Apesar dos desconfortos físicos que o período causa, a menstruação poderia influenciar positivamente no desempenho esportivo das mulheres. Isso é o que sugeriu uma nova pesquisa da London’s Global University.

O estudo apontou que as mulheres cometem menos erros e têm melhor agilidade mental em práticas esportivas no período menstrual, embora sintam-se piores do que em qualquer outro momento durante seu ciclo, conforme informou O Globo.
O estudo publicado no periódico Neuropsychology analisou 241 pessoas, com 96 homens e 47 mulheres, que não estavam menstruando regularmente devido ao uso de contraceptivos, para fins comparativos.
O experimento avaliou os tempos de reação, a precisão e a atenção aos detalhes. Além disso, cada voluntário precisou registrar seus estados de humor e preencher um questionário sobre sintomas.
Em paralelo a isso, aplicativos de rastreamento de ciclo menstrual foram usados para estimar em que fase do ciclo as participantes estavam.
Com relação aos tempos de reação e precisão, não houve diferença de desempenho entre os participantes masculinos e femininos.
No entanto, as mulheres que menstruavam regularmente tiveram um desempenho melhor durante seu período em comparação a qualquer outra fase de seu ciclo menstrual, com tempos de reação mais rápidos em atividades físicas e cometendo menos erros.
A médica Flaminia Ronca, principal autora do estudo, admitiu surpresa com o resultado: “Espero que isso forneça a base para conversas positivas entre treinadores e atletas sobre percepções e desempenho: como nos sentimos nem sempre reflete como nos saímos”.
O professor Paul Burgess, que também assina a pesquisa, disse que a ideia para seguir com a investigação veio ao conversar com jogadoras de futebol feminino e seus treinadores.
“Criamos testes cognitivos personalizados para tentar imitar as demandas feitas ao cérebro nos momentos do jogo em que elas nos diziam que lesões e problemas de timing ocorrem em determinados momentos do ciclo menstrual”, concluiu.