O crescimento da popularidade da dieta mediterrânea levou muitas pessoas a incluir itens como azeitonas, grãos integrais, peixes gordurosos e azeites de alta qualidade em sua dieta.
O plano alimentar é hoje um favorito na luta contínua contra a inflamação e outras condições de saúde, além até mesmo da perda de peso, e agora você tem mais uma razão para aderi-lo: a dieta ajudou a coroar a Espanha como o país mais saudável do mundo.
Em um ranking de saúde global que classificou 169 países com base em critérios como expectativa de vida e fatores ambientais, penalizando-os a partir de riscos como uso de tabaco e obesidade, a Bloomberg deu à Espanha o mais alto grau de saúde, superando os índices italianos: 93% (um sólido A no Bloomberg Healthiest Country Index). O Brasil aparece na 76ª posição, subindo uma única posição desde o último ranking, em 2017.
Vale lembrar que o levantamento leva em consideração também fatores ambientais como o acesso a água potável e saneamento.
Uma revisão de 2018 do Observatório Europeu de Sistemas e Políticas de Saúde observou uma década de declínio nas doenças cardiovasculares e mortes por câncer na Espanha, e os pesquisadores dizem que a dieta do Mediterrâneo – que é realmente normal no país – pode ser o motivo.
Um estudo publicado em 2018 no New England Journal of Medicine descobriu que, de 7.447 participantes que estavam com alto risco cardiovascular, os que comeram uma dieta mediterrânea acompanhada de azeite extra-virgem ou nozes tiveram menor incidência de eventos cardíacos maiores quando comparados com os em uma dieta com baixo teor de gordura. Os pesquisadores acreditam que isso pode fornecer evidências de por que a Espanha assumiu o primeiro lugar do ranking (com a Itália em segundo lugar, com a nota 92, outro país em que a dieta do Mediterrâneo faz parte dos hábitos alimentares).
Também é importante lembrar que a dieta mediterrânea promove a saúde do cérebro, pode ajudar a aliviar a depressão e a ansiedade, faz maravilhas para seu intestino e muito, muito mais. Então, se você quer viver tão bem quanto os espanhois, vá em frente: coma aquela deliciosa paella!
Vídeo:
Gostou das dicas?