Método japonês para perder barriga funciona? O que é?

Especialista da área:
atualizado em 07/06/2021

Com os anos, a desaceleração do metabolismo, a falta de atividades físicas e o hábito de comer alimentos calóricos e ricos em açúcar, a barriga aumenta. Diante do problema, muitos podem querer saber se o método japonês para perder barriga funciona.

  Continua Depois da Publicidade  

Afinal, embora saibam que o ideal para perder peso e barriga é seguir uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos, ao ouvir sobre uma nova estratégia, ainda assim muitos ficam curiosos.

Antes de tudo: o que é o método japonês para perder barriga?

Casal - Método japonês para perder barriga funciona?

A primeira coisa que necessitamos fazer para compreender se o método funciona é conhecer o que é essa estratégia.

Pois bem, a verdade é que ao fazer uma pesquisa na internet, pode surgir mais de um método japonês para perder barriga. Portanto, vamos apresentar dois deles por aqui.

O primeiro foi descoberto pelo ator japonês Miki Ryosuke ao receber a prescrição médica de um exercício para aliviar dores. O tal exercício teria auxiliado Miki a perder alguns quilos e a diminuir alguns centímetros da cintura em poucas semanas.

A técnica, que recebeu o nome de “dieta da respiração longa”, consiste em tomar determinada posição, dar uma respirada de três segundos e fazer uma expiração forte de sete segundos. Confira um passo a passo:

  1. Em pé, colocar uma perna na frente e a outra atrás, pressionar os glúteos e transferir o peso do corpo para o pé de trás.
  2. Lentamente, começar a inalar por três segundos, ao mesmo tempo em que levanta os braços acima da cabeça.
  3. Finalmente, exalar forte por sete segundos, pressionando todos os músculos do corpo enquanto abaixa os braços, deixando-os retos para a frente, mais ou menos na altura do peito, com as palmas das mãos voltadas para cima.

A recomendação é fazer o exercício todos os dias ao longo de dois a 10 minutos. A técnica também promete que é capaz de fortalecer os músculos e aumentar o metabolismo do praticante.

Uma segunda versão

Outro método japonês para perder barriga é o método da toalha ou método Fukutsudzi. Isso porque quem criou a técnica foi o doutor Toshiki Fukutsudzi, especialista no tratamento de pacientes com problemas nos ossos pélvicos.

Ele desenvolveu o método para ajudar pessoas com dores. Então, observou que, com o passar do tempo, os seus pacientes também começaram a perder gordura na região da barriga. Funciona assim:

  1. Deitar em uma superfície plana com uma toalha grande, enrolada, amarrada e posicionada atrás da região lombar (entre a lombar e a superfície plana).
  2. Esticar as pernas e encostar um dedão do pé no outro.
  3. Em seguida, esticar os braços verticalmente para trás e encostar um dedo mindinho da mão no outro, soltar o corpo e relaxar ao longo de cinco minutos.

Recomenda-se amarrar a toalha de um jeito que ela fique com 40 cm de comprimento e entre 7 a 10 cm de altura. Quanto maior for a pessoa, mais alto deverá ser o rolo formado com a toalha.

  Continua Depois da Publicidade  

A recomendação é fazer três séries do exercício, totalizando um tempo de 15 minutos. No entanto, não é tão simples assim manter a posição ao longo dos cinco minutos e é comum sentir-se desconfortável com ela.

Como saber se o método japonês para perder barriga funciona?

Em dúvida se o método japonês para perder barriga funciona

Embora as promessas do método japonês sejam animadoras, nós não temos como bater o martelo e afirmar que elas vão funcionar para todas as pessoas e nem como garantir que elas sejam seguras.

Isso porque mesmo que algumas pessoas tenham dito que perderam barriga com as técnicas descritas acima, não encontramos pesquisas ou falas de outros especialistas para confirmar que eles sejam eficientes ou até mesmo seguros para todo mundo.

Além disso, é necessário considerar que não conhecemos os hábitos alimentares, de prática de exercícios físicos e demais aspectos do estilo de vida do ator japonês Miki Ryosuke ou das outras pessoas que disseram que perderam centímetros de barriga com o método da toalha.

Portanto, não dá para descartar a possibilidade de que os resultados foram frutos de uma vida saudável e não (pelo menos não somente) dos métodos em questão.

Assim, quem se interessou pelo método japonês para perder barriga deve consultar um médico e um educador físico para saber se essas estratégias podem funcionar e para confirmar que elas são seguras para o seu caso em particular.

Outras recomendações

Caso você passe mal ou sinta alguma dor inesperada enquanto estiver testando um dos dois métodos, procure rapidamente o auxílio médico, ainda que não imagine se tratar de um problema tão grave assim.

Para quem prefere uma estratégia mais embasada de melhorar a boa forma, o jeito mesmo é aderir àquilo que já provou dar certo. Ou seja, uma dieta controlada, equilibrada, nutritiva, saudável e voltada para a perda de gorduras e a prática de atividades físicas com regularidade.

  Continua Depois da Publicidade  

Tudo isso sempre com o acompanhamento de um nutricionista e de um educador físico.

Tenha em mente que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as orientações qualificadas de qualquer profissional da área da saúde.

Vídeo

Está difícil perder barriga? Então, não perca as dicas de ouro da nossa nutricionista!

Você conhece algum outro método diferente para perder barriga? Então, comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário