Home » Suplementos » Remédios » Metadoxil Emagrece? Para Que Serve e Como Tomar

Metadoxil Emagrece? Para Que Serve e Como Tomar

Metadoxil

Metadoxil (Pidolato de Piridoxina) é um remédio indicado para o tratamento de alterações no fígado, decorrentes da ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, como o fígado gorduroso e a hepatite alcoólica.

  Continua Depois da Publicidade  

O medicamento também pode ser utilizado para complementar protocolos terapêuticos no chamado desmame inicial e na manutenção da abstinência em pessoas com alcoolismo.

O remédio é de uso oral e adulto e pode ser encontrado em embalagens contendo 5 ou 30 comprimidos revestidos de 500 mg. A sua venda é permitida somente com a apresentação da receita médica. As informações são da bula de Metadoxil.

É verdade que Metadoxil emagrece?

Agora que já aprendemos o que é e para que serve o medicamento, podemos verificar se é verdade que Metadoxil emagrece ou se essa afirmação é furada.

Para descobrirmos isso, consultamos a bula do medicamento. Pois bem, com base nas informações do documento, não podemos afirmar que Metadoxil emagrece.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque a bula não informa que é para esse objetivo que o medicamento é destinado e nem afirma que o remédio apresenta efeitos colaterais que possam provocar a diminuição do peso de maneira direta.

Entretanto, caso você perceba que perdeu peso durante o seu tratamento com Metadoxil, procure a ajuda do médico, principalmente se o efeito for observado de maneira expressiva.

Assim como o aumento de peso considerável, a diminuição significativa de peso também representa problemas para a saúde, portanto não deixe que isso passe batido.

Os efeitos colaterais de Metadoxil

De acordo com informações da bula de Metadoxil, o medicamento pode provocar ocasionalmente efeitos colaterais como dores no estômago ou alergias na pele.

Entretanto, o uso indiscriminado do remédio pode causar mal-estar, taquicardia, convulsões e alterações gástricas como gastrite e azia.

Ao experimentar qualquer um desses efeitos colaterais ou ainda algum outro tipo de reação adversa, procure rapidamente o auxílio médico, ainda que o sintoma não aparente ser grave.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso é importante para certificar-se de que não se trata de nada grave, receber o tratamento adequado para a reação e saber como deve proceder a partir de então em relação ao tratamento com Metadoxil.

Contraindicações e cuidados com Metadoxil

O remédio não pode ser usado por quem tem alergia ao pidolato de piridoxina ou a qualquer outro dos componentes de sua fórmula. Mulheres que estejam grávidas ou no processo de aleitamento de seus bebês também não devem usar Metadoxil, a não ser que haja a orientação do médico.

Antes de dar início ao tratamento com Metadoxil, é necessário informar ao médico a respeito de qualquer medicamento, suplemento ou planta medicinal que esteja utilizando para que ele verifique se não faz mal usar a substância em questão e Metadoxil ao mesmo tempo.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, o pidolato de piridoxina (substância encontrada na composição do medicamento) pode interferir no efeito da L-DOPA (Levopoda), remédio utilizado no tratamento da doença de Parkinson.

Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) alertou contra o uso do Metadoxil para burlar o bafômetro

De acordo com uma reportagem do site do CRF-PR, motoristas utilizaram o medicamento como artimanha para fugir da Lei Seca e não correr o risco de pagar multa ou ir preso pelo fato de ter ingerido bebida alcoólica.

Segundo o CRF-PR, o hepatologista (especialista em doenças do fígado) Ivan Patricia Reyes afirmou que não existem evidências científicas que o remédio elimine o álcool ao ponto de anular seu efeito e de impedir que a presença de álcool no sangue seja detectada pelo bafômetro.

Para o especialista, não é possível que a substância seja capaz de metabolizar o álcool de um modo tão rápido a ponto de permitir a alteração no teste do bafômetro.

No mesmo sentido, o CRF-PR informou que o farmacêutico Jackson Rapkiewicz alertou que “a utilização do Metadoxil não interfere nos efeitos do álcool no organismo, porém, seu uso indiscriminado pode causar alguns efeitos colaterais como: problemas gástricos, erupções na pele, náuseas ou alergias, principalmente se ingerido em grandes quantidades”.

Rapkiewicz ressaltou também que, ao contrário do que foi divulgado na internet, o medicamento não influencia os efeitos que o álcool provoca no organismo.

Ainda de acordo com o CRF-PR, o Baldacci S.A., que é o laboratório responsável pela produção do medicamento, também negou que Metadoxil seja capaz de burlar o bafômetro e afirmou que o efeito do medicamento não anula a concentração de álcool no sangue ou no ar exalado.

O laboratório também se posicionou contra a divulgação de que Metadoxil pode ser utilizado para enganar o teste do bafômetro, completou o CRF-PR.

Como tomar Metadoxil

É fundamental que o usuário do medicamento respeite as orientações do médico referentes à dosagem diária de Metadoxil, os horários em que os comprimidos devem ser ingeridos e a duração do tratamento.

De acordo com informações da bula do medicamento, os comprimidos de Metadoxil devem ser ingeridos via oral, sem mastigar e com uma quantidade suficiente de água que permita que o remédio seja engolido.

O documento também alerta que o medicamento não deve ser partido e que o tratamento com o remédio não deve ser interrompido sem que haja o conhecimento do médico.

Atenção

Este artigo serve somente para informar; não pode substituir a prescrição de um médico ou a leitura completa da bula. Portanto, se tiver dúvidas se o Metadoxil emagrece ou mesmo se funciona para você, sempre converse com o médico e leia a bula na íntegra antes de começar a usar esse ou qualquer outro medicamento.

Referências adicionais:

http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=20933352017&pIdAnexo=9870597

Você conhece alguém que tenha tomado e afirme que o Metadoxil emagrece? Tem receio de tomar esse medicamento por conta de possíveis efeitos colaterais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*