8 Benefícios da Pasta de Amendoim – Para Que Serve e Dicas

Nas últimas décadas, as pessoas vêm buscando cada vez mais soluções para permanecerem em forma e com o aumento da quantidade de academias, alguns produtos se tornaram mais populares e estão mais presentes no cotidiano de muitas pessoas.

A pasta de amendoim é um produto já bastante utilizado nos Estados Unidos, mas que está se popularizando no Brasil em função das suas inúmeras propriedades.

Conheça abaixo 8 benefícios da pasta de amendoim, saiba para que serve este alimento e entenda como comer e como fazer para utilizar este produto no seu dia a dia.

O que é a pasta de amendoim?

A pasta de amendoim, também chamada de manteiga de amendoim, é um produto muito famoso e bastante utilizado nos Estados Unidos, mas que se tornou conhecido no Brasil nos últimos anos, sendo principalmente utilizado pelos praticantes de atividades físicas.

A primeira patente de pasta de amendoim foi solicitada pelo Dr. John Harvey Kellogg, em 4 de Novembro de 1895. A pasta de amendoim era inicialmente consumida pelas pessoas ricas, pois era considerada uma comida elegante.

Com o tempo, a pasta de amendoim se popularizou e passou a fazer parte da refeição de muitas pessoas, principalmente de crianças que levam seus lanches feitos com pasta de amendoim e geleia para a escola. No Brasil, a pasta de amendoim se tornou conhecida por seus benefícios para quem busca ganhar massa muscular e para quem precisa ter mais energia em determinadas atividades.

Hoje, este alimento é considerado bastante completo e muitos estudos mostram que os benefícios da pasta de amendoim são inúmeros, ajudando na melhoria de vários aspectos da saúde e também auxiliando no controle do peso.

Veja, a seguir, 8 benefícios da pasta de amendoim e conheça mais sobre este produto:

1. Ajuda a prevenir diversas doenças

A pasta de amendoim é rica em diversos nutrientes que podem auxiliar na melhoria de diversos aspectos da saúde. Este alimento contém muitas vitaminas e minerais, entre elas a vitamina E, que é um poderoso antioxidante e que ajuda no combate aos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e também prevenindo diversas doenças crônicas e degenerativas.

Além disso, devido à sua ação antioxidante, a vitamina E ajuda a proteger as gorduras do corpo contra a oxidação, que é importante para muitos aspectos da saúde, incluindo a defesa das células através da membrana plasmática, contribuindo para o adequado funcionamento de todas as funções do organismo.

Cada porção contendo 2 colheres de sopa de pasta de amendoim (aproximadamente 30 g) contém em torno de 3 mg de vitamina E, atendendo a mais de 20% da necessidade diária recomendada desta vitamina.

2. Melhora a saúde dos ossos

A pasta de amendoim é rica em magnésio, um mineral que é fundamental para a construção óssea, principalmente na fase da infância e adolescência, auxiliando na manutenção da densidade dos ossos que é importante para garantir a qualidade de vida na fase adulta e também dos idosos. O tecido ósseo desempenha a função de sustentação e proteção do corpo, sendo constituído de fibras colágenas e vasos sanguíneos, além de muitos minerais.

Cada porção contendo 2 colheres de sopa de pasta de amendoim (aproximadamente 30 g) contém em torno de 50 mg de magnésio, atendendo a mais de 17% da necessidade diária recomendada deste mineral.

3. Auxilia no funcionamento muscular

Entre outros benefícios da pasta de amendoim, está a melhoria do funcionamento muscular. Este alimento é rico em potássio, um dos minerais mais importantes para o organismo, possuindo muitas funções no metabolismo. Este mineral é essencial para o adequado funcionamento dos músculos, atuando nos processos de contração e relaxamento, evitando a fadiga, as câimbras e as dores.

Além disso, o potássio participa da síntese de proteínas, ajudando também na recuperação e no crescimento das fibras musculares.

