Sasinan Chuenlosang, 31 anos, descobriu que tinha uma grave alergia a antibióticos, no entanto, a informação chegou um pouco tarde. A modelo ficou com o rosto desfigurado, perdeu parte da visão e da pele do corpo após receber três dosagens do medicamento na veia.
A situação começou em 18 de junho, quando a jovem sentiu uma dor na garganta. De acordo com o New York Post, ela foi diagnosticada pela equipe médica com amigdalite, ou seja, inflamação nas amígdalas, e recebeu uma dose de um antibiótico injetável conhecido como ceftriaxona.
Logo após ser medicada, porém, a modelo notou uma piora, com direito a feridas em sua pele e a visão tornando-se turva. Os médicos, então, começaram a suspeitar que se tratava de uma grave crise de catapora e deram mais uma dosagem do mesmo antibiótico. Os machucados pioraram e Sasinan perdeu a visão do olho esquerdo algumas horas depois.
A moça foi levada às pressas para a UTI, onde recebeu a terceira dose do medicamento. A ação fez com que a paciente ficasse em coma por sete dias. Quando ela acordou, a equipe já havia percebido que tinha ocorrido uma reação alérgica específica aos medicamentos administrados, quadro médico conhecido como síndrome de Stevens-Johnson.
A síndrome de Stevens-Johnson é considerada rara e acomete uma a cada milhão de pessoas. O sistema imunológico reage exageradamente ao medicamento, causando altos níveis de inflamação no corpo que podem ser fatais. Os sintomas da alergia são febre, conjuntivites, inflamações oculares e feridas na pele semelhantes a queimaduras.
- Veja também: Alergia a medicamentos – Sintomas e como tratar
Chuenlosang permanece internada, apesar de a maior parte de suas feridas já ter cicatrizado. A jovem ainda apresenta sangramentos e muita dificuldade em abrir os olhos.