A suplementação é muito comum entre praticantes de esportes físicos. A musculação se destaca entre os mais comuns, e para garantir uma melhor performance e nutrição completa, diversos suplementos alimentares são adotados no dia a dia. Cada um possui uma finalidade específica, mas dentre os mais populares, podemos destacar aquele que virou o “queridinho” de todos, por fazer inúmeras promessas à saúde e boa forma. Buscando analisar quais são essas possíveis contribuições, vamos entender melhor para que serve Whey Protein, e quais são as melhores dicas para desfrutar de forma mais completa de todos os seus benefícios.
O que é e para que serve Whey Protein
Este suplemento promete completar a nutrição quando se trata de efeitos anabólicos. O seu consumo é recomendado para nutrir os músculos com proteínas de qualidade. Sabendo que a dieta é responsável pela maior parte dos resultados, manter-se firme em uma dieta rica em vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos bons pode otimizar o seu rendimento nos treinos, e atividades da rotina, o Whey Protein se encaixa nessa alimentação.
Este é um suplemento reconhecido como completo, pois, além de fornecer as proteínas de qualidade, ele contribui com agentes que favorecem a síntese proteica, como os aminoácidos essenciais para a boa hipertrofia.
O Whey Protein oferece proteína extraída do soro do leite, mas essa não é a única especificidade do suplemento proteico, pois é possível encontrar categorias ainda mais específicas, as quais você poderá conhecer um pouco mais a seguir.
É importante destacarmos que muitas pessoas admitem a dificuldade de conciliar uma dieta com a rotina de trabalho ou estudos, e esse é um dos pontos positivos do Whey Protein, pois ele pode ser facilmente transportado e consumido a qualquer momento, evitando assim a probabilidade de catabolismo e perda muscular, ajudando na manutenção dos músculos e garantindo uma refeição, independente de onde você esteja.
A versatilidade do suplemento é tamanha, que facilmente você pode encontrar dicas e receitas para preparar diversas refeições com o Whey Protein como ingrediente, principalmente doces. Inúmeras pessoas se sentem tentadas em maner um cardápio com refeições saudáveis e rico em benefícios do Whey Protein.
Perda de peso
Você pode optar pelo Whey protein, pois além das proteínas, contem uma baixa porção de gorduras e lactose. Essa é uma opção que pode ser conveniente para pessoas que querem adicionar proteínas na dieta mas não tantas gorduras como pode ser o caso de muitas carnes.
A Whey Protein ainda pode fornecer leucina, Cálcio e peptídeos pbioativos, excelentes contribuintes para a redução de gordura corpórea. Vale lembrar que, ao nutrir os músculos, estes também poderão favorecer a taxa metabólica, proporcionando uma queima calórica mais eficiente.
É interessante saber para que serve Whey Protein Isolado também, pois ele é a alternativa ideal para aqueles que lutam para reduzir o percentual de gordura ou tem intolerância a lactose. Ele contém baixíssima quantidade de colesterol, gorduras e lactose, além de oferecer excelente qualidade de proteínas. Esta é uma opção superior às demais opções de Whey, pois ele pode fornecer uma concentração maior de proteínas nobres.
O Whey Protein pode ser consumido como pré e pós treino, podendo ser consumido em lanches intermediários e/ou combinado com outros alimentos pertencentes ao plano alimentar particular.
O suplemento pode auxiliar no controle de apetite. Adicionando o Whey em uma das refeições, você controlará a caloria a ser consumida, e ele poderá auxiliar na saciedade até o horário da próxima refeição, evitando calorias extras que comprometeriam os objetivos de sua dieta.
Veja também: Como Tomar Whey Protein Para Emagrecer
Força
Se você já ficou olhando outra pessoa treinar e admirar a força que aplicavam no levantamento de carga, saiba que muitas delas utilizam o Whey Protein como apoio para fornecimento energético. Ele pode melhorar o nível de resistência e performance nos exercícios físicos. É importante que para obter esses efeitos a curto prazo, seja escolhido um Whey Protein com carboidratos de rápida absorção.
É interessante escolher o Whey Protein de rápida absorção como refeição pré-treino, pois ele proporcionará uma forcinha para o melhor rendimento nos treinos, ajudando você a levantar maiores cargas e com mais eficiência.
Veja também: Qual é o Melhor Whey Protein Para Seu Objetivo?
Massa Muscular
O segredo para obter benefícios do Whey Protein para os músculos é escolher a categoria adequada para os seus objetivos. O nível de absorção pode variar de acordo com as categorias, reparando os músculos de diferentes formas.
O Whey Protein Concentrado pode ser conveniente para aquelas pessoas que desejam um investimento mais baixo, e um produto menos processado e fabricado a partir das proteínas do soro do leite. O percentual proteico pode variar de 35 até 80% de proteínas, o que pode ser muito satisfatório, se você optar por um fabricante de qualidade, pois há opções baratas que podem sair por um preço muito caro, com composição alterada.