Este é um dos grandes motivos pelos quais os praticantes de musculação e atletas utilizam bastante a pasta de amendoim na dieta. Este alimento contém 252 mg de potássio para cada porção de 2 colheres de sopa (30 g de produto), atendendo a mais de 15% da necessidade diária deste mineral.

4. Previne o desenvolvimento da diabetes

Pesquisas mostram que consumir a pasta de amendoim pode auxiliar na diminuição dos riscos de inúmeras doenças, entre elas a diabetes, as doenças cardíacas e outras doenças crônicas. Um estudo publicado no Journal of American Medical Association verificou que consumir porções de 2 colheres de sopa por pelo menos cinco dias por semana pode reduzir o risco de desenvolver a diabetes em quase 30%.

5. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Um dos grandes benefícios da pasta de amendoim é ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Este alimento contém vitamina B6, que é uma vitamina fundamental para auxiliar o organismo no combate às infecções e diversas outras doenças, participando do sistema imune. Cada porção de 2 colheres de sopa de pasta de amendoim (30 g de produto) contém, aproximadamente, 0,2 mg de vitamina B6, atendo a mais de 10% das necessidades recomendadas diárias desta vitamina.

6. Ajuda no controle do apetite e promove o emagrecimento

A pasta de amendoim é um alimento que aparentemente parece ruim para quem busca reduzir peso, porém, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, este alimento é rico em nutrientes como fibras e proteínas, que são fundamentais para auxiliar no controle do apetite, reduzindo, assim, a ingestão diária de calorias e também promovendo o emagrecimento.

Cada porção de 2 colheres de sopa de pasta de amendoim (30 g de produto) contém, aproximadamente, 3 g de fibras e 7,2 g de proteínas. Apesar de ajudar no controle do apetite, este alimento deve ser consumido com moderação, pois cada porção com 2 colheres de sopa contém em torno de 200 calorias.

7. Excelente fonte de energia

A pasta de amendoim é uma ótima fonte de energia, pois além de conter uma quantidade alta de calorias (com 200 calorias para cada 2 colheres de sopa), ela também é rica em gorduras saudáveis e carboidratos. Este alimento contém 10 g de gorduras poli-insaturadas para cada 2 colheres de sopa, atendendo a mais de 30% das necessidades diárias recomendadas deste nutriente.

Em função disto, existem inúmeros benefícios da pasta de amendoim para quem faz atividade física, principalmente para quem busca ganhar massa muscular, para atletas e para pessoas que precisem de maiores quantidades de energia ao longo do dia.

8. Evita a formação de pedras na vesícula

A pedra na vesícula, também chamada de cálculo biliar, acontece em função do depósito de material sólido na vesícula, predominantemente de cristais de colesterol. Em dois estudos, pessoas que consumiam cinco ou mais porções de amendoim ou nozes por semana tinham um risco de 25% a 30% menor de desenvolver pedras nas vesículas do que pessoas que não que raramente comem amendoim ou nozes.

Como comer e como fazer a pasta de amendoim?

A pasta de amendoim é um produto de fácil utilização em qualquer refeição no dia a dia. Normalmente este alimento é acrescentado em sanduíches, saladas e pode ser usado também em refeições doces como bolos e sobremesas.

O ideal é realizar o consumo de 2 colheres de sopa por dia, em torno de 30 g de alimento, sendo suficiente para trazer muitos dos benefícios da pasta de amendoim para a saúde. Esta quantidade poderá variar em função de cada pessoa, podendo ser usado em maiores quantidades por atletas, por exemplo, principalmente os praticantes de fisiculturismo.

Veja, a seguir, algumas receitas de pasta de amendoim:

1. Creme de pasta de amendoim

Ingredientes:

  • ½ kg de amendoim sem casca e sem pele torrado;
  • 1 ½ xícaras de chá de açúcar;
  • óleo de amendoim (ou outro óleo vegetal);
  • 1 colher de chá rasa de sal.

