Nabo

Nabo Emagrece Mesmo?

O nabo cozido contém nutrientes importantes para o funcionamento do organismo como fibras, manganês, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, zinco, vitamina B6, vitamina B9 (folato), vitamina C e vitamina K, de acordo com o Banco de Dados Nacional de Nutrientes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês).

O vegetal já foi associado a benefícios como o auxílio à saúde intestinal, a diminuição da pressão arterial, a prevenção da prisão de ventre, a contribuição com a digestão e a colaboração com a manutenção de níveis estáveis de glicose no sangue.

Mas será que além de todos esses nutrientes e benefícios, também podemos bater o martelo e afirmar que o nabo emagrece?

As calorias do nabo 

Vamos começar a entender se o nabo emagrece checando a quantidade de calorias que podem ser encontradas no alimento.

Pois bem, segundo pesquisadores, em artigos publicados no Banco de Dados Nacional de Nutrientes da USDA, uma xícara com cerca de 156 g de nabo cozido contém somente 67 calorias. Uma porção de 100 g de nabo cozido pode apresentar 42 calorias.

Isso indica que o alimento é uma ótima pedida para a dieta de quem necessita e/ou deseja emagrecer ou manter o peso, já que ele é pobre em calorias, ao mesmo tempo em que é rico em nutrientes como já conferimos acima.

As fibras do nabo

Outro ponto a favor da ideia de que o nabo emagrece (ou melhor, ajuda a emagrecer) é o fato dele ser rico em fibras – uma xícara com aproximadamente 156 g de nabo cozido apresenta 3,1 g de fibras.

O nabo e outros vegetais crucíferos ricos em fibras auxiliam o corpo a permanecer saciado durante mais tempo. Isso significa também uma maior facilidade para controlar o apetite, o que ajuda bastante para não comer além do necessário.

Entretanto

Não é só incluir o nabo nas refeições que o emagrecimento acontece magicamente ou o aumento de peso é evitado. Com suas poucas calorias, seu auxílio à saciedade e seu poder nutritivo, o alimento apenas auxilia a perda ou a manutenção do peso.

Mas para que essa ajuda realmente funcione é fundamental que toda a dieta seja voltada para o emagrecimento ou manutenção do peso, além de ser saudável, equilibrada, controlada e nutritiva.

Até porque não adianta, por exemplo, comer nabo, uma carne magra, salada e batata-doce na hora do almoço, se nas outras refeições se encher de guloseimas e besteiras como sorvete, pizza, batata frita e hambúrguer, não é mesmo? Dessa maneira, será bastante difícil emagrecer ou até mesmo manter o peso.

Portanto, se o seu objetivo é emagrecer ou ao menos não engordar, converse com um nutricionista a respeito de uma dieta adequada para você atingir esses objetivos de maneira saudável, sem deixar de fornecer ao organismo os nutrientes e a energia que ele precisa para funcionar corretamente.

Receitas com nabo

1. Suco de nabo com limão 

Ingredientes:

  • 200 g de nabo picado;
  • 1 copo de suco de limão natural;
  • 200 ml de água filtrada.

Modo de preparo:

  1. Cortar o nabo em pequenas rodelas e colocá-lo no liquidificador juntamente com a água. Bater por alguns minutos;
  2. Em seguida, adicionar o suco de limão e bater novamente. Adoçar e acrescentar gelo, se achar necessário, e servir-se imediatamente.

2. Suco de nabo com abacaxi, hortelã e água de coco

Ingredientes: 

  • 1 fatia de abacaxi;
  • 1 rodela de nabo;
  • Suco de 1 limão;
  • 3 folhas de hortelã;
  • 200 ml de água de coco.

Modo de preparo:

  1. Adicionar todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Bater, passar o conteúdo para um copo, adoçar e colocar gelo (se achar que precisa) e servir-se imediatamente.

É importante tomar o suco natural de nabo imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Para aproveitar o máximo do valor nutricional, o melhor é preparar o suco com alimentos frescos. Além disso, o suco também não deve ser coado ou filtrado.

2. Sopa de nabo

Ingredientes: 

  • 1 berinjela;
  • 2 nabos;
  • 2 cenouras;
  • 1 xícara de chá de vagem picada;
  • 3 pimentões coloridos;
  • 1 caixinha de molho de tomate;
  • 1 envelope de sopa de cebola;
  • Cheiro verde e salsão a gosto;
  • 1 colher de chá de pimenta branca;
  • 1 tablete de caldo light de carne ou galinha;
  • ½ repolho roxo;
  • Água.

Modo de preparo:

  1. Lavar bem os legumes;
  2. Cozinhar os legumes em uma panela no fogão. Após, desligar o fogo e reservar;
  3. Encher outra panela com 1 ½ litros de água e diluir a sopa de cebola e o tomate;
  4. Levar ao fogo e quando ferver adicionar os legumes cozidos, os temperos e o tablete de caldo light;
  5. Misturar bem, desligar o fogo, esperar esfriar e servir-se.

3. Chá de nabo com cenoura

Ingredientes: 

  • 2 colheres de sopa de nabo ralado;
  • 2 colheres de sopa de cenoura ralada;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

  1. Levar o nabo e a cenoura para cozinhar na água;
  2. Deixar levantar fervura e, então, cozinhar em fogo brando ao longo de cinco minutos;
  3. Desligar o fogo, tampar e esperar esfriar por alguns minutos para beber o chá morno. Coar e servir-se imediatamente. Os vegetais cozinhados que sobrarem, você pode comer depois em uma saladinha ou sopa.

O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

É necessário certificar-se ainda de que os ingredientes que você utilizar no preparo do seu chá de nabo sejam de boa qualidade, de boa procedência, orgânicos, estejam bem limpos e higienizados e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Você já tinha ouvido falar que o nabo emagrece? De que formas costuma consumi-lo em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*