O Que São Minerais Quelatos? Para Que Serve?

Especialista:
atualizado em 22/03/2018

Frequentemente vemos em fórmulas de alguns suplementos os tais minerais quelatos. Você provavelmente deve estar curioso para saber qual a serventia dos minerais quelatos, mas antes de chegarmos a esse ponto, precisamos conhecer o que são essas substâncias.

A palavra “quelato” significa firmemente anexado ou ligado. E essa ligação geralmente acontece com um aminoácido ou outro tipo de componente orgânico, de forma que os dois não se separem uma vez que se encontrem no sistema digestivo.

Em suma, os minerais quelatos são minerais que são combinados com aminoácidos, dando origem a complexos, que podem ser apresentados como boro quelato, cálcio quelato ou cromo quelato, por exemplo.

A produção dos minerais quelatos é complexa: acontece por meio de um sistema que obtém os aminoácidos das proteínas e provoca uma reação com os minerais metálicos em reatores.

Para que serve um mineral quelato?

O processo de quelação é implementado porque acredita-se que, em alguns casos, ela seja capaz de melhorar a absorção de minerais.

Os minerais quelatos são divulgados para comercialização como suplementos alimentares superiores a outros suplementos de minerais, sob o argumento de que eles são utilizados mais facilmente pelo corpo do que os minerais não quelatos.

Uma das vantagens dos minerais quelatos é que eles têm uma biodisponibilidade quatro vezes maior. Isso quer dizer justamente que os quelatos apresentam uma melhor absorção.

Como se sabe, os minerais são uma classe de nutrientes fundamentais para diversos aspectos da saúde do nosso organismo. Entretanto, o Ask the Scientists alertou que não é sempre que a absorção de minerais é melhorada pelo processo de quelação.

No mesmo sentido, o WebMD informou que não existem evidências para embasar esse argumento de que os minerais quelatos são utilizados com maior facilidade pelo organismo. Conforme a publicação, são pouquíssimas as informações científicas a respeito do uso dos minerais quelatos.

No entanto, mesmo com esse pouco embasamento científico, a publicação relatou que os minerais quelatos acabam sendo utilizados para o oferecimento de suporte ao crescimento normal, a estabilização do transtorno bipolar, a construção de músculos e ossos fortes e a melhoria do sistema imunológico e a saúde de maneira geral.

Além disso, outra das vantagens dos suplementos de minerais quelatos em relação aos tradicionais é a diminuição dos efeitos colaterais que eles podem provocar em alguns usuários como diarreia, prisão de ventre e problemas gástricos e intestinais.

Entretanto, as evidências em relação à efetividade da utilização dos suplementos de minerais quelatos para melhorar o sistema imunológico, como suplemento alimentar de minerais, para construir ossos e músculos fortes e para tratar outras condições são classificadas como insuficientes.

Em relação ao transtorno bipolar, existe alguma evidência inicial que sugere que alguns casos da condição podem ser estabilizados por um suplemento de mineral quelato.

Uma pesquisa com adultos com o transtorno bipolar, que satisfaça os padrões científicos geralmente aceitos, encontra-se atualmente encaminhada. Porém, ainda assim, as evidências da utilização de suplementos de minerais quelatos para a condição ainda são insuficientes.

Portanto, antes de acreditar nas promessas dos fabricantes de suplementos de minerais quelatos, adquirir um desses produtos e utilizar o suplemento no seu dia a dia para esse ou qualquer outro fim, converse com o seu médico para saber se o produto realmente pode contribuir com o seu caso.

Isso é importante para todos os casos, entretanto é especialmente necessário no caso de uma condição delicada como o transtorno bipolar. Você jamais deve deixar de seguir o tratamento indicado pelo médico que acompanha o seu caso para recorrer a um único suplemento que ainda não teve a sua eficiência comprovada para a condição.

Cuidados com os minerais quelatos 

Como não existem informações suficientes a respeito da utilização dos suplementos de minerais quelatos para mulheres que estejam grávidas ou em período de amamentação de seus bebês, recomenda-se que elas ajam com segurança e evitem o uso da substância durante esses períodos.

No mínimo, é importante que as futuras mamães e as que já estejam na fase do aleitamento consultem os seus médicos para se certificar de que a utilização dos suplementos de minerais quelatos é permitida, não fará mal a ela e ao neném e poderá ser útil de alguma maneira para a sua saúde.

Antes de comprar e começar a fazer o uso de quaisquer suplementos de minerais quelatos, também vale a pena conversar com o médico para se certificar de que o produto não pode interagir com nenhum medicamento, suplemento, planta medicinal ou produto natural que você esteja utilizando no momento.

Você já tinha ouvido falar nos minerais quelatos? Tem vontade de experimentar algum suplemento desse tipo? Conhece alguém que tenha utilizado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (24 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “O Que São Minerais Quelatos? Para Que Serve?”

  1. Usei os “quelatos” por 40’dias , indicados pela
    Nutricionista e os resultados com relação à disposição
    Foram excelentes!
    Agora que estou sem , sinto muita falta !