Dieta na Mídia

Método 30/30/30 para emagrecer e saúde viraliza na internet, veja como funciona

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Dentre tantos desafios lançados nas redes sociais, especialmente no TikTok, está o 30/30/30. A tendência promete transformar sua saúde, mas, afinal, realmente funciona?

O método 30/30/30 é bem simples: consiste em começar a manhã com 30 g de proteína, 30 minutos depois de acordar, seguido de 30 minutos de exercícios de baixa intensidade.

O método envolve a ingestão de proteínas e a prática de atividades físicas de baixa intensidade pela manhã

O método já tinha sido discutido em 2010, no livro The 4-Hour Body, do nutricionista Tim Ferriss. No entanto, o assunto voltou à tona agora com Garry Brecka, que se autodenomina biólogo humano e apresentador do podcast The Ultimate Human.

Brecka defende que o método ajuda na perda de peso e controle do açúcar no sangue. “Nunca vi nada na minha vida tirar gordura de um ser humano mais rápido (do que o método 30/30/30). (…) Faça isso por um mês e observe-o ser eviscerado”, declarou.

Não existem estudos específicos sobre o método 30/30/30, mas cientistas e nutricionistas já analisaram a tendência e apontaram que a perda de peso pode acontecer porque o café da manhã rico em proteínas pode impedir que a pessoa coma demais no final do dia.

continua depois da publicidade

Um estudo publicado no The FASEB Journal, por exemplo, apontou que voluntários que se alimentaram com 30 g a 39 g de proteína na parte da manhã comeram menos calorias na hora do almoço.

Essenciais para o corpo humano, as proteínas são conhecidas por fornecer saciedade

“O café da manhã é uma ótima oportunidade para fornecer ao corpo os nutrientes que irão prepará-lo para o dia, mas o horário importa menos do que as pessoas pensam. O que você come é muito mais importante do que quando você come, e optar por algo rico em proteínas é fundamental”, afirmou a nutricionista Lara Isaac.

A profissional explicou: “Quebrar o jejum com uma fonte de proteína ajuda o corpo a regular os níveis de glicose durante o resto do dia, evitando quedas de energia e desejos”.

Alguns dos alimentos ricos em proteínas são: ovos, frangos, peixes, tofu, nozes, iogurte grego, sementes de cânhamo e chia.

continua depois da publicidade

Já as atividades físicas de baixa intensidade, que podem incluir uma caminhada, andar de bicicleta, nadar ou correr suavemente, promove muitos benefícios no método. 

De acordo com o NHS, 30 minutos de atividade física moderada cinco vezes por semana reduz o risco de doença coronariana, diabetes tipo 2 e câncer.

Treinar pela manhã também é benéfico, por promover energia e a melhora da qualidade do sono. Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine em 2019 descobriu que o exercício matinal aumenta níveis de atenção e capacidade de tomada de decisão.

Entretanto, é sempre importante ressaltar a importância de uma consulta com um médico para saber se tal método é adequado e seguro para o seu caso.

Você já conhecia esse método? Acha que ele pode ser útil para a sua boa forma e saúde? Comente abaixo!

continua depois da publicidade
5 de 5 (2 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma