Miojo Milagroso – O Que é, Dieta, Receitas e Onde Comprar

Especialista:
atualizado em 02/04/2020

A dieta do miojo milagroso tem feito bastante sucesso nos EUA, a massa contém 97% de água e 3% de fibras. Por não conter carboidratos, esse macarrão faz bem saúde por conta da fibra, que provoca saciedade ao estômago, fazendo com que a pessoa não sinta fome. Parar de comer massa, é uma tarefa bem difícil, ainda quando se trata de dieta, porém esse miojo pode até ser considerado milagroso por eliminar peso em poucos dias. Abaixo você aprenderá mais sobre o Miojo Milagroso, para que ele serve, como utilizá-lo, onde comprar, suas dicas e seus efeitos colaterais.

Se você é daquelas pessoas que vive antenada com o mundo da boa forma, provavelmente sabe que não são poucos os métodos, dietas e programas que prometem auxiliar no emagrecimento. Isso sem contar que a cada semana surgem novidades, capazes de deixar muita gente confusa.

Fazer esse tipo dieta, não significa que irá comer isso o tempo inteiro, requer um balanceamento dos alimentos para que que surja efeito no organismo incluindo legumes, frutas e verduras,, nosso corpo também precisa das vitaminas. Veja a seguir como funciona e os efeitos da dieta do miojo.

O miojo é um dos pratos mais práticos e simples de fazer, é ele que alivia a fome de muitas pessoas quando estão na correria do dia a dia, mas será que os ingrediente que estão na composição pode fazer a bem ao seu organismo. Você gostará de saber sobre o miojo milagroso e saiba se ele é considerado vegano.

Pode parecer estranho, porém algumas pessoas comem miojo cru. Ele não é um dos melhores alimentos para a sua saúde, porém, ele é bastante consumido no mundo inteiro. Procurar a ajuda de um médico é sempre a melhor opção para ser aderido a sua dieta. Confira abaixo se miojo cru faz bem a sáude.

Um deles é o miojo milagroso. Já pensou comer uma tigela de macarrão e obter uma forcinha na luta contra os quilos em excesso? Pois é justamente isso o que promete o macarrão feito a partir da konjac, uma planta medicinal originária do Japão e da Indonésia.

Quer saber mais sobre esse tal de miojo milagroso? Então continue com a gente e confira o artigo de hoje até o final!

O que é o miojo milagroso?

A planta que dá origem ao miojo é parecida com uma batata, porém, não traz os mesmos carboidratos, proteínas e calorias que são encontrados no vegetal. A sua raiz é composta por água e fibras e ao misturar a sua farinha com água e hidróxido de cálcio, ferver e esperar esfriar até que ele solidifique na forma de um macarrão é que obtêm-se o miojo.

O macarrão milagroso é vendido em sacos de plástico junto com sua água por se tratar de um produto delicado.

Além da perda de peso, a promessa é que o macarrão konjac, como ele também é chamado, reduz os níveis do colesterol e auxilia o controle das taxas de açúcar no sangue, o que é especialmente positivo para pessoas que têm diabetes.

Características do miojo milagroso

Apreciado pelos asiáticos há dois mil anos, o alimento é composto por fibras solúveis e não possui nenhum teor de açúcar ou amido. Ele também não traz glúten ou trigo, o que se torna uma opção para pessoas que sofrem com condições que impossibilitam a ingestão de glúten.

Em aproximadamente 115 g do macarrão existem 10 calorias. Seu armazenamento pode ser feito durante um ano, em temperatura ambiente, sem a necessidade de refrigeração.

O aspecto do alimento é gelatinoso e ele não tem sabor próprio, o que significa, que ele absorve sabores de outros alimentos com os quais for preparado.

No entanto, há uma má notícia para quem imagina que com o miojo milagroso dá para obter um substituto perfeito para o tradicional macarrão. É que ele é mais pegajoso e já vem cozido, o que impede o consumidor de escolher o ponto de seu prato.

