Jejum

Praticar Jejum Ocasionalmente Pode Favorecer a Longevidade

A quantidade – ou quão pouco – você come pode influenciar quanto tempo você vive.

A idéia do controle calórico melhorar sua saúde e, portanto, seu tempo de vida, não é nada novo, mas os pesquisadores estão agora com a esperança de determinar com precisão o tipo de dieta que poderia fazer você viver mais tempo.

Uma equipe da University of Southern California (USC) está reduzindo a contagem de calorias à mais baixa possível, usando alimentos específicos para enganar o corpo humano, levando-o a pensar que trata-se de um jejum – um processo chamado a dieta que imita jejum (FMD, fasting–mimicking diet).

“A dieta pode ter um efeito notável sobre você”, diz Valter Longo, professor de Gerontologia da USC Davis, que há muito tempo está pesquisando os mecanismos por trás do envelhecimento humano e recentemente voltou sua atenção para o jejum.

“Ele pode reprogramar seu corpo e colocá-lo em um caminho para viver por mais tempo”, diz Longo.

Regeneração

O jejum tem sido realizado por comunidades e culturas há milênios e a equipe de Longo está curiosa sobre as suas vantagens.

A idéia segue da tendência de longa duração de restrição calórica, principalmente conhecida através de dietas como a dieta 5-2 e a dieta do jejum intermitente. Long testou o impacto do jejum por cinco dias consecutivos a cada mês, acreditando que quando o corpo pensa que está em estado de jejum, ele desliga e entra em modo de espera.

“Como as células são mortas e o corpo entra em modo de espera, as células-tronco são acionadas”, diz Longo. Uma vez acionadas, as células-tronco podem regenerar as células perdidas e a massa do órgão – rejuvenescendo o seu corpo.

Quando as células do corpo envelhecem, seus índices mudam, e Longo acredita que a reação do corpo e métodos de reparo ao jejum ajudam a restaurá-las para como se fossem mais jovens. “Você está eliminando células ruins e regenerando células que são mais funcionais.”

Estratégias

Em um estudo de 2015, a equipe de Longo estabeleceu uma dieta específica para voluntários humanos, que imitava os efeitos do jejum durante cinco dias consecutivos mensais, por três meses. Os ensaios foram também conduzidos em ratos.

As pessoas consumiram aproximadamente 1000 calorias no primeiro dia e 725 calorias nos quatro dias restantes, mas estes números sozinhos não determinaram o benefício.

“Não se trata apenas de reduzir as calorias”, diz Longo. A dieta de Longo é projetada para incluir porcentagens específicas de proteína, gordura e carboidratos, para efeito máximo. As opções alimentares utilizadas, no entanto, foram específicas para o julgamento e se traduzido para o público envolveria projetar refeições compostas de certa combinação de nutrientes.

“A fast mimicking diet (FMD) é um programa de dieta baseada em plantas projetado para atingir efeitos similares ao jejum, proporcionando micronutrientes (vitaminas, minerais, etc) e minimizando a carga de jejum”, disse Longo no estudo.

Após três meses, os benefícios foram uma redução no peso corporal, bem como certos fatores de risco para doença cardiovascular. Houve também um aumento de certas células estaminais no corpo. “A dieta está girando em torno da capacidade do corpo de se renovar”, diz Longo.

A equipe calculou desde então que seguir a dieta a cada três meses poderia fornecer um impacto suficiente para os efeitos durarem até seis meses.

Como funciona?

“Quando você pratica o jejum, você diminui a proteína e certos aminoácidos e controla caminhos [no corpo]”, diz Longo. Os caminhos a que ele se refere são conhecidos como TOR, PKA e IGF, que quando controlados podem ligar certas reações dentro do corpo, causando a morte de células imunes e a atrofia de órgãos.

Esta ativação, ou redução, de percursos é a razão pela qual os componentes da dieta, como as proteínas, também devem ser controlados. “Você não vai ativar os caminhos corretos”, diz Longo.

“Quando você torna o IGF menos ativo, reduz os fatores de risco ligados à diabetes e às doenças cardiovasculares”, diz Miguel Toribio-Mateas, presidente da British Association for Applied Nutrition and Nutritional Therapy.

De acordo com Toribio-Mateas, os resultados confirmam teorias anteriores de que “alguns fatores de crescimento semelhantes a hormônios que são necessários durante o desenvolvimento tornam-se agentes promotores do envelhecimento após o desenvolvimento e a maturidade sexual”.

“As células têm uma lista de tarefas para fazerem todos os dias, incluindo livrar-se das toxinas”, diz Toribio-Mateas. Se sua carga de trabalho é então interrompida pela necessidade de armazenar o excesso de calorias, certos produtos podem se acumular. “Regular calorias pode ter um efeito muito positivo”, diz ele. Para ele, a dieta sustenta a longevidade.

É segura?

Ao contrário da dieta 5-2, que requer dois dias de baixas calorias em qualquer ponto da semana, a dieta de Longo envolve o jejum por cinco dias consecutivos, o que requer muito mais força de vontade. “Cinco dias é seguro: continuar por mais tempo do que isso é difícil de fazer fora de uma clínica”, diz Longo.

Mais pesquisas precisam ser feitas para ajustar a dieta e determinar refeições que atendam aos critérios. Desde então, Longo fundou sua própria empresa de nutrição, L-Nutra, para vender produtos que servem para este fim, o que pode ser visto como um conflito de interesses. Ele afirma que os lucros estão voltados a financiar pesquisas adicionais para sua equipe.

“Os resultados do estudo são encorajadores e merecem mais pesquisas nesta área”, diz Toribio-Mateas.

Você já experimentou fazer uma dieta como a do jejum intermitente? Acredita que esse hábito pode mesmo levar à longevidade? Comente abaixo.

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



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