Skincare – Rotina de cuidados com a pele e dicas

Especialista:
atualizado em 05/10/2020

Não importa o seu tipo de pele, a rotina de skincare trará bons resultados. Saiba aqui quais são os cuidados com a pele que você deve tomar diariamente e outras dicas.

Seguir uma rotina de cuidados com a pele, a famosa skincare, está em alta. Mas será que é mesmo necessário repetir essa rotina todos os dias?

De fato, cuidar da pele melhora não só a autoestima como também ajuda no tratamento de problemas específicos de pele, como a acne e os cravos, por exemplo. Aproveite para conferir qual é o melhor ácido para espinhas e cravos.

Além disso, certos cuidados com a pele ajudam até a reduzir as manchas na pele e a evitar os sinais do envelhecimento precoce.

Rotina de skincare

Independentemente do tipo de pele, são quatro os passos básicos para uma boa rotina de cuidados com a pele.

Confira o passo a passo ideal e sem frescuras para ter uma pele linda e saudável.

Passo 1: limpar

Limpar o rosto é a etapa básica de qualquer rotina de skincare. Comece o dia lavando bem o rosto com um sabonete ou gel de limpeza de sua preferência, evitando aqueles que deixam sua pele muito ressecada.

Se necessário, use um esfoliante uma ou duas vezes na semana para uma limpeza mais profunda. Mas no geral, uma limpeza simples uma ou duas vezes ao dia é mais do que suficiente para manter a pele limpa.

Apesar de ser importante lavar o rosto, é importante deixar que a pele produza o óleo natural, pois ele ajuda a manter a jovialidade e saúde da pele.

Passo 2: tonificar

A etapa de tonificação ajuda a equilibrar o pH da pele. Manter o pH ajustado é importante para prevenir e tratar irritações e infecções na pele.

Além disso, o tônico facial contrai os poros e prepara a pele para as próximas etapas do skincare.

Passo 3: tratar

A etapa de tratamento garante a nutrição da pele. É nessa parte da sua rotina que você vai aplicar os produtos de acordo com o seu tipo de pele.

Ou seja, se a sua pele está ressecada, você pode usar um bom creme para peles secas.

Por outro lado, se sua pele está muito oleosa, você pode usar um produto à base de gel que não aumente a oleosidade e ainda assim entregue os nutrientes que você precisa.

De todo modo, é importante optar por um hidratante facial livre de óleo e não comedogênico – ou seja, que não obstrui os poros – para preservar a oleosidade natural da pele.

Aliás, é nessa etapa também que você pode usar produtos contendo ingredientes como vitamina C ou resveratrol, por exemplo, que ajudam a evitar a degradação do colágeno e estimular a renovação celular.

Mas fique atento, pois alguns desses produtos são melhores para a pele quando usados a noite.

Passo 4: proteger

Por fim, a última etapa da rotina de cuidados com a pele é proteger a pele dos danos do dia a dia.

Isso é feito tanto com o uso de protetor solar quanto com a aplicação de cremes antioxidantes que protegem a pele contra a poluição, a poeira e outras adversidades que a nossa pele é submetida ao longo do dia.

Rotina diurna e rotina noturna de cuidados com a pele

mulher-fazendo-rotina-de-skincare

Além dos quatro passos fundamentais acima, você deve ter uma rotina diurna e uma rotina noturna com ingredientes diferentes.

Ou seja, você ainda vai seguir as quatro etapas, mas na rotina noturna você poderá pular a etapa do protetor solar.

Além disso, é na rotina da noite que você vai usar produtos mais agressivos como a vitamina C e o ácido retinóico, por exemplo.

Isso porque esses produtos deixam a pele mais sensível ao sol e mais suscetível a manchas e, por isso, devem ser reservados para a rotina noturna.

Já na rotina diurna você vai seguir os quatro passos essenciais e só depois irá passar base e outros produtos de maquiagem de sua preferência.

Dicas para uma pele mais bonita e saudável

Use protetor solar

Apenas para frisar: proteger a pele contra os danos do sol é essencial para a saúde da mesma.

A exposição excessiva ao sol pode favorecer as rugas e o envelhecimento precoce. Sendo assim, use protetor solar diariamente, especialmente no rosto onde a pele é mais sensível.

Prefira a sombra

Tomar sol é importante para a produção de vitamina D, mas é crucial tomar cuidado com os excessos. Na hora que o sol estiver mais forte, procure um lugar com sombra.

Outra ideia que costuma ajudar é usar roupas com fator de proteção solar. Se não for possível, use chapéus, bonés, cangas e roupas de manga comprida para evitar que toda a pele fique exposta diretamente ao sol.

De vez em quando: esfoliar uma ou duas vezes por semana antes de aplicar o tônico e usar máscaras faciais uma vez por semana ou uma vez por mês dependendo do tipo.

Remova todos os resíduos do rosto

Se você usa maquiagem diariamente, é muito importante limpar bem a pele ao fim do dia.

Ainda que sejam produtos feitos para a pele, a longo prazo, a maquiagem pode causar irritações e desgastar a pele.

Mantenha uma alimentação saudável

Os nutrientes que obtemos em uma dieta equilibrada nutrem o corpo por dentro. De fato, toda essa nutrição reflete na saúde da pele e dos cabelos.

Assim, coma frutas, vegetais, verduras à vontade, pois esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais que sua pele precisa.

Além disso, não se esqueça de beber bastante água e se manter bem hidratado.

Respeite a sua pele

Só você sabe o que é bom ou não para a sua pele. Ao usar um produto novo, observe como a sua pele responde ao tratamento.

Se houver sinais de irritações, suspenda o uso e procure algo que seja compatível com o seu tipo de pele. O mais importante é manter a pele bem limpa, hidratada e protegida do sol.

Fontes e referências adicionais:

Você também segue uma rotina de skincare? Quais são os seus cuidados diários com a pele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Helena Reich

Dra. Helena Reich Camasmie é médica dermatologista, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Residências em Dermatologia e Hansenologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente, cursando mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do curso de pós-graduação em dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro (PGRJ), possui título de especialista em Dermatologia e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Conta com 5 capítulos publicados em renomados livros da área de dermatologia e 8 artigos publicados nos últimos 5 anos em revistas indexadas. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Para mais informações, entre em contato com ela no seu Instagram (@helenadermato).

Deixe um comentário