O glucomanan

Pode-se dizer que a fibra solúvel chamada de glucomanan é o segredo para que o macarrão konjac contribua com a perda de peso.

Essa substância possui uma grande capacidade de retenção de água e desacelera a passagem dos alimentos pelo trato digestivo depois que eles são consumidos. Isso promove uma sensação de saciedade que faz com que o organismo se sinta cheio por mais tempo, o que controla o apetite e diminui a ingestão calórica.

Prova de que essa fibra realmente podem contribuir com o processo de emagrecimento é uma pesquisa feita com 50 pessoas que mostrou que os participantes que ingeriram duas cápsulas que continham o composto acompanhadas de um copo de água antes das refeições experimentaram uma pequena perda de peso.

Porém, é importante ressaltar que não foi feito um acompanhamento para saber se os efeitos são de longo prazo.

A dieta do miojo milagroso

Para obter os benefícios do glucamanan é necessário consumir 3 g da fibra por dia. O macarrão konjac possui 6 g da substância, mas ainda não existem evidência de que ele traz o mesmo efeito que a cápsula com a substância.

De qualquer maneira, somente o baixo teor calórico e a reduzida quantidade de calorias que o produto traz são boas notícias para quem deseja emagrecer. Isso porque diminuir o consumo calórico é uma das chaves para perder peso e ao substituir 100 g do macarrão comum que traz 157 calorias por 115 g do miojo que possui 10 calorias, há um corte de 147 calorias.

Além disso, ao cortar a quantidade de carboidratos ingeridos na dieta, também evita-se que ocorra o acúmulo de gorduras no corpo, algo que poderia ocorrer com as quase 43 g do nutriente, presentes em 100 g do macarrão tradicional. O miojo milagroso é pobre em carboidratos.

Por outro lado, comer o miojo milagroso não é garantia de emagrecimento. Por mais que seu nome indique isso, nenhum produto ou alimento é capaz de fazer milagres e causar a perda de peso em um passe de mágica. Para alcançar o objetivo, ainda é necessário praticar atividades físicas com frequência e seguir uma dieta equilibrada e balanceada.

Sobre esse último tópico é importante ressaltar que como o macarrão konjac não fornece tantos nutrientes, não dá para basear a alimentação nele. É importante combiná-lo com outras comidas que forneçam as vitaminas e minerais que o corpo precisa para funcionar bem. E também não dá para esquecer os carboidratos, que são necessários para a obtenção de energia e para não causar problemas à boa forma, devem ser consumidos a partir de fontes nutritivas e na versão de absorção lenta.

Receitas com o miojo milagroso

O macarrão fica pronto rapidinho. Basta misturar com água em uma panela, levar ao fogo e deixar ferver por três minutos. Abaixo nós separamos algumas receitas em que ele pode aparecer:

Receita 1:  Salada de macarrão com o miojo milagroso

– Ingredientes:

  • 200 g de macarrão konjac;
  • 1 pimentão vermelho grande;
  • 1 pimentão verde grande;
  • 1 colher de sopa de óleo de oliva extravirgem;
  • 1 colher de chá de sementes de funcho esmagadas por uma martelo;
  • 1 colher de sopa de alecrim bem fatiado;
  • 1/8 de colher de sopa de pimentão vermelho seco e esmagado;
  • ¼ de xícara de uvas-passas;
  • 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco;
  • 1 ½ colheres de sopa de alcaparras escorridas;
  • 1 dente de alho grande amassado;
  • Sal a gosto;
  • ¼ de pimenta preta moída;
  • 1/3 de xícara de cebolas em fatias bem fininhas.

