Muco nas fezes – Causas e o que fazer

Especialista da área:
atualizado em 07/07/2021

O muco está presente naturalmente nas nossas fezes, mas o excesso pode ser preocupante. Saiba então quais são as causas de muco nas fezes e o que fazer.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma pequena quantidade de muco é importante para ajudar o corpo a eliminar as fezes. Mas algumas infecções intestinais podem aumentar esse muco – indicando um problema de saúde.

Além disso, certas doenças como a colite ulcerativa e a síndrome do intestino irritável também podem causar mais muco nas fezes. Sendo assim, fique atento aos sinais do seu corpo e veja o que pode ser o excesso de muco.

Causas de muco nas fezes

papel higiênico

O muco intestinal tem um papel muito importante no nosso organismo, que é o de proteger o órgão contra bactérias. Além disso, ele facilita a passagem das fezes no intestino. Por isso, parte desse muco pode ser visto nas fezes. 

No entanto, quantidades muito grandes de muco podem ser um sinal de alerta. Assim, se você observar o excesso de muco nas fezes e notar também os seguintes sintomas, procure um médico para saber como está sua saúde intestinal:

Ainda que o muco nas fezes não seja uma doença, é importante descobrir o que está causando essa eliminação em excesso – pois menos muco no intestino significa maior chance de infecção.

No consultório, o médico vai te ajudar a identificar a causa por trás desses sintomas, que pode ser:

  Continua Depois da Publicidade  

Intolerância alimentar

Às vezes, uma intolerância ou alergia alimentar é a causa de alterações nas fezes. Aliás, veja outras mudanças nas fezes que podem indicar problemas de saúde.

No caso da intolerância a certos alimentos, além do muco nas fezes, é provável que você sinta:

  • Diarreia;
  • Inchaço abdominal;
  • Erupções na pele;
  • Mal estar.

Se você não tem certeza se um alimento te faz mal, saiba como fazer um diário alimentar para identificar intolerância aos alimentos.

Doenças inflamatórias intestinais

Ainda não se sabe a causa do muco nas fezes em pessoas com síndrome do intestino irritável, mas ele existe.

Outra doença inflamatória intestinal que também aumenta a produção de muco é a colite ulcerativa – uma inflamação nas mucosas que revestem o intestino. Essa inflamação forma úlceras que podem produzir muco e até mesmo sangrar.

Algumas pessoas com doença de Crohn também podem apresentar muco nas fezes, mas isso já não é tão comum.

  Continua Depois da Publicidade  

Obstrução intestinal

Um dos sintomas de uma obstrução intestinal é justamente o muco nas fezes. Outros sinais dessa situação de emergência são:

  • Prisão de ventre na maioria dos dias;
  • Dificuldade para defecar;
  • Cólicas intensas;
  • Distensão abdominal;
  • Vômito.

A importância de ir ao hospital se deve ao fato de algumas vezes ser preciso fazer uma cirurgia de desobstrução do intestino.

Infecções bacterianas

As infecções causadas por bactérias podem aumentar a eliminação de muco pelas fezes. Além disso, a infecção pode causar diarreia, febre e cólicas abdominais.

Ao suspeitar da presença de bactérias nocivas no intestino, procure um médico, pois pode ser necessário tomar um antibiótico para tratar a infecção.

Outras causas

A presença de muco ou pus nas fezes também pode ser resultado de uma das seguintes condições:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Infecção parasitária;
  • Gastroenterite;
  • Má absorção de nutrientes;
  • Fissura anal;
  • Fibrose cística.

O que fazer

mulher com dor na barriga

Nem sempre o muco nas fezes é preocupante, mas se isso não costumava acontecer, é indicado consultar um médico.

Quem sofre de doenças inflamatórias intestinais pode apresentar excesso de muco na hora de defecar sem que isso seja um problema. Ainda assim, qualquer mudança notável nas suas fezes ao longo dos dias deve ser informada ao médico.

De qualquer forma, é ele quem vai dizer se você tem uma infecção ou uma doença que precisa de tratamento. 

Embora na maioria das vezes você não precise tomar remédios, é importante adotar um estilo de vida mais saudável e se alimentar melhor – pois isso provavelmente vai impactar positivamente a sua saúde intestinal.

Fontes e referências adicionais

Você costuma observar a aparência das suas fezes? Alguma vez já notou muco? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Atualmente, é pós-graduando de Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema de Juiz de Fora-MG. No momento, atua em vários municípios do estado do Rio de Janeiro como na capital, Niterói, Magé e Araruama. Dr. Marcos Marinho tem experiência em setores variados de sua especialização e continua em constante aprendizado e evolução para ser uma referência da área. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário