Quais São os Países Mais Preparados Para uma Epidemia? Em Que Posição Está o Brasil?

Especialista:
atualizado em 16/03/2020

Com o surgimento da epidemia do novo coronavírus, no início deste ano, essa pode ser uma pergunta que surge na cabeça de muitos. Por enquanto, sabemos que nenhum caso suspeito ainda foi confirmado no Brasil, mas se um dia a epidemia chegar aqui, estamos bem preparados ou não?

Aproveite para entender se você deve se preocupar com o coronavírus e o que fazer para previnir.

De acordo com o Global Health Security Index, um relatório lançado em outubro de 2019, a segurança nacional da saúde é “fundamentalmente fraca” em todo o mundo. Nenhuma nação está totalmente preparada para lidar com uma epidemia ou pandemia, segundo o estudo feito com 195 países.

Quais países estão melhor preparados?

O relatório utiliza informações públicas para avaliar a capacidade de cada país em prevenir, detectar e responder a emergências de saúde. O índice mede as capacidades dos países de 0 a 100, com 100 representando o nível mais alto de preparação.

Nesta escala, os EUA são o país “melhor preparado” (com 83,5 pontos), com o Reino Unido (77,9), a Holanda (75,6), a Austrália (75,5) e o Canadá (75,3) em seguida. Tailândia e Coréia do Sul são os únicos países fora do Ocidente que se classificam entre os “melhor preparados” – até o 13º lugar, que é a Suíça, com 67 pontos.

Grande parte da Europa, Rússia, Oriente Médio, Ásia e América Central e do Sul são descritas como “mais preparadas”, com pontuações entre 66 e 34,3, enquanto a maioria dos países classificados como “menos preparados” está na África.

A Coréia do Norte (17,5), Somália (16,6) e Guiné Equatorial (16,2) estão listadas nos três últimos índices.

A China – que é o centro do recente surto de coronavírus – está em 51º lugar, com 48,2 pontos.

– Mas e o Brasil?

O Brasil encontra-se na 22ª posição do ranking, com 59,7 pontos, na segunda escala, chamada “mais preparados”.

Veja também qual foi considerado o país mais saudável do mundo e por que o tipo de dieta tem muito a ver com isso.

O que precisa ser feito?

Coletivamente, a preparação internacional é “muito fraca”, segundo o estudo. A pontuação geral média do índice é de 40,2 – uma situação que o relatório descreve como alarmante.

Então, o que pode ser feito? O relatório enfatiza que a segurança da saúde é uma responsabilidade coletiva.

Recomenda que os governos se comprometam a agir para enfrentar os riscos à segurança da saúde, que a capacidade de segurança da saúde de todos os países seja medida regularmente e de forma transparente e que a comunidade internacional trabalhe em conjunto para enfrentar ameaças biológicas, com foco no financiamento e na resposta a emergências.

Esse tipo de ação se torna ainda mais necessário com o passar do tempo e a globalização, que aumenta o comércio, as viagens e a densidade populacional, ao mesmo tempo que crescem problemas como o desmatamento e as mudanças climáticas. O número e a diversidade de eventos epidêmicos aumentaram nos últimos 30 anos, segundo o Global Health Security.

Aproveite e aprenda hábitos de higiene que são primordiais para evitar doenças e conheça também dicas de como aumentar a imunidade rapidamente.

Fontes e Referências Adicionais:

Você acredita que o Brasil, ou sua cidade em especial, está bem preparado para receber uma epidemia como o coronavírus? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “Quais São os Países Mais Preparados Para uma Epidemia? Em Que Posição Está o Brasil?”

  1. Cachoeirinha RS, acredito que não pois não estamos preparados nem para o mosquito da dengue que é”visível”,quem dira um invisível,a natureza contra ataca.Ronei.