Existem muitas formas de cuidar da pele do rosto e muitas técnicas podem ser feitas em casa. Entre elas está a “musculação” para a região. Conheça!
Um estudo realizado pela Universidade de Northwester, nos Estados Unidos, apontou que em pouco tempo já é possível notar os impactos da ginástica facial. Para a pesquisa, um grupo de mulheres entre 40 e 65 anos foi analisado.
Elas foram divididas em dois grupos: um que realizou o método de exercícios faciais e outro que não praticou. O resultado foi positivo para o grupo da musculação, que apresentou uma face tonificada. Veja também: Aparelho de ginástica facial bizarro para rejuvenescer.
Existem algumas técnicas de repetição, como por exemplo, fazer alguns movimentos de sorriso com uma amplitude maior. Ao sorrir, pressione as dobras entre o nariz e os lábios com as pontas dos dedos e levante os músculos.
Para bochechas firmes, feche os lábios e sorria gentilmente antes de sugar as bochechas o máximo que conseguir. Mantenha a posição por volta de dez segundos antes de liberar e repetir o movimento cinco vezes.
Para a boca, você deve deitar-se e apertar os lábios com força, empurrando-os para a frente. Mantenha entre oito e dez segundos e repita cinco vezes.
Para a região da testa, você deve franzi-la o máximo que puder, tentando aproximar as sobrancelhas dos olhos. Em seguida, faça o oposto e levante as sobrancelhas o mais alto possível, abrindo bem os olhos. Repita estes movimentos cinco vezes.
Manter os músculos da face saudáveis vai além da estética: os benefícios também estão ligados à melhora da mastigação e até mesmo à melhor habilidade de se expressar e falar.
Musculação corporal também influencia na saúde a pele do rosto
A musculação tradicional também traz muitos benefícios à pele do rosto, pelo menos é o que um estudo japonês apontou.
A pesquisa analisou algumas mulheres por 16 semanas e as que foram submetidas a um treinamento com resistência apresentaram aumento da elasticidade da pele, melhora da espessura dérmica e elevação de fibroblastos (células responsáveis pela síntese de colágeno).
Ademais, as mulheres que se exercitam apresentaram afinamento no rosto, devido à perda de gordura na região da bochecha. Entretanto, houveram também algumas queixas de que a pele da região estava mais flácida.
Vale lembrar que para manter a pele do rosto saudável é necessária uma combinação de fatores para além da musculação, como uma boa hidratação (não apenas com cremes, mas também com a ingestão adequada de água) uma alimentação balanceada composta por verduras, frutas, proteínas e gordura saudável, e ter um sono de qualidade.
Se você costuma treinar durante o dia, é indicado utilizar protetor solar à prova d’água e evitar usar outros produtos, já que com a perda de água pela pele (por meio do suor), os produtos aplicados também se perdem.
Se a musculação for feita no período noturno, é ideal retirar toda a maquiagem e outros produtos e lavar bem o rosto antes da atividade física. O melhor momento de fazer a skincare é depois do banho do pós-treino, já que os exercícios físicos causam uma vasodilatação, proporcionando melhor absorção das substâncias.