Presunto Engorda?

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

O presunto é um alimento muito presente na mesa do brasileiro, mas também apreciado em diversas outras localidades no mundo. Seja no café da manhã, no lanche improvisado do almoço e na ceia, o presunto faz sua marca. Por ser uma carne que não precisa de temperos, o presunto industrializado é uma saída fácil e rápida para aqueles dias que não dá tempo de parar na cozinha e preparar algo mais elaborado.

O mais comum é o presunto cozido, mas o cru também é muito consumido. Basta algumas fatias, pão, queijo e o lanche está pronto – e é delicioso! Outras receitas, como tortas, pizzas, risotos também entram pro mundo do presunto.

Não há dúvidas que a facilidade e o “vai bem a qualquer hora” do presunto são as principais características que moldam seu sucesso. Mas tudo que é bom, em excesso, pode trazer alguns prejuízos à saúde, como engordar. Do que presunto é feito? Será que faz mal? É verdade que presunto engorda?

Como é fabricado e seus componentes

A principal matéria prima do presunto é a região traseira do porco, o pernil, sua parte mais nobre. Para a produção do presunto, necessita-se um longo processo e muitos compostos, principalmente para garantir sua durabilidade. Retirando parte da água da carne e acrescentando muitos conservantes e sal, principalmente. Diferente do apresuntado, o presunto não possui a camada excessiva de gordura.

Existem vários tipos de presunto e várias formas de produzi-lo. Alguns diferem-se no tempo de preparo (podendo chegar a 12 meses, ou mais), outros acrescentam ingredientes diferentes, como algumas especiarias (até vinho!).

Presunto Engorda?

A maioria dos embutidos possuem uma quantidade expressiva de calorias, gorduras saturadas e sódio, grandes inimigos à saúde. A gordura saturada estimula o aumento dos níveis de colesterol e o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O sódio pode gerar a pressão alta; os conservantes, risco de câncer. Além disso, há uma alta taxa de corantes, que fazem mal ao estômago. Sendo assim, se consumido em excesso, presunto engorda, assim como outros embutidos (salame e salsicha), além de fazer mal à saúde.

Algumas informações nutricionais sobre o presunto fatiado normal, o mais consumido:

Fatos Nutricionais por 1 porção de 2 fatias
Calorias 91 kcal
Carboidratos 2,14 g
Açúcar 0 g
Proteínas 9,3 g
Gorduras 4,82 g
Gordura Saturada 1,644 g
Gordura Monoinsaturada 2,438 g
Gordura Poliinsaturada 0,442 g
Colesterol 32 mg
Fibras 0,7 g
Sódio 730 mg
Potássio 161 mg 

Presunto cozido e sem capa de gordura

Como vimos acima, presunto engorda e ainda possui quantidades exageradas de substâncias grosseiras à saúde. Uma alternativa para quem é muito fã de presunto mas não abre mão de manter-se saudável é optar pelo presunto cozido e sem capa de gordura. Um pouco mais saudável do que a versão normal, o presunto cozido possui, em 40g, 30 calorias. Além disso, possui apenas 0,3g de gordura saturada e 477mg de sódio. Os números dos componentes nocivos à saúde diminuem muito com essa outra opção de presunto. 

Presunto Parma

O presunto Parma, retirado da perna traseira do suíno, pode ser uma alternativa boa para o presunto normal. Por não receber conservantes e outros aditivos químicos, não traz tantos malefícios à saúde quanto o presunto normal. Uma excelente fonte de Zinco, o qual torna o sistema imunológico mais resistente, o presunto Parma apenas contém sal em sua carne. 

Presunto ou Queijo?

Assim como o presunto, o queijo possui diversas versões que possuem níveis diferentes de certos compostos, como gordura e sódio. Os queijos ricota, minas, cottage, mussarela, prato e parmesão são os mais saudáveis. Porém, o cottage, desta lista, é o que possui menos calorias (36 calorias em 30g). É um queijo magro e rico em proteínas, podendo ter 0% de gordura na versão light. Bem mais saudável que o presunto, ele pode fazer parte de um café da manhã saudável para você.

Presunto ou Peito de Peru?

Essa é uma pergunta clássica e a resposta é óbvia: peito de peru. Peito de peru possui menos calorias (quase metade em comparação ao presunto). Em questão ao sódio, inimigo da dieta, ambos saem perdendo, grandes vilões para a hipertensão. Mas vale lembrar que existem versões com pouco sódio. Verifique as informações nutricionais das versões industrializadas. Já com relação ao colesterol, peito de peru sai ganhando de novo. São mais pontos positivos que negativos e, na dieta, o presunto engorda muito mais que o peito de peru.

Presunto ou Mortadela?

Mortadela é feita de uma mistura de carnes, cortadas o mais fino possível, misturadas com água, alho e gordura. O presunto, no entanto, é feito a partir do pernil, parte nobre do porco. A mortadela é mais calórica e sua taxa de sódio e gordura saturada é tão ruim quanto a do presunto. Ambos são bem prejudiciais à saúde e podem engordar.

Presunto tem algum benefício?

Vimos que presunto engorda e que, em excesso, é uma bomba para o corpo humano. Afinal, será que o consumo de presunto tem algum benefício?

Como todas as carnes vermelhas são ricas em proteínas, o presunto está incluso nisso. Além disso, ele contém algumas importantes vitaminas, como ferro, potássio, magnésio, vitamina B6, vitamina B12 e zinco. Comer presunto traz a sensação de saciedade por mais tempo, evitando comer demais ao longo do dia.

Comer presunto, em moderação, pode contornar alguns dos seus malefícios à saúde. Apesar de ser calórico e engordar, possui importantes nutrientes que não devem ser deixados de lado.

Você tem alguma dicas de receita light com presunto? Compartilhe conosco nos comentário abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,13 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Presunto Engorda?”

    • Apenas tome cuidado com a quantidade de sódio presente no presunto, Thayná. Tente substituir uma ou outra vez por uma fonte de proteína com menos sódio, que pode causar retenção de líquido.