A chegada da menopausa é um momento muito impactante e de mudanças, ainda mais quando os sintomas começam a aparecer antes do que se esperava. Foi o que aconteceu com Naomi Watts. Hoje com 55 anos, a estrela notou os indícios do fim do período menstrual aos 36.
A menopausa é caracterizada pela queda de hormônios reprodutivos e costuma acontecer entre os 45 e 50 anos. “A minha história começou cedo. Foi tão chocante e me encheu de vergonha. Entrei em pânico”, contou a atriz em entrevista à revista People. Essa “antecipação” da menopausa é chamada de perimenopausa.
- Veja também: Pré-menopausa: o que é, sintomas e o que fazer
Nem os médicos cogitaram que a famosa estivesse entrando na menopausa, mesmo com os sintomas claros. “Eu tinha ciclos irregulares, suor noturno… Certamente falei aos médicos sobre isso, mas eles só cogitaram o estresse como a causa, porque, claro, aos 36 anos eu era muito nova para isso”, apontou.
Com a chegada dos 40 anos, o quadro ficou ainda mais intenso. “Minha pele começou a sair do controle. Ela estava irritada, sensível. Fiquei nesse ciclo, sem saber o suficiente sobre a minha saúde. Fui pesquisando e entendendo sozinha”, explicou.
Naomi Watts, então, decidiu lançar uma marca de skincare e outros produtos voltados à mulheres na menopausa. À revista, ela aconselhou quem estiver enfrentando a mesma situação que ela viveu no passado: “Não tenham medo”.
- Veja também: Menopausa precoce: 9 sintomas, causas e tratamentos
Já em entrevista ao jornal The Wall Street Journal, a atriz culpou a falta de informação pela sua reação. “Não havia informação, nem comunidade, nem mesmo uma conversa com minha própria mãe, sem querer culpá-la”, listou.
“Precisamos de mais pesquisas, mais conversas abertas e mais compreensão. Por que não podemos simplesmente normalizar isso e realmente voltar à educação sexual? Há tanta empatia pelas crianças na puberdade quando elas têm hormônios em alta. Por que não pode haver alguma empatia quando temos hormônios em queda livre?”, conscientizou.
A artista disse que sua marca busca dar suporte emocional e psicológico. “A menopausa pode ser um período desafiador, mas também pode ser uma oportunidade para redescobrir a força interior e redefinir prioridades”.
“Ambas são transformações profundas do corpo feminino. Precisamos celebrar todas as fases da vida e valorizar o que cada uma nos oferece”, concluiu.
Em seu Instagram, Watts faz todo esse trabalho de conscientização sobre saúde e incentiva suas seguidoras a realizarem exames regulares, incluindo mamografias e Papanicolau. Para ela, é crucial estar informada sobre o que está acontecendo em seu próprio corpo.