12 sintomas de metabolismo lento – Causas e como acelerar o metabolismo

Especialista da área:
atualizado em 08/03/2022

O metabolismo lento é um problema que afeta muitas pessoas, e às vezes suas causas e sintomas não são reconhecidos. Essas dúvidas surgem principalmente quando há algum tipo de dificuldade para perder peso, ou mesmo para ganhar massa muscular.

Mas, independentemente se o seu metabolismo é rápido ou lento, existem formas de contornar o problema, e conseguir a perda ou ganho de peso desejados, desde que se tenha um acompanhamento profissional adequado.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, vamos entender o que o metabolismo lento pode fazer com o organismo e quais suas causas e sintomas, além de conhecer os tratamentos existentes. 

Veja também: Taxa metabólica basal – O que é e como calcular.

O que é metabolismo?

O metabolismo é um conjunto de reações químicas que acontecem no organismo, que promovem a satisfação das necessidades do corpo.

Existem dois tipos principais de reações:

  • Reações de síntese ou anabolismo, que levam a construção de tecidos, como os músculos.
  • Reações de desassimilação ou catabolismo, que levam à destruição de tecidos.

Sintomas do metabolismo lento

Gordura na barriga
A dificuldade em perder peso é um dos principais sintomas do metabolismo lento

A redução do metabolismo pode causar uma série de sintomas, uma vez que o organismo passa a ter dificuldade para realizar suas funções básicas.

  Continua Depois da Publicidade  

Os sintomas mais comuns incluem:

  • Aumento do peso, já que o problema faz com que o corpo gaste menos energia
  • Dificuldade em perder peso, também pela redução do gasto de energia
  • Sonolência e fadiga, um dos principais sintomas de metabolismo lento, pois o corpo funciona de forma mais devagar, e há menos energia disponível
  • Dificuldade de realizar atividades diárias, que ocorre pela fadiga e sonolência excessivas 
  • Desequilíbrios hormonais, como a redução nos níveis de estrogênio e testosterona
  • Pele, unhas e cabelos secos e quebradiços, que se devem principalmente às alterações hormonais que são comuns quando há a redução do metabolismo
  • Desequilíbrio entre níveis de gordura e músculo, tanto pela dificuldade de realizar atividades físicas, quanto pela diminuição da queima de calorias
  • Vontade descontrolada de comer açúcar, que é a tentativa do corpo de aumentar os estoques de energia do organismo
  • Sensação de inchaço, uma vez que a digestão passa a ser mais lenta
  • Armazenamento de gorduras em locais diferentes e celulites, pois como o corpo gasta uma menor quantidade de calorias, o excesso passa a ser estocado na forma de gordura.

Causas de metabolismo lento

Apesar de não ser uma doença isoladamente, o metabolismo lento pode ser um sintoma de distúrbios de saúde, além de um efeito colateral de medicamentos. Por isso, vamos agora conhecer as principais causas do problema:

1. Hipotireoidismo

A tireoide é uma glândula que controla todo o metabolismo do corpo, e quando ela apresenta uma baixa atividade, conhecida como hipotireoidismo, pode causar o metabolismo lento. 

Assim, níveis inferiores aos níveis normais de hormônios da tireoide causam os sintomas clássicos de metabolismo lento, como sonolência, ganho de peso e sensação de frio.

Além disso, de acordo com o Escritório de Saúde da Mulher, uma parte do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, a causa mais comum de hipotireoidismo nos EUA é a doença de Hashimoto. Essa é uma doença autoimune que afeta a glândula tireoide, onde a pessoa produz anticorpos que atacam ela, causando o hipotireoidismo.

2. Síndrome de Cushing

A síndrome de Cushing é de uma condição médica causada pela grande quantidade do hormônio do estresse chamado cortisol

  Continua Depois da Publicidade  

Nestes casos, o organismo libera uma quantidade excessiva de cortisol, que estimula o armazenamento de gordura, tornando o metabolismo mais lento.

Além disso, o problema também pode causar fadiga, pressão arterial elevada, aumento dos níveis de glicose no sangue e alterações de humor.

Veja mais: Como o cortisol faz você ganhar peso.

3. Diabetes

Ainda não é completamente claro o motivo dos diabéticos apresentarem um metabolismo mais lento, mas eles parecem ter mais problemas para perder peso do que os não diabéticos. 

Isso pode estar relacionado com os níveis mais elevados de açúcar no sangue, que faz o corpo acreditar que há muita energia ao redor, resultando em uma desaceleração no metabolismo.

Diabetes

4. Uso de medicamentos

Alguns medicamentos, principalmente os corticoides e aqueles usados ​​para tratar depressão, podem ser uma das causas do metabolismo lento. 

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, o uso prolongado e sem acompanhamento desses medicamentos pode diminuir o metabolismo, além de aumentar a resistência à insulina, a glicemia e o armazenamento de gordura.

5. Genética

Algumas pessoas já nascem com os sintomas de metabolismo lento devido à genética. Porém, montar um programa de exercícios regulares que enfatiza tanto a atividade aeróbia quanto exercícios de resistência para construir massa corporal magra pode ajudar a acelerar um metabolismo lento.  

6. Idade

Conforme envelhecemos, nosso metabolismo naturalmente diminui, e após os 30 anos, nossa taxa metabólica basal diminui cerca de 1 a 2% por ano. 

Esta é uma das razões pelas quais a maioria das pessoas ganha peso à medida que envelhecem. Além disso, há uma redução da massa muscular, enquanto a massa de gordura aumenta, reduzindo a taxa de queima de calorias. 

7. Tamanho do corpo e composição

Pessoas atléticas e com uma maior quantidade de músculos queimam mais calorias, mesmo quando estão descansando. Assim, são mais propensos a ​​terem uma taxa metabólica basal mais alta do que indivíduos obesos. 

8. Gênero

Em geral, homens tendem a ter um percentual de gordura corporal menor e maior massa muscular do que as mulheres da mesma idade, e esta é a razão pela qual eles queimam mais calorias.

Um dos motivos está relacionado à produção de testosterona, que é 90% maior nos homens do que nas mulheres, e é justamente um hormônio sexual que ajuda a aumentar a massa muscular e diminuir a massa gorda. 

9. Desequilíbrio hormonal

Sabemos que os níveis de hormônios sexuais para homens e mulheres diminuem à medida que o tempo passa, e que isso pode mudar a relação entre a quantidade de músculo e gordura.

Isso acontece porque a testosterona ajuda a regular a massa muscular, e quanto mais músculos disponíveis, mais calorias são queimadas. Assim, um desequilíbrio hormonal pode ser uma das causas de um metabolismo lento.

Veja também: Como aumentar a testosterona naturalmente.

10. Dieta

De forma geral, pessoas que comem mais alimentos ricos em açúcares refinados e/ou gorduras saturadas, tendem a ter um metabolismo mais lento.

O mesmo ocorre com pessoas com uma dieta rica em alimentos com baixo valor nutricional, ou ainda aqueles que estão em uma dieta calórica muito restritiva.

No caso da dieta restrita, você não está ingerindo calorias o bastante para manter sua taxa metabólica basal. Assim, o metabolismo fica mais lento para conservar a energia e seu corpo naturalmente responde armazenando a gordura para uso futuro.

prato de comida refeição balanceada frango

11. Estresse

Estresse emocional faz com que os níveis do hormônio cortisol aumentem, o que pode prejudicar o seu metabolismo, como já vimos acima.

Por isso, muitas pessoas podem se beneficiar de uma rotina de exercícios regulares, ajudando a liberar o hormônio endorfina, que causa a sensação de bem estar após a prática de exercícios. 

12. Insônia

A privação de sono acumulada pode afetar a sua taxa metabólica basal. Além disso, a insônia crônica pode causar uma desregulação de certos hormônios como:

  • Cortisol, o hormônio do estresse que regula o metabolismo
  • Insulina, que atua no armazenamento de gorduras
  • Leptina, que está envolvida no controle do apetite e na sensação de saciedade. 

Isso, associado à diminuição das atividades físicas, leva ao aumento de peso e à redução do metabolismo.

Veja também: Como aumentar a leptina naturalmente.

13. Obesidade

Indivíduos obesos, que possuem uma maior quantidade de massa gorda e menor massa muscular, tendem a ter um metabolismo mais lento. 

Isso se deve ao fato de que uma maior porcentagem de massa muscular aumenta a queima calórica, mesmo em repouso. 

14. Inatividade física

A falta de exercício físico pode causar ganho de gordura e retardar o nosso metabolismo.

Isso acontece porque o exercício aumenta a nossa frequência cardíaca e bombeia sangue através dos nossos músculos, que estão queimando calorias, fazendo o metabolismo ficar mais rápido. 

Portanto, o exercício regular e treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) podem acelerar o seu metabolismo a médio e longo prazo. 

Como acelerar um metabolismo lento

Em alguns casos, fatores de estilo de vida podem ser a causa de um metabolismo lento, como uma dieta não balanceada e a falta da prática de exercícios físicos. 

Por isso, ajustar o seu estilo de vida é uma das mudanças necessárias para lutar contra o metabolismo lento. Algumas delas são:

1. Praticar musculação

Músculos são capazes de queimar mais calorias por dia do que a gordura. Deste modo, o treinamento de força frequente pode acelerar o metabolismo, já que ter mais músculos aumenta a sua taxa metabólica basal, o que significa um maior gasto calórico.

Musculação
A prática de musculação é importante para acelerar o metabolismo

2. Fazer exercícios aeróbicos

A inclusão de exercícios cardiovasculares na rotina da academia é fundamental para queimar mais calorias, e assim manter metabolismo acelerado mesmo após o término do exercício. 

3. Consumir proteínas

Uma alimentação rica em proteínas pode ajudar quem sofre com metabolismo lento, pois a digestão da proteína é mais “trabalhosa” para o organismo do que as outras fontes de energia, como carboidratos ou gordura.

Portanto, aumentar a ingestão de proteínas pode fazer o seu metabolismo trabalhar mais, além de fornecer os aminoácidos necessários para o crescimento e a recuperação muscular. 

4. Alimentar-se várias vezes ao dia

Alguns especialistas recomendam a ingestão de pequenas refeições saudáveis ao longo do dia, para manter o metabolismo funcionando adequadamente. 

Mas, é importante prestar atenção na quantidade de calorias diárias, para não ingerir mais calorias do que o corpo precisa, já que isso pode prejudicar ainda mais o seu metabolismo e levar ao acúmulo de gordura.

5. Diminuir o consumo de açúcar

O consumo excessivo de alimentos com alto teor de açúcar pode alterar seu metabolismo por causa da flutuação de açúcar no sangue, além de aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2. 

Portanto, procure um nutricionista e tente diminuir o consumo desses alimentos. 

6. Beber bastante água

Beber bastante água é importante para várias funções, inclusive para o bom funcionamento do seu metabolismo. 

Isso acontece porque a maioria das funções do corpo, incluindo digestão e metabolismo, exigem água. Então, se você não está devidamente hidratado, seu corpo não irá funcionar corretamente. 

Bebendo água
Beber água é importante para o funcionamento do metabolismo

7. Dormir bem

A insônia ou um período muito curto de sono pode fazer o seu metabolismo ficar muito mais lento, além de causar outros problemas de saúde. 

Então, não se esqueça de que dormir o suficiente é necessário não só para aumentar sua disposição no dia seguinte, como para manter seu metabolismo funcionando adequadamente. 

8. Visite seu médico

Por fim, fale com o seu médico se suspeitar que tem sintomas de metabolismo lento ou qualquer outro sintoma novo que tenha aparecido. 

Ele pode diagnosticar de forma precisa qualquer problema relacionado ao seu metabolismo e indicar o tratamento adequado. Além disso, um profissional de nutrição também pode ajudá-lo a estimar sua queima de calorias com mais precisão, para que você tenha maior sucesso se a sua meta é a perda de peso.

Vídeos

Você acredita que sente alguns destes sintomas de metabolismo lento em seu dia a dia? Já procurou um médico para conferir se possui essa condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votos, média 3,69)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

9 comentários em “12 sintomas de metabolismo lento – Causas e como acelerar o metabolismo”

  1. Eu tou estressada faço tudo e não perdo só tou ganhando fui fazer uma a validação tenho 43 anos a mulher disse que tou com o metabolismo de uma pessoa de 60 anos parado que tudo que como se transforma em gordura tou estressada e sem ânimo a pessoa faz tudo e não emagrecer

    Responder
  2. Bom dia ! Gostaria de saber o que é preciso fazer para acelerar o metabolismo ,não consigo emagrecer até chego perder dois kg ,mas em dois dias recupero de volta.Obrigada Ana

    Responder
  3. preciso de ajuda so pode ser o metabolismo lento nao perco nada e o que perco hoje amanha dganho o dobro cabelo cai muito cansaso mal estar falta de energia
    e horivel

    Responder
  4. Acho que meu metabolismo tá lento…tô malhando, Cross, Step, Jump e eu faço dieta…perdi só 3 kilos ..fiz dieta de proteínas

    Responder
  5. Ola como vão? Eu descobri que meu metabolismo nao ia bem quando descidi fazer uma dieta onde meu amigo perdeu 10 kilos em 1 mes e eu míseros 2.5kgs
    Pensei nao é normal, tenho algum problema metabólico. Entao pesquisei e descobri um nutrologo onde fiz alguns exames tais como biopedancia exames de sangue e descobri que estava com staff no metabolismo, ou seja, o metabolismo responsável pelo emagrecimento estava sem funcionar corretamente.
    Tomei algumas fórmulas para regular e agora preciso continuar o tratamento. Vale lembrar q fiz varias dietas exercicios mas nada funcionava. Procure um proficoinal

    Responder
    • Boa Tarde, Marisa
      Sou do programa Hoje em Dia e estamos produzindo uma pauta sobre metabilismo.
      Estamos a procura de uma pessoa que é exatamente como vc se descreveu… tinha o metabilismo lento e hoje está em tratamento.
      Será que você toparia falar conosco?
      Meu e-mail é: khoshino@recordtv.com.br
      URGENTE!!

      Responder
      • Eu tou estressada faço tudo e não perdo só tou ganhando fui fazer uma a validação tenho 43 anos a mulher disse que tou com o metabolismo de uma pessoa de 60 anos parado que tudo que como se transforma em gordura tou estressada e sem ânimo a pessoa faz tudo e não emagrecer

        Responder
  6. Eu tomo até medicamento para emagrecimento e não perco peso não aguento mais isso. Claro q sou meio preguiçosa em relação a exercício físico mas msm assim com auxílio de medicamentos tinha q emagrecer mas nada aff

    Responder