O hidrolisado é muito conveniente para aquelas pessoas que desejam efeitos rápidos, pois serve para a reparação dos músculos após o treino, mantendo o efeito anabólico para o crescimento muscular. Esta categoria também consiste em proteínas extraídas do soro do leite, mas estas já são pré-digeridas, o que acelera o processo de absorção.
Veja também: Tomar Whey Protein Antes ou Depois do Treino?
Sistema Cardiorrespiratório
É um erro pensar que o Whey Protein serve apenas para hipertrofia, pois ele também pode beneficiar na prática de exercícios cardiorrespiratórios. Esse benefício é garantido devido a sua ação sobre o sistema cardiovascular. O pó pode ser conveniente para o controle de níveis de glutationa, o que pode influenciar no corpo de uma maneira geral, melhorando o funcionamento gastrointestinal, fortalecendo o sistema imunológico e nervoso.
Se você deseja um melhor controle sobre a pressão arterial e nível de glutationa, o consumo de Whey Protein pode ser identificado como uma das dicas de ouro. Com organismo fortalecido, podemos reconhecer que o suplemento pode contribuir com a alta imunidade do corpo diante das adversidades externas.
Câncer
Alguns estudos demonstraram que o Whey Protein pode contribuir na prevenção de Câncer, se o seu consumo for aliado a um cardápio saudável. Pode-se notar o Whey auxilia na inibição do crescimento de células cancerígenas. Em testes, pode-se notar inclusive que o suplemento é um bom apoio para a regressão de tumores. Esse efeito também é obtido a partir do controle de glutationa.
Colesterol
Podemos notar para que serve Whey Protein, e sua contribuição é tamanha, que seus efeitos podem se estender para o controle dos níveis de colesterol. Ele pode agir na conversão de LDL, e prevenir lesões e até condições como a aterosclerose. É dito que o suplemento contém substâncias anti-aterogênicas, estas responsáveis pela proteção contra efeitos oxidativos. A lactoferrina é uma das principais responsáveis por esse benefício.
Ossos
Para manter um bom rendimento nos treinos, é importante que não só haja uma suplementação focada nos músculos e na redução de gordura, mas também na saúde dos ossos e articulações. Mostrando para que serve Whey Protein e os porquê’s deste ser um suplemento tão procurado, foi comprovado em algumas pesquisas que ele contribui com o crescimento e saúde dos ossos. Pode-se notar contribuições significativas para a densidade óssea.
Há inúmeros fabricantes que disponibilizam a proteína do soro do leite combinada com Colágeno, principalmente as versões destinadas ao público feminino, e ele é muito importante para a saúde dos ossos e principalmente articulações, o que melhora o apoio às articulações no momento das atividades.
Vídeo: Como usar Whey Protein
Aprenda como usar o suplemento e fique atento às dicas de como escolher o produto!
Vídeo: Dicas para escolher seu Whey Protein
Fontes e Referências Adicionais:
- “Is Hydrolyzed Protein Better Than Whey”.
- “Whey Protein: Benefits, Risks, & Top Picks”.
- Men’s Fitness. “6 Reasons You Should Be Using Whey Protein”.
- Authority Nutrition. “Whey Protein 101: Surprising Benefits of Powders and Shakes”.
- Frestedt, Joy L., et al. “A whey-protein supplement increases fat loss and spares lean muscle in obese subjects: a randomized human clinical study.” Nutr Metab (Lond) 5.1 (2008): 8.
- Willoughby, D. S., J. R. Stout, and C. D. Wilborn. “Effects of resistance training and protein plus amino acid supplementation on muscle anabolism, mass, and strength.” Amino acids 32.4 (2007): 467-477.
- Bowen, J., Manila Noakes, and Peter Marshall Clifton. “Appetite hormones and energy intake in obese men after consumption of fructose, glucose and whey protein beverages.” International Journal of Obesity 31.11 (2007): 1696-1703.
- Kent, K. D., W. J. Harper, and J. A. Bomser. “Effect of whey protein isolate on intracellular glutathione and oxidant-induced cell death in human prostate epithelial cells.” Toxicology in vitro 17.1 (2003): 27-33.
- Markus, C. Rob, et al. “The bovine protein α-lactalbumin increases the plasma ratio of tryptophan to the other large neutral amino acids, and in vulnerable subjects raises brain serotonin activity, reduces cortisol concentration, and improves mood under stress.” The American journal of clinical nutrition 71.6 (2000): 1536-1544.
- Middleton, N., P. Jelen, and G. Bell. “Whole blood and mononuclear cell glutathione response to dietary whey protein supplementation in sedentary and trained male human subjects.” International journal of food sciences and nutrition 55.2 (2004): 131-141.
O whey protein é um dos suplementos mais consumidos. Ele traz uma série de benefícios para quem treina e é uma ótima fonte de absorção rápida de proteína.