após o abuso do álcool. 

Outras frutas que melhoram a ressaca

Praticamente qualquer fruta que seja rica em água e nutrientes pode aliviar os sintomas de ressaca. Além disso, as frutas apresentam carboidratos que aumentam a glicose no sangue e ajudam a pessoa com ressaca a se sentir melhor. 

Assim, você pode usar frutas como tâmara, pêra, melão, abacaxi e morango. Além disso, é possível preparar sucos de frutas e adicionar ingredientes como água de coco, que é fonte de sais minerais, e gengibre que tem propriedades anti-inflamatória, desintoxicante e antiemética que diminuem a náusea e o vômito. 

Por último, finalizar seu suco com hortelã pode melhorar a digestão e aliviar o mal estar.

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados gerais com a ressaca

Ressaca
Tome cuidado para não passar demais da linha ao beber álcool

O objetivo principal durante a ressaca é se nutrir de comida de verdade e beber muita água. Depois disso,  é só esperar o seu organismo se livrar dos efeitos nocivos do álcool. 

Mas conhecer as frutas que melhoram a ressaca não deve ser uma desculpa para beber demais com frequência.

O consumo excessivo de álcool não causa apenas mal estar como também pode causar intoxicação e dependência química.

Assim, preste atenção nos sinais de alerta em você ou em um amigo em caso de intoxicação ou overdose alcoólica grave que podem incluir:

  • Confusão mental
  • Vômito
  • Respiração lenta ou irregular
  • Pele azulada ou pálida
  • Hipotermia
  • Convulsão
  • Perda de consciência

Nestes casos, é fundamental buscar assistência médica o mais rapidamente possível.

Fontes e referências adicionais

Você já tentou curar sua ressaca com abacate ou alguma outra fruta mencionada acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário