O Que Comer Para Perder a Barriga

Com o verão aí e dias na praia sem nada além de um biquíni, e sem nenhum lugar para se esconder, muitas de nós desejamos ter começado a operação biquíni um pouco mais cedo. O desejo de perder a barriga e deixá-la tonificada é compartilhado por homens e mulheres e é possivelmente um dos objetivos mais difíceis de ser atingido, para a maioria das pessoas. Não importa quantos abdominais faça, a maioria ainda fica com uma camada de gordura sobre sua barriga.

O armazenamento de gordura na área abdominal é particularmente comum em homens, a tão famosa barriga de cerveja que atinge a todos, mas também afeta uma grande quantidade de mulheres. Inchaços abdominais são outro problema comum que também pode levar a uma silhueta distendida, nada atraente, sem mencionar que podem causar dores físicas.

Infelizmente não há alimento milagroso que possa ajudar a perder a barriga. Apesar disso, estudos nessa área são limitados, não havendo evidências científicas que sugiram que alimentos específicos possam endereçar a perda de peso na região abdominal, embora haja muitas dietas da moda dizendo que isso é possível.

Basicamente, para perder a barriga você precisa perder peso, o que significa ingerir menos calorias do que gasta, levando a um déficit de energia. Isto resulta no corpo queimando gordura como fonte de energia. A melhor maneira de fazer isso é seguir uma dieta de calorias reduzidas e/ou aumentar os exercícios.

Inchaços estomacais, por sua vez, podem ser evitados ou minimizados através da dieta. Certos alimentos aumentam a distensão abdominal e devem ser minimizados ou evitados para que se consiga o abdômen mais retinho possível neste verão.

Dieta do Tanquinho: Fato ou Ficção para Perder a Barriga

A popular Dieta do Tanquinho (Flat Belly Diet), afirma que você pode perder 6 quilos, em 32 dias, focando na região do abdômen, e sem fazer um único abdominal. A dieta é baseada em 1.600 calorias por dia e desencoraja a ingestão de sal, carboidratos excessivos e alimentos gordurosos. É aclamada como o ingrediente ‘mágico’ desta dieta a inclusão de ácidos graxos monoinsaturado (MUFAS) em todas as refeições, o que, supostamente, reduz a gordura da barriga. A Associação Dietética Americana, entretanto, sugeriu que não há evidências científicas que suportem isso.

De modo geral, a dieta é baseada no saudável estilo de vida Mediterrâneo de se alimentar, baseado no controle de calorias. O déficit calórico é, portanto, mais provável de nos levar a perder a barriga, bem como em outra áreas. Embora não haja evidências científicas que suportem nenhum tipo de alimento mágico, que ataque a gordura abdominal, essa dieta proporciona um plano adequado para aqueles que necessitam de uma dieta de 1600 calorias para perda de peso, e ela pode diminuir os inchaços.

Causas Comuns de Inchaço Abdominal

Intolerância Alimentícia

Se você frequentemente sofre de inchaços, você pode estar sofrendo de alergia ou intolerância alimentícia. É importante visitar um médico e obter um diagnóstico oficial, antes mesmo de você eliminar qualquer alimento de sua dieta. A intolerância a alimentos como trigo ou lactose, bem como doença celíaca, pode causar estes tipos de sintomas. Entretanto, esses alimentos também possuem valores nutricionais e não devem ser eliminados, a menos que seja necessário.

Refeições Grandes e Alimentação Rápida

Comer porções menores, em intervalos mais freqüentes, pode eliminar os inchaços, em função de uma sensação de empachamento, após uma grande refeição. Pode também auxiliá-lo a evitar a sensação de fome extrema ao manter mais constantes os níveis de glicose no sangue. Isto pode reduzir a sobrealimentação e ajudar a perder a barriga.

Quando você come rápido, você engole muito ar, o que pode aumentar os inchaços. Diminuir o ritmo e mastigar os alimentos de modo correto minimiza isso. Comer mais devagar dá ao seu organismo tempo para registrar a saciedade, significando que você fica menos propenso a comer demais.

O que comer para ter um estômago reto

1. Uma dieta balanceada saudável

Uma dieta balanceada saudável, alta em frutas, vegetais, carboidratos complexos e proteína magra, é uma grande maneira de perder a barriga. Ao comer alimentos mais saudáveis e porções menores, você tem mais possibilidades de consumir menos calorias e, portanto, de perder peso. Uma dieta saudável deve ser baixa em gorduras insaturadas do tipo das encontradas em produtos animais e apresentar mais gordura insaturada saudável, para maiores benefícios de saúde.

2. Fibras

A falta de fibras na dieta pode levar à constipação intestinal e ao inchaço abdominal. As mulheres devem focar em incluir pelo menos 25 gramas de fibra diariamente, e os homens, 38 gramas. Boas fontes de fibra incluem integrais, frutas e vegetais, legumes, castanhas e sementes. Estes tipos de alimentos também saciam mais do que os com poucas fibras, o que significa que você passa a comer menos. Quando você está aumentando a ingestão de fibras, é essencial que o faça gradualmente, para evitar desconforto. Você também deve beber muita água e se exercitar, para manter o intestino saudável.

3. Água

Essencial se você estiver aumentando suas fibras, a falta de água pode resultar em constipação intestinal, o que, por sua vez, leva ao inchaço abdominal. Não há como negar a importância de se estar sempre bem hidratado, pois a desidratação pode levar a uma série de problemas no organismo.

4. Alimentos anti-inchaço abdominal

Embora evidências nessa área sejam limitadas, há alguns estudos que sugerem que alimentos como chá de hortelã, gengibre, abacaxi, salsinha e iogurtes probióticos podem ajudar a perder a barriga. Certamente, não há perigo em usar este tipo de alimento, pois todos são saudáveis e não fazem mal.

5. Calorias suficientes

Já foi sugerido que dietas de muito baixas calorias para perda extrema ou rápida de peso, na verdade, têm o efeito oposto em relação a perder a barriga. Se o corpo não recebe calorias suficientes para funcionar propriamente, ele entrará em modo de fome e armazenará a maior quantidade de energia possível, na forma de gordura. Isto porque ele não tem certeza de quando receberá combustível novamente. Nessa situação, a gordura é normalmente armazenada na região abdominal, razão pela qual a pessoa pode ser magra, porém ainda assim, ter barriga.

Vídeo com dicas:

Veja a opinião da nutricionista Patricia Leite no vídeo que irá aparecer abaixo:

O que reduzir para perder a barriga

1. Produtos sem açúcar ou adoçante

Adoçantes podem causar inchaço abdominal e gases em algumas pessoas. Para minimizar seus efeitos, limite-se a apenas duas ou três porções por dia. Refrigerantes diet não apenas contêm adoçantes, como também são carbonados, o que adiciona ainda mais gases ao mix.

2. Refrigerantes e bebidas carbonadas

Além de altas calorias, essas bebidas normalmente contêm carbonação, o que leva ao ganho de peso. A carbonação adiciona uma grande quantidade de gás nessas bebidas e você acaba os ingerindo. Tente beber água normal, saborizada com suco de limão ou lima, para tomar algo com algum sabor, sem o efeito gasoso.

3. Mascar chicletes

Mascar chicletes pode levá-lo a engolir muito ar, o que causa inchaço abdominal. Além disso, chicletes contêm adoçantes artificiais, o que aumenta esse efeito. Tente chupar uma bala ou optar por algo de baixa caloria e alta em fibras, como pipoca, para substituir o chiclete e ajudar a perder a barriga.

4. Sódio

Sal ou sódio pode levar a uma barriga inchada. Tente cortá-lo, optando por temperar com outros sabores, como ervas e temperos. Sempre que possível, evite alimentos industrializados, pois estes são normalmente altos em sal e baixos em fibras.

5. Feijões, legumes e vegetais gordurosos

Os culpados comuns são as variedades de vegetais crucíferos, tais como brócolis, couve e couve-flor. Feijões e legumes também podem causar efeitos gasosos, particularmente se você não está acostumado com eles. Entretanto, esses alimentos são extremamente nutritivos e fornecem uma excelente adição de fibras à sua dieta.

Para minimizar os efeitos de inchaço abdominal, introduza estes alimentos em sua dieta gradualmente, permitindo que seu organismo acostume-se a eles, e beba muita água. Você também pode evitá-los antes de um importante evento, mas devem, ainda assim, fazer parte de sua dieta diária.

Que tipos de alimentos citados acima são os maiores obstáculos para que você consiga perder a barriga? É mais difícil comer algo diferente, ou deixar de comer algo que você gosta muito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média: 4,37 de 5)
Loading...

8 comentários em “O Que Comer Para Perder a Barriga”

  1. tenho uma facilidade enorme em ganhar peso e como consequência disso aumentar a gordura abdominal o que torna muito desconfortável. como pão integral. gostaria de saber se mesmo assim também pode me engordar, não bebo bebidas gaseificadas e raramente como fritos.
    gostaria de saber as razões que me levam a adquirir peso com muita facilidade

  2. olha me ajudou e muito os comentarios por que apos fazer uma cirurgia fiquei muito barriguda e sem falar no desconforto que isso causa tenho sim quase todos os sintomas inclusive a falta de ar nossa como me sinto mal mas não sei o que fazer se tiver alguma resposta de como me ajudar por favor me manda no meu imail ok [email protected] obrigada

  3. Tenho gases,e ressecamento,e como muita besteiras as vezes,o que faço para ter uma barriga tanquinho depois do almoço,e por ter esse problema, as hora minha barriga tá grande,o que faço

  4. Bom dia…É mais difícil eu comer algo diferente de minha rotina…adorei as dicas, mas eu fico um pouco perdido…eu sou magro e ainda sim tenho barriga e tenho plena certeza que me alimento mau, mas não sei como mudar isso devido hábitos e rotina…faço poucas refeições pois trabalho dia inteiro no máximo almoço e janto (muito)…agora comecei a malhar e decididamente quero perder gordura na região do adomem…mas para isso gostaria de uma dica do que comer sem perder proteínas e me saciar sem querer mais nada…cortei refrigerantes, doces (isso consigo fácil) etc. Acrescentei frutas a cada três horas , mas mesmp assim só almoço e janto. Meu problema é perder a gordura na barriga que somente abdominais não estão resolvendo, pode me ajudar???

    • Nossa, eu publiquei um comentário um ano e dois meses depois de vc no mesmo horário… (comentário inútil eu sei, mas não pude deixar de avaliar a coincidencia da mesma hora…rs!) at 02:28…bom dia!

Deixe um comentário