Dentre tantos desafios lançados nas redes sociais, especialmente no TikTok, está o 30/30/30. A tendência promete transformar sua saúde, mas, afinal, realmente funciona?
O método 30/30/30 é bem simples: consiste em começar a manhã com 30 g de proteína, 30 minutos depois de acordar, seguido de 30 minutos de exercícios de baixa intensidade.
O método já tinha sido discutido em 2010, no livro The 4-Hour Body, do nutricionista Tim Ferriss. No entanto, o assunto voltou à tona agora com Garry Brecka, que se autodenomina biólogo humano e apresentador do podcast The Ultimate Human.
Brecka defende que o método ajuda na perda de peso e controle do açúcar no sangue. “Nunca vi nada na minha vida tirar gordura de um ser humano mais rápido (do que o método 30/30/30). (…) Faça isso por um mês e observe-o ser eviscerado”, declarou.
Não existem estudos específicos sobre o método 30/30/30, mas cientistas e nutricionistas já analisaram a tendência e apontaram que a perda de peso pode acontecer porque o café da manhã rico em proteínas pode impedir que a pessoa coma demais no final do dia.
Um estudo publicado no The FASEB Journal, por exemplo, apontou que voluntários que se alimentaram com 30 g a 39 g de proteína na parte da manhã comeram menos calorias na hora do almoço.
“O café da manhã é uma ótima oportunidade para fornecer ao corpo os nutrientes que irão prepará-lo para o dia, mas o horário importa menos do que as pessoas pensam. O que você come é muito mais importante do que quando você come, e optar por algo rico em proteínas é fundamental”, afirmou a nutricionista Lara Isaac.
A profissional explicou: “Quebrar o jejum com uma fonte de proteína ajuda o corpo a regular os níveis de glicose durante o resto do dia, evitando quedas de energia e desejos”.
Alguns dos alimentos ricos em proteínas são: ovos, frangos, peixes, tofu, nozes, iogurte grego, sementes de cânhamo e chia.
Já as atividades físicas de baixa intensidade, que podem incluir uma caminhada, andar de bicicleta, nadar ou correr suavemente, promove muitos benefícios no método.
De acordo com o NHS, 30 minutos de atividade física moderada cinco vezes por semana reduz o risco de doença coronariana, diabetes tipo 2 e câncer.
Treinar pela manhã também é benéfico, por promover energia e a melhora da qualidade do sono. Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine em 2019 descobriu que o exercício matinal aumenta níveis de atenção e capacidade de tomada de decisão.
Entretanto, é sempre importante ressaltar a importância de uma consulta com um médico para saber se tal método é adequado e seguro para o seu caso.