Pimenta biquinho

Pimenta Biquinho Emagrece? Benefícios, Como Plantar e Como Fazer em Conserva

Cada porção de 100 g de pimenta biquinho é composta por 9 calorias. O alimento ainda é fonte de nutrientes como vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina K, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, cobre e fibras.

A pimenta biquinho emagrece? 

Para quem deseja e/ou necessita perder peso, a inserção de ingredientes com propriedades que ajudam a emagrecer aos pratos das refeições é uma ótima tática. Será que, por exemplo, a pimenta biquinho emagrece?

Um dos pontos a favor dessa ideia é o fato de se tratar de um alimento termogênico. Estes alimentos termogênicos contribuem com a perda de peso porque promovem o aumento da temperatura do corpo. Isso tem como resultado a aceleração do metabolismo, que melhora o processo de gasto de gorduras e calorias.

O ponto aqui não é exatamente que a pimenta biquinho emagrece. Ela pode até dar uma forcinha para quem deseja perder peso, graças ao seu efeito termogênico. Entretanto, ela simplesmente pode ajudar e não promove o emagrecimento magicamente.

Para eliminar os quilos em excesso, é fundamental seguir uma dieta saudável, controlada, nutritiva e equilibrada, acompanhada da prática frequente de exercícios físicos como forma de maximizar o gasto de calorias. Até porque, como se sabe, para perder peso é necessário queimar uma quantidade de calorias maior do que a quantia calórica que é ingerida.

Outros benefícios da pimenta biquinho

Agora, vamos conhecer outros benefícios aos quais a pimenta biquinho está associada. Confira na lista a seguir:

  • Combate ao envelhecimento dos órgãos;
  • Bom funcionamento do coração;
  • É nutritiva: como vimos no início deste artigo ela é fonte de fibras, vitaminas e minerais;
  • Utilizada no preparo de compressas, emplastros e fricções no tratamento de dores, torcicolos e luxações;
  • Usada como medicamento rubefaciente ativo, ou seja, que provoca, por meio do contato, uma forte estímulo à circulação local. O resultado disso é a promoção da sensação de calor, o aumento da sensação de conforto na região e a diminuição da dor local;
  • Auxilia a absorção de vitamina A e vitamina C;
  • Estimula o sistema imunológico do organismo;
  • Possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres responsáveis por doenças como o câncer e que são promotores do envelhecimento;
  • Por ser fonte de vitamina B6, vitamina C e vitamina K, auxilia o controla dos níveis de açúcar no sangue e evita inflamações, além de contribuir com o seu tratamento.

Como plantar a pimenta biquinho

Confira abaixo o passo a passo de como plantar a pimenta biquinho:

  1. Começar preparando a terra: misturá-la com um pouco de húmus ou adubo;
  2. Fazer uma covinha rasa e adicionar entre três e quatro sementes. O buraco deve ter o dobro do tamanho da semente.
  3. Cobrir com terra;
  4. Arrancar as mudas menores e deixar somente a planta mais forte;
  5. Esperar pela germinação que dura entre duas e três semanas e precisa acontecer em local ensolarado. Durante o período, regar com frequência, porém, sem encharcar;
  6. Então, haverá a chegada das flores e a colheita ocorrerá entre 80 e 150 dias.

A temperatura para a plantação de pimentas deve variar entre 16º C e 34º C. Elas gostam do contato direto com o sol e do solo abundante em matéria orgânica. É possível plantar a pimenta biquinho em vasos, seguindo mesmo processo. No entanto, deve ser escolhido um vaso grande para que a planta tenha acesso a mais substrato e possa crescer.

Como fazer pimenta biquinho em conserva

Agora vamos aprender como fazer pimenta biquinho em conserva.

Ingredientes: 

  • 200 ml de vinagre de vinho branco;
  • 200 ml de cachaça (opcional)
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1 colher de chá de sal;
  • Água fervente;
  • Água gelada;
  • Dente de alho inteiro ou cebola ou orégano ou alecrim ou pimenta-do-reino ou outro condimento de sua preferência (opcional);
  • 1 e ½ xícara de pimentas biquinho bem selecionadas, bem higienizadas e sem os cabinhos.

Modo de preparo:

  1. Misturar o vinagre, a cachaça, o sal e o açúcar em uma panela e preparar uma calda, deixando ferver durante dois minutos;
  2. Ferver um pouco de água em outra panela e adicionar as pimentas na água fervente. Retirá-las da água e passar imediatamente para um recipiente com água gelada;
  3. Após, colocar as pimentas em um vidro esterilizado. Cobrir com a calda quente;
  4. Se desejar, adicionar o dente de alho ou cebola ou orégano ou alecrim ou outro condimento de sua preferência;
  5. Fechar bem o vidro, com uma tampa preferencialmente de vidro, e levar ao fogo com a boca virada para baixo, imergido dentro de uma panela com água para não quebrar, e deixar ferver durante 15 a 20 minutos;
  6. Desligar o fogo e remover o vidro da panela somente depois que ele já estiver frio para que não estoure;
  7. Finalmente, levar a conserva à geladeira.

O vinagre escolhido deve ser de boa qualidade e tanto o vidro quanto a tampa devem ser esterilizados em água quente. Os ingredientes devem ficar totalmente imersos no líquido da conserva. O alimento pode ser consumido depois de quatro dias da data de seu preparo.

Como usar a pimenta biquinho

Ela pode ser utilizada em preparações culinárias como moquecas, feijoadas, baião de dois, farofas, patês, saladas de grãos, carnes, molhos e como tempero de leguminosas como feijões, lentilha e grão-de-bico. 

Você já imaginava que o consumo de pimenta biquinho emagrece? Tem o costume de inseri-la em suas refeições para aproveitar os benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,14 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

6 comentários

  1. Eu posso comprar essa pimenta em conserva ja pronta ?

  2. Onde posso Comprar?

  3. Danielle Sampaio Bassedone

    Nossa. Eu ainda tenho medo de usar muito e voltar a ter problemas de estômago. Gastrite inter intestinal. Gosto de pimenta, mas tenho receio ainda.

  4. Pra mim essa pimenta é indispensável. Gosto de comê-la junto com a comida mesmo, no almoço ou jantar. É uma delícia. E que bom saber de seus benefícios.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*