– Modo de preparo:

  1. Cozinhar o macarrão konjac conforme instruções da embalagem;
  2. Cortar o topo e fundo dos pimentões e fatiá-los em três pedaços. Em uma frigideira, colocar o óleo, o alecrim e o pimentão vermelho esmagado e levar ao fogo de baixo a médio durante 30 segundos;
  3. Adicionar os pimentões e o funcho. Mexer a panela por dois minutos. Adicionar 1/3 de xícara de água, cobrir a frigideira e reduzir para o fogo baixo;
  4. Deixar cozinhar por 18 a 20 minutos ou até ficar macio, mexendo com uma colher de vez em quando. Desligar o fogo e deixar descansar durante cinco minutos.
  5. Adicionar o macarrão, as uvas-passas, o vinagre, as alcaparras, o alho, sal a gosto, a pimenta preta à frigideira. Mexer, adicionar as cebolas e deixar descansar de 30 minutos a duas horas. Após, servir-se e bom apetite!

Receita 2: Macarrão konjac com frango

– Ingredientes do macarrão:

  • 200 g de macarrão konjac;
  • 4 colheres de sopa de óleo de oliva extravirgem;
  • 350 g de frango fatiado;
  • 2 xícaras de repolho roxo fatiado;
  • 10-15 cm de alho-poró cortado em palitos de 4 cm;
  • 4 dentes grandes de alho picados;
  • 4 colheres de sopa de amendoim picado;
  • 4 ovos crus;

– Ingredientes do molho:

  • Suco de dois limões;
  • 2 colheres de extrato de tomate;
  • 1/4 colher de chá de adoçante stevia;
  • 2 sacos de hondashi, tempero oriental;
  • 1 a 2 pimentas vermelhas frescas, sem sementes e picadas;
  • ¼ de xícara de água.

– Modo de preparo:

  1. Fatiar e picar o que tiver especificado nos ingredientes;
  2. Lavar bem o macarrão e reservar;
  3. Misturar os ingredientes do molho e separar;
  4. Esquentar uma frigideira e adicionar o óleo. Adicionar 1/3 da mistura do molho e fritar por poucos minutinhos;
  5. Acrescentar o macarrão e misturar bem. Adicionar o frango e mais 1/3 do molho e fritar até ficar meio cozido;
  6. Colocar os legumes, o alho-poró e a última parte do molho. Refogar, mexendo a todo instante;
  7. Juntar os ovos à panela e refogar. Deixar cozinhar até o frango ficar totalmente cozido.

Os outros benefícios do miojo milagroso

Quanto às vantagens em relação ao controle de açúcar no sangue e a diminuição dos níveis de colesterol, é importante ressaltar que três estudos mostraram como a fibra presente no miojo milagroso, pode colaborar.

Eles identificaram redução não só no colesterol como também nos triglicerídeos – gordura presente no sangue – e a manutenção de níveis mais baixos de glicose no sangue. Entretanto, tais resultados foram observados mediante o consumo diário do macarrão durante semanas.

Onde comprar

O miojo milagroso pode ser encontrado em lojas de produtos orientais ou naturais. Por exemplo, na cidade de São Paulo ele é encontrado no bairro da Liberdade. Na internet, um dos sites que vende o produto é o da AgroNippo, fabricante da bebida Mupy. Você pode achar em alguns outros sites especializados também.

Você já comeu o miojo milagroso? O que achou dos benefícios que ele pode trazer à sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (75 votos, média: 4,05 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

4 comentários em “Miojo Milagroso – O Que é, Dieta, Receitas e Onde Comprar”

  1. Embora NADA se compare à macarronada da Mamma ou ao banquete do Mestre Alfredo (que tive o inesquecível prazer de desfrutar), dá para enganar as saudades do macarrão. Há de diferentes cortes (espaguete, cabelo de anjo, lazanha e outros). Não é uma massa seca; vem cozida, pronta, selada a vácuo num “caldo” que tem de ser lavado na peneira. Ainda bem, porque o cheiro dele não é atraente. Depois de lavado, é só colocar num molho bem gostoso, sopa ou salada… Ele incorpora o sabor dos temperos, pois em si não tem sabor, só textura e volume. Tem fama de alimento funcional e dietético. Faz parte de nosso cardápio.