Preparo:

Coloque os amendoins em um processador de alimentos ou liquidificador, triturando até obter um farelo homogêneo. Acrescente o sal, metade do açúcar e 3 colheres de sopa do óleo. Misture com o liquidificador novamente até misturar bem. Acrescente o restante do açúcar, misture com a colher. Acrescente óleo o suficiente para que o liquidificador consiga movimentar toda a mistura lentamente, porém sem deixar a mistura muito oleosa. Coloque em um vidro ou pote com tampa e deixe descansar na geladeira por 24 horas antes de consumir.

2. Pasta de amendoim light

Ingredientes:

  • 1 xícara de amendoim torrado, sem pele e sem sal;
  • 1 colher de chá de adoçante em pó;
  • óleo vegetal;

Preparo:

Coloque o amendoim em uma assadeira e leve ao forno baixo por cerca de 5 minutos. Em seguida bata no liquidificador ou processador até que vire uma pasta, acrescentando um pouco de óleo somente para deixar homogêneo. Acrescente o adoçante. Misture novamente e coloque em um vidrou ou pote com tampa. Consuma nos próximos dias.

Conclusão

A pasta de amendoim é bastante utilizada nos Estados Unidos e se tornou muito popular no Brasil nos últimos anos. Existem muitos benefícios da pasta de amendoim, ajudando na melhoria de diversos aspectos da saúde, promovendo o fortalecimento do sistema imunológico, ajudando na saúde óssea, melhorando o funcionamento muscular, prevenindo muitas doenças cardíacas e a diabetes, evitando a formação de pedras na vesícula e também ajudando no emagrecimento.

Vídeos:

E aí, gostou das dicas?

Referências adicionais:

Você já conhecia esses benefícios da pasta de amendoim para a saúde e boa forma? Tem costume de consumi-la em seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (54 votos, média: 3,89 de 5)
Loading...

18 comentários em “8 Benefícios da Pasta de Amendoim – Para Que Serve e Dicas”

  1. Não acrescento nada em minha pasta de amendoim, simplesmente levo ao fogo para taquecer e ficar mais fácil retirar a casca… depois de retirada a casca, levo um minuto (para meio quilo) ao microondas para aquece-lo e dali direto para o processador, deixa bater até que fique com uma consistencia liquido pastosa bem brilhante, o que significa que o óleo foi extraido das fibras …tá pronta a sua pasta… se quiser colocar açucar, ponha, mas o meu vai purinho mesmo…não precisa acrescentar nada nada…

    • Gostei muito do artigo.
      Eu comprei várias marcas, mas algumas são tao artificiais que nem parecem feitas com amendoim.

      Gostei muito da Supply Life (principalmente da Tradicional) e também gostei da Tunder (com gengibre).

      Você sabe indicar outras marcas gostosas e naturais que entreguem aqui em Minas?

      Desde já, Obrigada!

  2. Muito boas as informações ! Esclareceram algumas dúvidas. Eu amo a pasta de amendoim eestou utilizando substituindo as maragarinas manteigas gordurosas.
    Obrigada.

  3. Sou ciclista faço trilhas, tenho 55 anos, qual a quantidade que devo comer, antes de começar à pedalar, devo comer com tapioca/ pão de forma…

    • Eu aprendi a comer com banana ou com geleia, mas eu queria comer de outra formas que ainda fossem saudáveis. Mas todas as receitas ou formas de usar essa pasta são fora da minha realidade ou sendo colocado junto de wey Protein, que por sinal eu não gosto!
      Alguém pode me ajudar? Ou dar alguma dica sobre como usar ou onde procurar receitas?

      Obrigada *-*

  4. Como a Maria Celia disse, não e preciso adicionar qualquer oleo, pois o amndoim ja possui em sua composição uma gordura que ao ser processada se torna oleo.
    Acabei de fazer aqui em casa,e so bato ele torrado e moido por 15m direto sem parar.

  5. Muita boa a matéria, porém cabe ressaltar que não é necessário qualquer ingrediente além do amendoim. Basta processá lo. O próprio amendoim contém um óleo que sobe à superfície ao final do processo.

    Na hora de consumir podemos adoçar de diversas maneiras: uva passa picada. Ameixa seca picada. Geléia ou melado de cana de açúcar.

Deixe um comentário