A socialite Jocelyne Wildenstein, conhecida como “Mulher Gato” após diversos procedimentos, morreu nesta última terça-feira (31), em Paris, na França. A influenciadora digital foi vítima de uma embolia pulmonar.
A informação foi confirmada pelo marido da socialite. “Seu companheiro Lloyd Klein está triste ao anunciar a morte de Jocelyn Wildenstein em Paris, aos 84 anos. Um ícone desapareceu”, dizia a nota publicada pela família.
A embolia pulmonar, também conhecida como infarto pulmonar ou tromboembolismo pulmonar (TEP), é considerada um quadro grave, de acordo com informações do Ministério da Saúde do Brasil. Um trombo (coágulo ou êmbolos), formado nas veias das pernas ou da pelve, se solta, o que causa um bloqueio nos vasos do pulmão (artérias). Isso acontece quando um coágulo entope um vaso sanguíneo do pulmão, impedindo a passagem de sangue e causando a morte progressiva da parte afetada, resultando em dor ao respirar e intensa falta de ar.
Portanto, devido à dificuldade de respirar e às lesões causadas no pulmão, a quantidade de oxigênio no sangue diminui e os órgãos de todo o corpo podem ser afetados, principalmente quando existem vários coágulos. Ainda tem os casos em que o embolismo dura por muito tempo, causando a embolia maciça ou infarto pulmonar.
Alguns dos fatores de risco para a embolia pulmonar são: cirurgias extensas, imobilidade prolongada, câncer, traumas, anticoncepcionais com estrógeno, reposição hormonal, gravidez e pós-parto, varizes, obesidade, tabagismo, insuficiência cardíaca, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), idade superior a 40 anos e distúrbios na coagulação do sangue.
A busca por atendimento rápido é essencial para evitar complicações. O tratamento para a embolia pulmonar pode ser feito por meio de medicamentos, como anticoagulantes e trombolíticos, usados para dissolver os coágulos sanguíneos.
Há também a opção de cirurgia para o caso de medicamentos não funcionarem. O procedimento pode ser para a remoção do coágulo de sangue ou até mesmo para a introdução de um cateter que funciona como um filtro e impede a passagem do coágulo proveniente da perna para o pulmão.
Negava ter plásticas
A “Mulher Gato” sempre negou ter feito plásticas e afirma que sua aparência mudou devido a uma reação após realizar botox. “Eu nunca passei por cirurgias plásticas, tenho medo do que pode acontecer e não gosto de passar por nada pesado, às vezes pode ser um pouco intenso e terrível”, contou ela ao tabloide The Sun.
Jocelyn disse que evitava os procedimentos estéticos após ver alguns casos malsucedidos de pessoas próximas. “Eu não gosto de botox. Cada pessoa tem uma reação diferente a ele. Eu só fiz duas aplicações de botox. Não sei se sou alérgica a ele, mas quando fiz, não me fez bem. O resultado não foi bom, preenchimentos me fazem inchar”, pontuou.