Progesterona Natural – Alimentos, Creme, Efeitos e Dicas

Especialista:
atualizado em 05/01/2015

Durante a puberdade feminina, inicia-se nos ovários a produção do hormônio feminino progesterona, ou hormônio esteroide. Essa atividade acompanha a mulher durante boa parte da vida, permitindo que ela engravide, amamente e tudo mais, até que gradativamente, por volta dos 50 anos, o organismo feminino deixa de produzir esse hormônio. Nessa fase, dá-se início à menopausa.

Progesterona Natural e Menopausa

Quando se inicia a menopausa, surge uma série de sintomas físicos e emocionais extremamente desagradáveis e difíceis para a mulher. Esse desequilíbrio hormonal afeta consideravelmente a qualidade de vida.

O curioso é que a produção de estrogênio – o outro hormônio feminino – não cessa, reduz 40 ou 50%, enquanto a produção de progesterona cai consideravelmente.

Tentando driblar esse desconforto causado pela menopausa, muitos ginecologistas prescrevem a reposição hormonal, através de hormônios sintéticos por via oral ou injetáveis. Porém, essa terapia nem sempre beneficia a mulher.

Muitas delas não se sentem bem, ou não se adaptam a esses hormônios, porque, entre outras coisas, apresentam efeitos colaterais indesejáveis: retenção hídrica, e consequente ganho de peso, sangramentos, alergias diversas, cefaleias, náusea, dores abdominais entre outros.

Alguns médicos, principalmente homeopatas, vem aderindo à progesterona natural, um fitohormônio, extraído de um tubérculo – o cará.

A progesterona natural é muito semelhante à humana e promove melhoras significativas diante dos sintomas da menopausa, bem como da TPM.

O que É Progesterona Natural

Na verdade, o nome progesterona natural refere-se à fonte de onde essa substância foi obtida, ou seja, o cará, que é um tubérculo, um alimento natural, não sintético.

No cará, existe em abundância a diosgenina. Após seu processamento, obtém-se uma molécula idêntica à progesterona de origem ovariana.

Se fôssemos estabelecer padrões mais rigorosos para essa nomenclatura, talvez devesse ser alterada, pois a progesterona natural é a produzida pelo organismo.

Alguns de seus fabricantes a chamam de bioidêntica, devido à sua estrutura molecular idêntica à progesterona humana, e garantem que as duas têm os mesmos efeitos.

Progesterona x Estrogênio

Durante a menopausa, a mulher deixa de ovular, e com a queda brutal nos níveis de progesterona o estrogênio passa a se tornar atuante demais, permitindo inclusive maior entrada de água e sódio nas células. Daí vem a retenção hídrica, o ganho de peso e todos os sintomas indesejáveis subsequentes.

Quando esse desequilíbrio acontece, a progesterona precisa voltar a atuar no organismo feminino, para neutralizar os efeitos do estrogênio.

Quando se restaura esse hormônio a níveis apropriados, a mulher volta a se sentir bem, devido à eliminação dos sintomas da menopausa.

Efeitos dos Baixos Níveis de Progesterona

O desequilíbrio hormonal, com muito estrogênio e pouca progesterona circulando pelo organismo feminino, pode gerar alguns sintomas. São eles:

  • Falhas nos ciclos menstruais. Começam a se tornar irregulares;
  • Endometriose;
  • Sangramento menstrual intenso, com possibilidade de coágulos.

Benefícios da Progesterona Natural

  • Permite que o organismo utilize a gordura como fonte de energia, o que colabora para o controle do peso;
  • Funciona como antidepressivo natural, tendo em vista que nessa fase o humor feminino oscila muito;
  • Ajuda a restaurar a libido feminina, que costuma estar em baixa durante a menopausa;
  • Protege contra o câncer de mama e do endométrio;
  • Alivia os calores e suores da menopausa;
  • Ajuda a evitar o osteoporose;
  • Normaliza a coagulação do sangue;
  • Acaba com a fadiga;
  • Combate a insônia;
  • Evita cólicas e dores abdominais;
  • Age como um diurético natural, evitando a retenção hídrica e diminuindo o peso em excesso;
  • Reduz os sintomas da TPM;
  • Ajuda os hormônios da tireoide;
  • Ajuda a concentração;
  • Combate a irritabilidade;
  • Normaliza os ciclos menstruais;
  • Evita a enxaqueca;
  • Melhora pele e cabelo;
  • Normaliza a glicose no sangue, bem como os níveis de cobre e zinco.

Contraindicações

Embora a progesterona natural ofereça inúmeras vantagens para a terapia de reposição hormonal, há alguns casos onde seu uso deve ser restringido ou evitado: sangramentos uterinos provenientes de tumores, casos de tumor de mama, suspeita de gravidez, período de amamentação, casos de diabetes, doenças hepáticas.

Alimentos com Fitoquímicos

Alguns alimentos atuam como progesterona em nosso organismo: o cará e o inhame, por exemplo. Alguns cereais, oleaginosas e castanhas também.

O consumo de ovos, principalmente a gema, apresenta índices elevados de progesterona; no entanto, seria interessante poder consumi-la crua, o que não é muito simples. Talvez seja melhor tolerada na forma de gemada.

Embora possamos encontrar esse hormônio nesses e em outros alimentos, isso não significa que seu consumo seja suficiente para obtermos os efeitos esperados.

Eles poderão funcionar como um complemento, mas ficará sempre a pergunta: quanto de cada alimento devo consumir para que meu organismo reponha a quantidade suficiente de progesterona que ele precisa?

Dosagens e Apresentação

Encontraremos a progesterona natural em comprimidos e em forma de creme, mas o mais recomendado é o creme que atuará por via transdérmica, uma vez que os comprimidos se desfazem no estômago, perdendo sua eficácia.

Embora sejam facilmente encontrados, sua venda não exige receita médica, mas antes de começar qualquer tipo de tratamento, consulte um ginecologista. Só ele poderá lhe orientar em relação a dosagem, manipulação do produto e duração do tratamento.

Dicas

  • Progesterona natural e isoflavonas não são a mesma coisa. A primeira é extraída do cará e trata-se de um fitohormônio, enquanto as isoflavonas são encontradas na soja e derivados e denominam-se fitoestrogênios.
  • Alguns homens também podem usar a progesterona natural contra alguns tipos de câncer, também para tratar a calvície e casos de acne. Sob orientação médica, obviamente.
  • Talvez a dica mais importante seja essa: os efeitos da progesterona natural demoram em média 2 a 3 meses para começarem a mostrar seus resultados.
  • A falta de informação leva algumas mulheres a utilizá-la por poucos dias, esperando seus benefícios instantaneamente, mas não é assim que as coisas irão acontecer.
  • Esse é um dos motivos do abandono do tratamento. Quando se faz a opção pelo uso da progesterona natural, é preciso aguardar esse tempo, que pode variar de uma mulher para outra.

Considerações Finais

Só uma mulher entende o mal estar do período que antecede a menopausa, bem como quando ela se instala. As terapias de reposição hormonal convencionais nem sempre serão bem aceitas por todas as mulheres.

É preciso que elas sejam ouvidas em relação ao tratamento que gostariam de tentar. A progesterona natural pode ser um deles.

Passamos aqui algumas coordenadas, mas, evidentemente, a conversa tem que ser entre a paciente e seu médico de confiança. Vale a pena se informar.

Você já cohecia o tratamento feito pela progesterona natural? Conhece alguém que tenha o utilizado no lugar da reposição hormonal tradicional? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (155 votos, média: 3,99 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

44 comentários em “Progesterona Natural – Alimentos, Creme, Efeitos e Dicas”

  1. Boa noite, meninas eu aconselho um remedio bem natural chamado: controle seus pensamentos e não deixem seus pensamentos controlar você. Não tem contra indicação e é gratuito. Estou falando sério embora possa soar engraçado.

  2. Comprei no site Biovea.com ,no meu caso pra menopausa eu uso associado a progesterona e estriol juntos São feitos do cara São naturais por causa do baixo hormonio

    • Menina mulher o fogacho está relacionada com o que você está pensando no momento, eu vou explicar. Faça um teste, pense nesse exato momento em alguma pessoa que te incomoda e que você o evita a todo custo ou que você não goste de tal pessoa. imagine agora que você terá que encontrar essa tal pessoa que você odeia. Agora repare em você mesma como o calor ou o fogacho virá tão rapido quanto o seu pensamento! perceberam! lembre se, para diminuir os fogachos, diminua ou controle seus pensamentos, eu ja fiz isso centenas de vez e funcionou, foi eu que fiz essa descoberta, que tal testar minha teoria, pelo menos comigo funciona muuuuito bem.

      • Que bom que funcionou pra vc, pra mim infelizmente não fez efeito nenhum. Pensei agora em alguém bem desagradável e não veio nada. Em compensação dormindo é a noite toda, e controlar pensamentos dormindo fica difícil. A questão é séria e nenhuma mulher deve deixar de buscar uma solução pra manter uma boa qualidade de vida sem esses sintomas que acabam com a vida de muitas.

      • Eliane minha linda, agradeço de coração, mas para mim não funciona não.. eu tenho fortissimos sintomas de sudorese e ondas de calor há 8 anos e nunca aliviaram, mesmo com uso continuo de Isoflavona, chá de amora e outros fitoterápicos… que bom que para você funcione, mas os sintomas variam de mulher para mulher, alguns mais fracos e outros como os meus fortissimos. Abraços

  3. Mas a folha da amora branca, pq da amora preta faz mal, tomei por engano e a noite qdo fechava o olho tive pesadelos terríveis e meu companheiro ficou apavorado, pq eu gritava e me debatia..No outro dia apaguei o dia inteiro.

    • SUZANA EU COMPRO ONLINE FOLHA DE AMORA ORGANICA . MAS TENHO TIDO DIAS TRISTES TB SERA ? EU NEM SABIA QUE TINHA AMORA BRANCA ONDE VICE LEU ISSO ?

  4. Aos 38 anos fui diagnosticada com um macroadenoma na sela turcica, levando-me a uma menopausa precoce.
    Não aceito a reposição hormonal sintética, não sou médica, mas fiz muitas pesquisas sobre reposição hormonal natural e encontrei o benefício do cara; faço uso na forma de suco, o resultado é excelente.

  5. CHA DE AMORA NÃO FUNCIONA PARA TODA MULHER GISELE…JÁ TOMEI MUITO.INCLUSIVE EXTRATO POIS HÁ 6 ANOS SOFRO COM SUOR INTENSO DURANTE 24HS MAIS AS ONDAS DE CALORES QUE PIORAM NO VERÃO..SOFRO MUITO POIS NÃO POSSO FAZER REPOSIÇÃO HORMONAL… CADA ORGANISMO REAGE DE UMA MANEIRA..PARA ALGUMAS FAZ EFEITO E PARA OUTRAS NÃO E OLHA QUE JÁ TOMEI MUITO FITOTERAPICO E NADA…..PRECISO TENTAR A PROGESTERONA…TENTEI BIOIDENTICO MAS NÃO FEZ EFEITO NÃO…. O MEDICO DISSE QUE FARIA EM 1 SEMANA MAS NÃO ROLOU E DESISTI POIS ELE NÃO PODIA AUMENTAR A DOSE AFINAL É HORMONIO..MESMO BIOIDENTICO COMO FALAM….

      • FIZ USO CONTINUO MESMO…. PARA MIM NÃO DEU CERTO. COMO JÁ DISSE, PARA CADA MULHER É UM EFEITO, PARA MIM ISOFLAVONA, CHÁ DE AMORA, NÃO FEZ EFEITO, MESMO TOMANDO POR MUITO TEMPO.

  6. E o elixir de inhame. Remédio que os nossos avós usavam como depurativo do sangue. Será que ele ajuda na menopausa?

  7. Oi bom dia eu comprei progesterona bioidentico mas não sei se a dosagem seria 1 pump preciso saber qual dosagem que os médicos passam ,uso Oestrogel estradiol em gel 1 pump a minha testosterona tá muito baixo uso comprimido tribulus terrestres não sei se estou agindo certo me respondam por favor

    • O ideal é consultar um médico especializado em modulação hormonal bioidentica. Tratar sem acompanhamento médico pode ser muito perigoso pra saúde

  8. Estou passando o progestetlrona há 2anos só agora começou a diminuíe o calor e depois de anos comecei com os sintomas de mestruacao e até sangra bem pouco. Estou com 57 anos e sofri com calor terrível por 4 anos. E voltou meu libido. Repito depois de 02anos usando o base 10.

  9. PESSOAL, OPTEM PELO CARA, POIS O INHAM QUE O ARTIGO SE REFERE, E O VERDADEIRO INHAM SELVAGEM E NAO ESSES VENDIDOS NO BRASIL, QUE NA VERDADE E UM FALSO INHAM!!!
    EU ESTOU TOMANDO CARA HA DOIS MESES POR CAUSA DA ENDOMETRIOSE, E JA OBTIVE MUITOS BENEFICIOS, COMO, A DOR PAROU E A DISMENORREIA TBM. ENTAO, FICA A DICA!
    CARA TEM AS MESMAS PROPRIEDADES DO INHAM SELAVAGEM, INHAM ESSE QUE NAO EXISTE AQUI NO BRASIL, E SE EXISTIR DEVE SER MUITO DIFICIL DE ENCINTRAR!
    PESQUISEM SOBRE O VERDADEIRO INHAM!

    • ola , não entendi…voce disse que esta TOMANDO CARÁ ?? como? em capsulas, liquido, como? existe essa /formas para tomar/

  10. Em 2016 meu endometrio media 0,30 cm e agora em 2017 esta a 1 cm, sou obesa e tenho diabete, sera que posso usar estes hormonio natural?

  11. Eu uso e amo,retirei os ovários em 2009 desde então eu usei vários hormônios tradicionais foi minha ruína,até descobrir o bioidentico que foi minha salvação,super recomendo,cuidado fiz uso até do badalado tibolona e ele foi o pior,lamentavelmente muitos médicos não tem a menor ideia de como se trabalha com eles,tenho esperança de que isso mude!

  12. Boa noite,o onde possa encontrar aqui em recife pe. Pôr favor me responda no meu email, agradeço.

    • O médico que receita para minha mãe é o Dr. Emilton Dias. Telefone: (81) 3033-0826. Ela compra na Roval, mas só vendem com receita.

  13. ola. neste país é tudo dificil….. alguém sabe onde encontrar este progesterona? tem que ter receita? senão vou importar da biovea…… grato

  14. também tenho problemas hormonais e assistindo alguns videos do Dr. Lair Ribeiro percebi que preciso de reposição hormonal de progesterona bioidêntica( que é essa do cará), se chama bioidêntica porque é a mesma reproduzida pelo nosso organismo. Pesquisem sobre o assunto. Esse médico é um especialista no assunto e tem vários videos no youtube.

    • Meu Conselho é que tenham muito cuidado com estes hormônios bioidenticos. Demoram muito para fazer efeito. Eu tomava tibolona e optei por seguir o caminho dos bio idênticos. Como não fizeram efeito em 30 dias, retomei o uso da tibolona no a oral. Conaequencia: cinco dias internada com trombose venosa profunda: braço, subclavia e braquiocefalica.Poderiaa ter morrido se tivesse evoluído para uma embolia pulmonar. Não tive orientação correta e acabou nisso.

      • Tem que ter cuidado é com os hormônios sintéticos, muito provavelmente foi o tibolona que causou a trombose.
        Os Bioidenticos são idênticos ao que produzimos em nosso organismo.

      • Olá Leide Caetano gostaria de saber mais sobre isso….estou passando por um período muito complicado ☹️

      • GIULIA, A TIBOLONA É UM ESTEROIDE SINTÉTICO, ENTÃO FOI ELA QUE CAUSOU A TROMBOSE. VOCÊ JÁ LEU A BULA DELA??? VEJA O QUE ACHEI: Doença tromboembólica arterial ativa ou recente (angina, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral) É UMA DAS REAÇÕES ADVERSAS QUE PODE CAUSAR. MUITO CUIDADO. CUIDE-SE E FIQUE BEM.

  15. Por favor me ajude aonde encontrar está progesterona do cará estou sofrendo ficam mudando meus hormônios e eu só pioro obrigada bjm

    • Conheço e faço modulação bio identica procure um médjco ns sua cidade. É fantastico combate insonia depressão, e ainda melhora a libido. Pesquise sobre Dhea no youtube e faça uso tbm.

  16. Sobre o progesterona natural feito apartir do nhame , onde encontrar para comprar e como se chama?
    Att claudia

    • Eu gostaria de saber aonde encontrar está progesterona do cará sempre como purê de cara adoro eu tenho sofrido com os medicamentos p/ os fogachos e eles só aumenta já estou desesperada por favor me ajudem. Minha médica parece que não entende nada e fui a outra ela queria que eu tomasse remédio p/ depressão. Desculpe meu desabafo obrigada bjm

      • Vende em farmácias de manipulação, em Pernambuco, minha mãe compra na Roval. O nome que consta na receita é progesterona transdérmico, estriol transdérmico e testosterona transdérmico, tem que usar os três, e fazer exames antes para ver as dosagens apropriadas. O médico que receitou fez especialização com Dr. Lair Ribeiro, vocês podem entrar no site dele e entrar em contato para saber de médicos treinados por ele na cidades de vocês.

      • MAISA O CHÁ DA FOLHA DA AMORA É EXCELENTE. FERVA 1 LITRO DE AGUA DESPEJE SOBRE 6 FOLHAS GRANDES OU MEDIAS, COLOQUE AS FOLHAS LIMPAS EM UMA VASILHA DE VIDRO PREVIAMENTE RASGADAS E JOGUE A AGUA FERVIDA EM CIMA DEIXE AMORNAR E TOME 3 XICARAS DE CHÁ POR DIA.
        É MUITO BOM É UM HORMONIO NATURAL ACABA COM OS FOGACHOS É BOM PRA INSÔNIA.

        • DESCULPE GISELE MAS NÃO FUNCIONA PARA TODA MULHER, JÁ TOMEI MUITO CHA DE AMORA( FOLHAS) EXTRATO E NADA ATÉ AGORA, POR ISSO QUE DIZEM QUE É DIFERENTE PARA CADA MULHER, CADA CORPO REAGE DE UMA MANEIRA. PARA ALGUMAS A AMORA FAZ EFEITO E PARA OUTRAS NÃO.. QUE É O MEU CASO ….ENTÃO VALE EXPERIMENTAR A PROGESTERONA NATURAL, JÁ TENTEI MUITO FITOTERAPICO E NADA… HÁ 6 ANOS TENHO MUITA SUDORESE FORTISSIMA DURANTE 24 HS E MUITO CALOR… PIORA NO VERÃO….HORRIVEL….