Por que os veganos têm maior risco de fraturas ósseas

Especialista da área:
atualizado em 30/12/2020

A dieta vegana é com certeza uma das que mais possuem benefícios para a saúde. Ela também é ótima para quem quer proteger o planeta. No entanto, como qualquer dieta, ela tem seus prós e contras.

  Continua Depois da Publicidade  

Um novo estudo inglês demonstrou, por exemplo, que veganos possuem mais chances de terem fraturas ósseas.

De acordo com os pesquisadores, o índice de massa corporal mais baixo, bem como a falta de cálcio e proteína, podem ser fatores determinantes.

Entenda o que diz o estudo sobre a relação entre a fatura óssea e a dieta vegana e conheça os benefícios e alguns desafios desta dieta.

Estudo inglês aponta que veganos têm 43% mais chances de fratura óssea

A dieta vegana é cheia de benefícios para a saúde. Apesar disso, os especialistas são cautelosos e apontam que é necessário tomar precauções ao embarcar nesta dieta.

Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, demonstraram que os veganos têm 43% maior chances de fraturas ósseas em qualquer parte do corpo, principalmente em áreas como o quadril.

O estudo, publicado na revista BMC Medicine, analisou dados de mais de 54 mil pessoas. Os participantes foram recrutados no Reino Unido entre 1993 e 2001.

De acordo com o estudo, foram cerca de 20 casos a mais de fraturas ósseas por mil pessoas em um período de 10 anos em comparação com as pessoas que comeram carne.

As maiores diferenças foram para fraturas de quadril. De acordo com os pesquisadores, o risco em veganos era 2,3 vezes mais alto do que em pessoas que comiam carne.

Ingestão de proteínas e cálcio pode explicar menor risco de fratura em não veganos

Segundo os dados da pesquisa, o maior risco de fraturas em pessoas que não comem carne foram parcialmente explicados pela ingestão de proteínas e cálcio, bem como pelo IMC.

  Continua Depois da Publicidade  

Por outro lado, os cientistas avaliam que os riscos de fratura e a falta de vitaminas pode diminuir quando a dieta vegana é feita de forma correta.

As fontes de proteína podem vir da soja integral, feijão e leguminosas, bem como nozes e sementes. Sendo assim, ao consumir estes alimentos, você estará recebendo os nutrientes necessários para a sua saúde.

No entanto, alguns médicos e os pesquisadores ainda recomendam suplementos de B12 e vitamina D.

Veganos podem precisar repor algumas vitaminas, alertam especialistas

vegano

Como vimos, a dieta vegana pode afetar a saúde dos seus ossos. Você pode ter que repor algumas vitaminas para se manter saudável se decidir continuar nesta dieta.

A vitamina D, por exemplo, é uma das principais vitaminas que você terá que repor. Além disso, outra vitamina importante para o corpo como a B12 geralmente é deficiente nesta dieta.

Do mesmo modo, em uma dieta vegana você pode não consumir ferro na quantidade indicada, porque esta substância é comumente encontrada em alimentos de origem animal. Como resultado, você pode sofrer de anemia, queda de cabelo e uma queda na sua imunidade.

Apesar das contraindicações, todos estas deficiências são simples de resolver com a ajuda de um nutricionista e dos suplementos adequados. 

Lembre-se, consulte sempre um especialista para verificar se a sua dieta está lhe dando tudo o que você precisa!

  Continua Depois da Publicidade  

Aliás, no vídeo abaixo a nossa nutricionista fala sobre as diferenças entre vegetariano e vegano e dá mais dicas e cuidados para seguir uma dessas dietas:

Gostou das dicas?

Você é vegano? Como faz para proteger a saúde dos seus ossos? Conte para a gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário