Pode Comer Amendoim Menstruada?

Especialista:
atualizado em 19/06/2020

Veja se uma mulher pode comer amendoim menstruada ou se esse é um alimento que é interessante evitar durante esse período.

Nas redes sociais, em conversas com as amigas ou ao ler uma revista, podemos encontrar uma série de mitos a respeito da menstruação. Mas será que a história que não pode comer amendoim durante a menstruação é verdade ou isso não passa de um mito?

Podemos ou não aproveitar os benefícios do amendoim para a saúde nessa época?

A questão do triptofano

Ao longo do período que precede a menstruação, a mulher sofre com uma diminuição nos seus níveis de serotonina, um neurotransmissor relacionado ao prazer.

Por sua vez, o triptofano é um aminoácido utilizado pelo cérebro justamente para a produção da serotonina. Ao lado do chocolate, do queijo e da castanha do caju, o amendoim é conhecido como uma das fontes de triptofano.

Portanto, teoricamente, a ingestão do amendoim poderia contribuir, ainda que indiretamente, com a melhoria dos níveis de serotonina e, consequentemente, com a sensação de prazer da mulher.

Entretanto, não se deve exagerar no consumo do amendoim, do queijo, da castanha de caju e do chocolate com o objetivo de aumentar as taxas do neurotransmissor porque esses alimentos são calóricos.

A questão da cólica

Além de ser indispensável ter uma alimentação balanceada ao longo de todo o mês, incrementar a dieta nos dias que antecedem a menstruação pode auxiliar a amenizar as tão indesejáveis e incômodas cólicas.

Ao azeite de oliva, de sementes e de oleaginosas como nozes e amêndoas, o amendoim faz parte do grupo de alimentos compostos por ácidos graxos e vitamina E, substâncias conhecidas por diminuírem a liberação de prostaglandina.

A causa das cólicas menstruais é justamente a liberação da prostaglandina, uma substância responsável por fazer com que o útero se contraia para que o endométrio seja eliminado através do sangramento da menstruação, uma vez que não ocorreu uma gravidez.

A questão do magnésio e da vitamina B6

O amendoim é um dos melhores alimentos no que se refere à quantidade de magnésio e vitamina B6. Os alimentos ricos em magnésio perdem somente para os alimentos ricos em cálcio quando o assunto é melhorar as chances de diminuir os sintomas da Tensão Pré-Menstrual.

O magnésio contribui com a regulação da serotonina. Para o membro docente de tratamento da menopausa da Escola Médica de Harvard e especialista em saúde e nutrição da mulher, Mache Seibel, consumir mais magnésio no período logo antes de menstruar pode auxiliar a melhorar o humor.

A vitamina B6, por sua vez, pode auxiliar a diminuir a irritabilidade e a sensibilidade nas mamas.

A questão do sódio – e do inchaço

De acordo com informações do Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês) do Reino Unido, a sensação de inchaço é um dos sintomas típicos da Tensão Pré-Menstrual, ao lado da sensibilidade nas mamas, das alterações de humor, da sensação de irritação, da oleosidade nos cabelos e da perda de interesse no sexo.

Esses sintomas costumam melhorar quando a menstruação começa e desaparecem alguns dias depois, esclareceu a organização. Mas o que isso tem a ver com o amendoim?

É que para a mulher que sofre com inchaço antes e durante a sua menstruação pode não ser uma boa ideia consumir amendoins lotados de sal. Isso porque a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, advertiu que o excesso de sódio pode provocar a retenção de líquidos, conhecida justamente por provocar o inchaço no corpo.

Vale registrar que abusar do mineral não é nada bom para a saúde de maneira geral: o excesso de sódio também pode causar problemas graves como endurecimento dos vasos sanguíneos, hipertensão, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca, apontou a Escola de Saúde Pública da universidade americana.

Portanto, para a mulher que se pergunta se pode comer amendoim na menstruação e gosta do aperitivo, além da dica evitar uma quantidade excessiva, a recomendação que fica é a de sempre optar pela versão do produto que apresentar o teor mais reduzido de sódio.

Para verificar qual é o teor de sódio do amendoim que você tem em mãos, cheque a tabela nutricional que deve estar presente na embalagem do produto. Entretanto, lembre-se de que o valor informado é referente a uma única porção, então se você consumir duas ou três porções, a quantia dobrará ou triplicará, respectivamente.

A manteiga de amendoim

Quando queremos saber se pode comer amendoim menstruada, vale a pena mencionar a manteiga de amendoim porque ela também pode ser útil para quando surgem aqueles desejos por comidas durante o período menstrual.

A manteiga de amendoim, o iogurte com granola, as frutas secas e as nozes são algumas alternativas mais saudáveis de alimentos para satisfazer os desejos por doces e comidas gordurosas que podem aparecer na época da menstruação.

Outra vantagem é que, assim como o amendoim, a manteiga de amendoim também funciona como uma boa fonte de magnésio e vitamina B6, que como aprendemos lá em cima podem ter a sua utilidade em relação aos sintomas da Tensão Pré-Menstrual.

Logicamente, a ideia aqui não é se entupir de manteiga de amendoim, o que geraria um acúmulo de calorias, mas consumir um pouco para dar uma segurada na vontade. Aproveite para conhecer os benefícios da manteiga de amendoim para a saúde e boa forma.

Fontes e Referências adicionais:

Você já se perguntou se pode comer amendoim menstruada? Consome com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário