Cada porção de 100 g de pimenta biquinho é composta por 9 calorias. O alimento ainda é fonte de nutrientes como vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina K, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, cobre e fibras.
A pimenta biquinho emagrece?
Para quem deseja e/ou necessita perder peso, a inserção de ingredientes com propriedades que ajudam a emagrecer aos pratos das refeições é uma ótima tática. Será que, por exemplo, a pimenta biquinho emagrece?
Um dos pontos a favor dessa ideia é o fato de se tratar de um alimento termogênico. Estes alimentos termogênicos contribuem com a perda de peso porque promovem o aumento da temperatura do corpo. Isso tem como resultado a aceleração do metabolismo, que melhora o processo de gasto de gorduras e calorias.
- Veja também: Alimentos termogênicos que ajudam a emagrecer.
O ponto aqui não é exatamente que a pimenta biquinho emagrece. Ela pode até dar uma forcinha para quem deseja perder peso, graças ao seu efeito termogênico. Entretanto, ela simplesmente pode ajudar e não promove o emagrecimento magicamente.
Para eliminar os quilos em excesso, é fundamental seguir uma dieta saudável, controlada, nutritiva e equilibrada, acompanhada da prática frequente de exercícios físicos como forma de maximizar o gasto de calorias. Até porque, como se sabe, para perder peso é necessário queimar uma quantidade de calorias maior do que a quantia calórica que é ingerida.
Outros benefícios da pimenta biquinho
Agora, vamos conhecer outros benefícios aos quais a pimenta biquinho está associada. Confira na lista a seguir:
- Combate ao envelhecimento dos órgãos;
- Bom funcionamento do coração;
- É nutritiva: como vimos no início deste artigo ela é fonte de fibras, vitaminas e minerais;
- Utilizada no preparo de compressas, emplastros e fricções no tratamento de dores, torcicolos e luxações;
- Usada como medicamento rubefaciente ativo, ou seja, que provoca, por meio do contato, uma forte estímulo à circulação local. O resultado disso é a promoção da sensação de calor, o aumento da sensação de conforto na região e a diminuição da dor local;
- Auxilia a absorção de vitamina A e vitamina C;
- Estimula o sistema imunológico do organismo;
- Possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres responsáveis por doenças como o câncer e que são promotores do envelhecimento;
- Por ser fonte de vitamina B6, vitamina C e vitamina K, auxilia o controla dos níveis de açúcar no sangue e evita inflamações, além de contribuir com o seu tratamento.
Como plantar a pimenta biquinho
Confira abaixo o passo a passo de como plantar a pimenta biquinho:
- Começar preparando a terra: misturá-la com um pouco de húmus ou adubo;
- Fazer uma covinha rasa e adicionar entre três e quatro sementes. O buraco deve ter o dobro do tamanho da semente.
- Cobrir com terra;
- Arrancar as mudas menores e deixar somente a planta mais forte;
- Esperar pela germinação que dura entre duas e três semanas e precisa acontecer em local ensolarado. Durante o período, regar com frequência, porém, sem encharcar;
- Então, haverá a chegada das flores e a colheita ocorrerá entre 80 e 150 dias.
A temperatura para a plantação de pimentas deve variar entre 16º C e 34º C. Elas gostam do contato direto com o sol e do solo abundante em matéria orgânica. É possível plantar a pimenta biquinho em vasos, seguindo mesmo processo. No entanto, deve ser escolhido um vaso grande para que a planta tenha acesso a mais substrato e possa crescer.
Como fazer pimenta biquinho em conserva
Agora vamos aprender como fazer pimenta biquinho em conserva.
Ingredientes:
- 200 ml de vinagre de vinho branco;
- 200 ml de cachaça (opcional)
- 1 colher de sopa de açúcar;
- 1 colher de chá de sal;
- Água fervente;
- Água gelada;
- Dente de alho inteiro ou cebola ou orégano ou alecrim ou pimenta-do-reino ou outro condimento de sua preferência (opcional);
- 1 e ½ xícara de pimentas biquinho bem selecionadas, bem higienizadas e sem os cabinhos.
Modo de preparo:
- Misturar o vinagre, a cachaça, o sal e o açúcar em uma panela e preparar uma calda, deixando ferver durante dois minutos;
- Ferver um pouco de água em outra panela e adicionar as pimentas na água fervente. Retirá-las da água e passar imediatamente para um recipiente com água gelada;
- Após, colocar as pimentas em um vidro esterilizado. Cobrir com a calda quente;
- Se desejar, adicionar o dente de alho ou cebola ou orégano ou alecrim ou outro condimento de sua preferência;
- Fechar bem o vidro, com uma tampa preferencialmente de vidro, e levar ao fogo com a boca virada para baixo, imergido dentro de uma panela com água para não quebrar, e deixar ferver durante 15 a 20 minutos;
- Desligar o fogo e remover o vidro da panela somente depois que ele já estiver frio para que não estoure;
- Finalmente, levar a conserva à geladeira.
O vinagre escolhido deve ser de boa qualidade e tanto o vidro quanto a tampa devem ser esterilizados em água quente. Os ingredientes devem ficar totalmente imersos no líquido da conserva. O alimento pode ser consumido depois de quatro dias da data de seu preparo.
Como usar a pimenta biquinho
Ela pode ser utilizada em preparações culinárias como moquecas, feijoadas, baião de dois, farofas, patês, saladas de grãos, carnes, molhos e como tempero de leguminosas como feijões, lentilha e grão-de-bico.
Amei, não tinha lido nada a respeito, tenho no quintal e amamos o sabor dela. Super informativo
Pra mim essa pimenta é indispensável. Gosto de comê-la junto com a comida mesmo, no almoço ou jantar. É uma delícia. E que bom saber de seus benefícios.
Nossa. Eu ainda tenho medo de usar muito e voltar a ter problemas de estômago. Gastrite inter intestinal. Gosto de pimenta, mas tenho receio ainda.
Onde posso Comprar?
Em mercados públicos ou municipais.
Eu posso comprar essa pimenta em conserva ja pronta ?
Sim, mas apenas evite teores altos de açúcar e sódio.